Meu Carrinho 0

Blog

Paracetamol: intoxicação aguda

intoxicação

O paracetamol ou acetaminofeno ou ainda n-acetil-p-aminofenol é um derivado do aminofenol, que tem propriedades antitérmicas e analgésicas. Possui um baixo peso molecular e hidrossolubidade média, com um pK de 9.5.

Na actualidade pode ser encontrado em comprimidos, xaropes e até em supositórios. Para o primeiro caso as suas concentrações podem chegar até 1g.

Cinética e metabolismo do paracetamol

Tem uma boa absorção digestiva e seu pico é alcançado entre 30 e 90 minutos. O seu volume de distribuição é baixo (0,850l/kg).

Ele podecircular unido às proteínas plasmáticas na proporção de 20 a 50 % para doses tóxicas.

A toxicidade do paracetamol está ligada a sua metabolização hepática.

As reações da fase II, na dose habitual, para o paracetamol segue duas vias: (1) uma mediada pela betaglucuroniltransferase e o sistema sulfotransferase produzindo conjugados não tóxicos e (2) oxidativa, que é a minoria, mediada por P450IIE1 e P450IA2 que produz um metabólito reactivo (an-acetil-p-benzoquinoneimina) que se conjuga com a glutationa intra-hepática dando um produto, que por sua vez é conjugada com cisteína ou ácido mercaptúrico perdendo sua toxicidade e eliminação por via renal.

Mecanismo de acção e/ou de toxicidade

A toxicidade do paracetamol é devida ao excesso do n-acetil-p-benzoquinoneimina, que é capaz de ligar-se às proteínas plasmáticas, por meio de ligação covalente, até esgotar as reservas da glutationa. Esta ação produz uma necrose dos hepatócitos que começa na região centrolobular e termina em necrose massiva.

A necrose renal acontece pelo mesmo mecanismo.

As desordens metabólicas produzidas pela insuficiência hepática são as responsáveis poela maior parte dos sinais e sintomas.

As doses orais tóxicas estão de 7 a 10 g no adulto ou 125 mg/kg; e 150 mg/kg em crianças.

As mortes podem ocorrer se tiver uma intoxicação com quantidades entre 10 a 15 gramas . Porém teremos que considerar que uso de quantidades acima de 4 g diário poderá vir a ser tóxico.

Manifestação clínica

Depois da exposição ao paracetamol as manifestações podem acontecer dentro das primeiras 12 ou 24 horas com sintomas digestivos, acompanhados pelo mal-estar geral e diaforese (transpiração excessiva).

O shock, a acidose metabólica e asistolia podem acontecer nas primeiras horas depois da exposição a concentrações altas na ordem de 800 micro grama por militro.

A partir das 24 h pode aparecer dor abdominal com hepatomegália e elevação das enzimas hepáticas acompanhadas da acidose metabólica e coma com encefalopatia hepática. Temos que resaltar que este quadro só acontece se no paciente for achado a dose tóxica.

A morte, geralmente, pode aparecer dentro de 8 dias; caso contrário poderá haver melhoria do estado do paciente, porém a fibrose hepática será inevitável.

O diagnóstico das intoxicações por paracetamol é muito difícil devido a manifestação inespecífica, mas os melhores indicadores para o prognóstico grave são pH inferior a 7.3, tempo de protrombina superior a 100 segundos, creatinina superior a 300 micromol por litro.

Tratamento

O tratamento da intoxicação por paracetamol é feito por descontaminação digestiva, tratamento sintomático e a administração de antídoto (n-acetilcisteína).

A administração do antídoto referido é feita quando as quantidades ingeridas forem iguais ou superiores a 7,5 gramas.

Se o fígado estiver completamente afectado, poderá haver a necessidade de um transplante hepático.

O uso da diurese pode não ser necessário, mas se houver alguma falha renal haverá, imprescindivelmente, a necessidade de usar a diurese renal ou mesmo extra-renal.

O nosso site está em modo de manutenção, devido a problemas internos. Desculpas pelos transtornos causados! Dispensar