Ícone do site Augusto Bene

Aborto espontâneo: sintomas, causas e prevenção

o que é e o que causa o aborto espontâneo

Um aborto espontâneo é definido como a perda da gravidez no primeiro trimestre, antes da 20 ª semana. Na maioria das vezes estas perdas acontecem antes da mulher perder um período menstrual ou mesmo saber se está grávida.

É importante ressaltarmos que a maioria dos abortos ocorre porque o feto não está se desenvolvendo normalmente.

Perto de 15% a 25% das gestações reconhecidas terminarão em um aborto espontâneo. Abortos são menos prováveis de ocorrer após 20 semanas de gestação; estes são chamados abortos tardios.

Estes abortos podem acontecer por uma variedade de razões médicas, muitas das quais não estão sob o controlo de uma pessoa. Porém, conhecer os sinais e causas pode ajudá-lo a prevenir a sua ocorrência.

Sinais e sintomas de um aborto espontâneo

Um dos sintomas mais comuns do aborto espontâneo é o sangramento vaginal. No entanto, nem sempre pode significar um aborto.

Podem surgir câimbras, que podem ser leves ou graves e, geralmente, estão localizadas no baixo-ventre, muito parecido com uma cólica menstrual de um período regular.

Dor nas costas grave ou penetrante pode significar um aborto espontâneo ou uma infecção. Por isso, se você sentir fortes dores nas costas, você deve ir ao hospital.

ALém dos sintomas listados acima você pode sentir dor abdominal, ter febre, fraqueza e descarga de tecido ou líquido da sua vagina.

Causas

O aborto espontâneo pode ter uma variedade de causas, incluindo:

Prevenção do aborto espontâneo

Muitas vezes, não há nada que você possa fazer para evitar um aborto espontâneo. Concentre-se simplesmente em cuidar bem de si e do seu bebê:

Sair da versão mobile