Ícone do site Augusto Bene

Anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs): usos, efeitos e exemplos

anti-inflamatórios não esteroidais ou AINEs

Os anti-inflamatórios não esteroidais (ou AINEs) são uma classe de medicamentos usados ​​para tratar dor, febre e outros processos inflamatórios.

Eles costumam ser usados ​​para aliviar os sintomas de dores de cabeça , períodos dolorosos, entorses e distensões, resfriados e gripes, artrite e outras causas de dor de longo prazo.

Embora os AINEs sejam comumente usados, eles não são adequados para todos e às vezes podem causar efeitos colaterais incômodos.

É bem provável que você conheça os seguintes anti-inflamatórios não esteroidais comuns:

Você pode achar facilmente um medicamento anti-inflamatórios não esteroidais sem prescrição e sem receita em farmácias (ou drogarias), isso pode incluir aspirina genérica (sem marca), ibuprofeno e naproxeno sódico mais baratos.

Contudo, entenda que paracetamol não é um AINE. É um analgésico e redutor da febre, mas não possui propriedades antiinflamatórias dos AINEs. No entanto, o paracetamol às vezes é combinado com aspirina em produtos de venda livre.

Para que serve anti-inflamatórios não esteroidais?

Os AINEs são usados ​​para tratar:

Os AINEs podem ter outros usos além do tratamento da dor. Por exemplo, aspirina é usada para inibir a coagulação do sangue e prevenir derrames e ataques cardíacos em indivíduos com alto risco.

Celecoxib, é outro exemplo, ele é usado no tratamento da polipose adenomatosa familiar (FAP) para prevenir a formação e crescimento de pólipos no cólon.

Os AINEs também estão incluídos em muitas preparações para resfriados comuns e alergias .

Mecanismo de ação dos AINEs

Os AINEs bloqueiam a produção de certos produtos químicos (prostaglandinas) do corpo que causam inflamação. Esta inflamação é importante para a cura, mas também causa dor e febre, ela apoia a coagulação do sangue das plaquetas, e protege o revestimento do estômago dos efeitos prejudiciais do ácido.

Na verdade, o principal mecanismo de ação dos anti-inflamatórios não esteroidais é a inibição da enzima ciclooxigenase (COX). Esta enzima é necessária para converter o ácido araquidônico em tromboxanos, prostaglandinas e prostaciclinas.

Os tromboxanos desempenham um papel na adesão plaquetária, as prostaglandinas causam vasodilatação, aumentam o ponto de ajuste da temperatura no hipotálamo e desempenham um papel na antinocicepção.

Existem duas enzimas COX, COX-1 e COX-2. A COX-1 é produzida normalmente no corpo e desempenha um papel na manutenção do revestimento da mucosa gastrointestinal, função renal e agregação plaquetária. Por outro lado, a COX-2 não é produzida constitutivamente no corpo; e, em vez disso, se expressa de forma induzida durante uma resposta inflamatória.

Tipos de anti-inflamatórios não esteroidais

Existem várias formas de classificar os medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais. Por exemplo, eles podem ser classificado com base em sua estrutura química e seletividade:

Abaixo estão listados, em ordem alfabética, os AINEs de acordo com sua selectividade nas enzimas COX.

AINEs não seletivos

AINEs seletivos da COX-2

Por quanto tempo devo usar um AINE?

Não use um AINE de venda livre continuamente por mais de três dias para febre e 10 dias para dor, a menos que seu médico diga que está tudo bem. Os AINEs vendidos sem prescrição médica funcionam bem no alívio da dor, mas são feitos para uso de curto prazo.

Como os AINEs são prescritos?

Os anti-inflamatórios não esteroidais são prescritos em doses diferentes, dependendo da condição. Por isso, pode ser necessário tomar esses medicamentos de uma a quatro vezes ao dia. No entanto, não aumente a dose sem primeiro consultar o seu médico.

Mais comumente, os AINEs estão disponíveis em comprimidos orais. De acordo com a bula, a dosagem para os AINEs de venda livre mais comuns são as seguintes:

Além disso, os AINEs tópicos também estão disponíveis (solução tópica de diclofenaco de sódio 1,5%, adesivo de diclofenaco hidroxietil pirrolidina 1,3% e gel de diclofenaco de sódio 1%). Eles são mais úteis no tratamento da dor devido a lesões nos tecidos moles e osteoartrite. 

Podem ser prescritas doses mais altas de AINEs se você tiver artrite reumatóide, por exemplo.  Porque, nestes casos, a dor costuma ser acompanhada de calor, inchaço, vermelhidão e rigidez nas articulações.

Doses mais baixas podem ser prescritas para osteoartrite e lesões musculares agudas, uma vez que geralmente há menos inchaço e frequentemente não há calor ou vermelhidão nas articulações.

Quando os AINEs mais fortes são prescritos?

Os AINEs com prescrição médica são frequentemente recomendados para doenças reumatológicas, incluindo artrite reumatóide e osteoartrite moderada a grave. Esses AINEs também são prescritos para doenças musculoesqueléticas moderadamente dolorosas, como dores nas costas.

Como meu médico escolhe um anti-inflamatório não esteroidal certo?

Com certeza, seu médico irá avaliar a eficácia e os riscos desses medicamentos. Portanto, ele pode ver seu histórico médico, exame físico, raios-X, exames de sangue e presença de outras condições médicas antes de tomar decisão de quais AINEs irão funcionar para você.

Precauções gerais

No geral, os AINEs, incluindo aspirina, podem aumentar a chance de efeitos colaterais graves no estômago e no intestino, como úlceras e sangramento. Esses efeitos colaterais podem ocorrer sem sinais de aviso.

É importante ter precauções dos AINEs, excluíndo a aspirina, podem aumentar a chance de ataque cardíaco ou derrame.

Esse risco pode ser maior se você tiver doenças cardíacas ou fatores de risco (por exemplo, tabagismo, pressão alta, colesterol alto, diabetes ) para doenças cardíacas.

No entanto, o risco também pode ser aumentado em pessoas que não têm doenças cardíacas ou esses fatores de risco. Este risco pode ocorrer no início do tratamento e pode aumentar com o uso mais longo.

Os problemas cardíacos causados ​​por AINEs sem aspirina podem acontecer nas primeiras semanas de uso e podem acontecer mais frequentemente com doses mais altas ou com o uso de longo prazo.

Os AINEs sem aspirina não devem ser usados ​​imediatamente antes ou após a cirurgia de ponte de safena.

Efeitos colaterais comuns dos anti-inflamatórios não esteroidais?

Geralmente os efeitos colaterais dos AINEs aparecem quanto tomamos doses grandes ou se os tomar por muito tempo.

Alguns efeitos colaterais são leves e desaparecem, enquanto outros são mais graves e precisam de atenção médica. A menos que seu médico lhe diga para fazer isso, não tome um AINE de venda livre com um AINE de receita, vários AINEs de venda livre ou mais do que a dose recomendada de um AINE. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais listados abaixo são os mais comuns, mas podem haver outros.

Os efeitos colaterais dos AINEs relatados com mais frequência são sintomas gastrointestinais (estômago e intestino), como:

Esses sintomas gastrointestinais geralmente podem ser evitados tomando o medicamento com alimentos, leite ou antiácidos (como hidróxido de alumínio).

Outros efeitos colaterais dos AINEs incluem:

Se esses sintomas persistirem por mais de alguns dias, pare de tomar o AINE e procure seu médico.

Quais efeitos colaterais devo informar meu médico imediatamente?

Se você tiver algum desses efeitos colaterais, é importante chamar seu médico imediatamente :

Em que casos devo consultar meu médico antes de tomar AINEs?

Se você tiver qualquer uma das seguintes condições ou circunstâncias, verifique com seu médico antes de tomar AINEs:

Estados de doença

Condições de coração e sangramento

Interações alérgicas e medicamentosas

Os AINEs podem causar reações alérgicas?

Raramente, um AINE pode causar uma reação alérgica generalizada conhecida como choque anafilático. Se isso acontecer, geralmente ocorre logo após a pessoa começar a tomar o AINE. Contudo, os sintomas desta reação incluem:

Palavra Final

Lembre-se, antes de qualquer medicamento ser prescrito, diga ao seu médico:

Fonte: Cleveland CLinic, NCBI, NHS e Medicine Net

Sair da versão mobile