Como o COVID-19 ataca o corpo?

Pulmões e sistema respiratórioSaúdeViroses
Views: 216

No presente artigo apresentamos como o COVID-19 ataca o corpo, seu mecanismo no sistema respiratório e principais efeitos no sistema imunológico.

A doença coronavírus (COVID-19) ataca os pulmões, levando a pneumonia e, eventualmente, uma cascata de complicações graves.

Mas como o COVID-19 mata? É o próprio vírus ou o resultado da resposta do sistema imunológico da pessoa?

O coronavírus já se espalhou para mais de 187 países e 200 territórios, infectando cerca de 5 milhões de pessoas e matando mais de 330 mil pessoas. (dados do dia 22/05/2020).

É um vírus respiratório, o que significa que pode entrar e invadir as vias aéreas e os pulmões.

Muitos outros vírus afetam o sistema respiratório; alguns podem infectar a parte superior, enquanto outros o trato respiratório inferior – o coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) faz as duas coisas.

Como o COVID-19 ataca o corpo – sistema respiratório

Enquanto cerca de 1,93 milhões de pessoas são relatadas como recuperadas do COVID-19, especialistas em saúde acreditam que a sobrevivência de um paciente depende drasticamente das condições dos pulmões.

Como o coronavírus é um vírus respiratório, que pode infectar as vias respiratórias superior e inferior, pode causar uma infinidade de sintomas.

Os sintomas mais comuns incluem febre, tosse seca, cansaço e dificuldade em respirar (casos graves).

Uma vez que o vírus já entrou no trato respiratório inferior, a doença progride para uma infecção pulmonar grave, chamada pneumonia, que causa dificuldade em respirar.

Ou melhor, a pneumonia ocorre quando o fluido entra nos alvéolos ou nas bolsas de ar nos pulmões, onde ocorrem trocas gasosas, leva a baixos níveis de oxigênio no sangue.

Geralmente, quando o vírus atinge os pulmões, causa inflamação, resultando em acúmulo de líquidos e dificuldade em respirar.

De acordo com Narveen Jandu , professor assistente da Universidade de Waterloo, especializado em microbiologia e doenças infecciosas, a ruptura celular que a doença por coronavírus causa nos pulmões é uma das principais razões pelas quais a condição leva a uma doença respiratória grave.

“As trocas gasosas são uma função importante e vital para a vida. E essa é a função exata em que o vírus é interrompido durante a infecção ”, disse Jandu.

Entenda melhor lendo o que é pulmão, sua função e doenças.

“Quando o vírus entra nos sacos aéreos, ele interage com um tipo específico de célula que reveste os sacos chamados células alveolares – especificamente chamadas células tipo II”, acrescentou.

Resposta imune

Saber como o COVID-19 ataca o corpo e leva à morte requer ter conhecimento de imunologia, uma vez que este sistema está comprometido em defender o organismo.

Ouse ja, a maneira como o sistema imunológico reage à infecção desempenha um papel essencial na diferença entre recuperação e resultados possivelmente fatais.

Por exemplo, aqueles que têm sistemas imunológicos mais robustos podem se recuperar mais rapidamente. Por outro lado, aqueles com condições médicas subjacentes, idosos e pessoas imunocomprometidas podem ter dificuldade em evitar o novo coronavírus.

Os dados clínicos também sugerem que a resposta imune desempenha um papel fundamental no declínio e até na morte de pessoas com COVID-19.

Como resultado, ela sobrecarrega os órgãos vitais do corpo, dificultando que os médicos determinem a melhor maneira de tratar pacientes gravemente doentes com infecção por SARS-CoV-2.

Com a noção comum de que o sistema imunológico pode contribuir para a gravidade da infecção, houve tratamentos para suprimi-la.

Durante uma infecção ativa, desligar o sistema imunológico é arriscado e pode levar a complicações graves.

Alguns estudos iniciais mostraram que pode não ser o vírus que afeta negativamente os pulmões, mas uma resposta imune hiperativa.

Em alguns pacientes que estavam gravemente doentes com o coronavírus, houve aumento dos níveis sanguíneos de citocinas, que são proteínas que aumentam a resposta imune.

Esse evento é chamado de tempestade de citocinas, uma reação exagerada do sistema imunológico do corpo.

Diferentes células do corpo, incluindo as do sistema imunológico, liberam pequenas proteínas chamadas citocinas.

Em alguns casos, a resposta do corpo a uma infecção pode sofrer “overdrive“, assim como acontece no COVID-19.

Quando o SARS-CoV-2 entra nos pulmões, atrai uma resposta imune na área, causando inflamação localizada. Algumas pessoas podem ter hiperinflamação, que pode ser perigosa e com risco de vida.

Algumas das doenças que podem desencadear tempestades de citocinas incluem COVID-19, influenza (veja gripe) e outros coronavírus, como MERS e SARS.

Alguns pacientes com infecção pelo HIV também podem experimentar esse tipo de reação exagerada do sistema imunológico.

Especialistas em saúde sugerem que os danos do vírus e da resposta imune não são incomuns. Em algumas infecções, como as causadas por norovírus, onde o paciente adoece imediatamente, o vírus pode ser o culpado.

No entanto, nas infecções por coronavírus em que as pessoas não manifestam sintomas até vários dias após a infecção, há danos colaterais do vírus e da resposta imune.

Referências

  1. Lewin, E. (2020). Curso clínico do COVID-19: O que os GPs precisam saber – https://www1.racgp.org.au/newsgp/clinical/clinical-course-of-covid-19-what-gps-need-to-know
  2. Ledford, H. (2020). Como o COVID-19 mata? A incerteza está prejudicando a capacidade dos médicos de escolher tratamentos. Natureza. https://www.nature.com/articles/d41586-020-01056-7
  3. Godoy, M. (2020). Como o COVID-19 mata: a nova doença do coronavírus pode dar uma guinada mortal https://www.npr.org/sections/goatsandsoda/2020/02/14/805289669/how-covid-19-kills-the-new-coronavirus -doença-pode-dar-uma-volta-mortal
  4. Bowden, O. Como o COVID-19 causa a morte? Aqui está o que acontece nos pulmões – https://globalnews.ca/news/6805639/coronavirus-covid-19-death/
  5. CDC, resultados graves entre pacientes com doença de coronavírus 2019 (COVID-19) – Estados Unidos, 12 de fevereiro a 16 de março de 2020 – https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/wr/mm6912e2.htm
  6. Harvard health, COVID-19 basics – https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/covid-19-basics
  7. Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, perguntas e respostas sobre COVID-19 – https://www.ecdc.europa.eu/en/covid-19/questions-answers
  8. Painel COVID-19 do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) da Johns Hopkins University (JHU). (2020). https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6

Adaptado de News-medical life cience. Escrito por Angela Betsaida B. Laguipo em: How does COVID-19 attack the body? Publicado no dia 13/04/2020. Acessado em 22/05/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): sintomas, causas e tratamento
Como fortalecer sistema imunológico para combater o coronavírus

Revisado por:

Sair da versão mobile