Ícone do site Augusto Bene

A escrita da Bíblia Sagrada

a escrita da bíblia sagrada

A Bíblia é um conjunto de livros que foi escrita entre aproximadamente 1.500 ou 1.400 a.C. e 100 d.C., e o último livro foi escrito há quase 2.000 anos. No espaço de tempo, levou cerca de 1.500 anos para que toda ela seja escrita, isto é, entre o primeiro e o último livro a ser escrito. Nesse processo, pelo menos quarenta pessoas foram escolhidas por Deus para participarem desse processo de escrita da Bíblia.

OS LIVROS ANTIGOS

Cria-se que a escrita fora desconhecida nos primórdios da história, porém, a pá dos arqueólogos vem-nos revelar que registros escritos de importantes acontecimentos foram feitos desde a alvorada da história.

Há uma tradição entre os árabes e judeus de que Enoque foi o inventor da escrita. A arqueologia revelou que um antigo rei babilônico gostava de ler os escritos da época do dilúvio. Assurbanipal, fundador da grande biblioteca de Nínive, referiu-se a inscrições de antes do Dilúvio.

O Dr. Langdon, encontrou em QUIS, uma placa pictográfica com inscrições pré-diluviana. O Dr.Woolley, achou em UR, sinetes de origem antediluviana com escritos primitivos, representando o nome de uma pessoa e identificando uma propriedade, etc.

ESCRITA PICTOGRÁFICA

Eram marcas, sinais e figuras que foram usadas para registrar ideias, palavras e combinações de palavras. Provavelmente, Deus tenha sido o primeiro a usar a “escrita pictográfica”, ao deixar um sinal em Caim (Gn 4.15).

ESCRITA CUNEIFORME

Eram marcas ou sinais que representavam partes de palavras ou sílabas. Havia mais de 500 marcas diferentes que formavam aproximadamente 30.000 combinações.

ESCRITA ALFABÉTICA

Foi o grande avanço da escrita, onde as marcas passaram a representar parte de sílabas ou letras, na qual, com 26 marcas diferentes podia-se expressar todas as diferentes palavras do sistema cuneiforme. A escrita alfabética começou antes de 1.500 a.C. O mais primitivo escrito alfabético foi encontrado na região onde Moisés passou 40 anos. A inscrição data de alguns anos antes de Moisés.

LIVROS PRÉ-ABRAAMICOS

Os centros de população mais antigos, após o dilúvio, ficavam na Babilônia, Quis, Ereque, Lagás, Acade, Ur, Eridu, Nípur, Larsa e Fará. Nas ruínas destas cidades, as escavações arqueológicas encontraram milhares de livros, escritos em pedras ou placas de barro antes da época de Abraão. Os cinco mais famosos estão relacionados abaixo.

PLACA DE FUNDAÇÃO DE ANIPADA

É uma placa de mármore contendo a seguinte inscrição: “Anipada, rei de Ur, filho de Messanipada, construiu este (templo) para sua senhora Nin-Kharsag (deusa-mãe)”.

MATERIAIS PARA A ESCRITA

Quase toda superfície lisa era empregada como material para escrever:

Obs.: Essas informações complementares são apenas para mostrar como, no início da história humana, os homens registravam os eventos importantes. Podemos deduzir que alguns eventos do livro do Gênesis foram registrados e, Moisés os utilizou. Em Gênesis 5.1, Moisés cita o livro da genealogia de Adão, escritos que provavelmente chegou até ele.

Sair da versão mobile