Corrimento vaginal: tipos, diferenças e causas

Saúdesaúde da mulher
Views: 381

Corrimento vaginal é definido como um fluido liberado pelas glândulas da vagina e do colo do útero. O fluido transporta células mortas e bactérias para fora do corpo, isto é, o corrimento vaginal ajuda a manter a vagina limpa e a prevenir infecções.

Corrimento vaginal normal varia em quantidade e varia em cor, de claro a leitoso, secreção branca. O corrimento pode ter um odor leve, porém se o odor for desagradável pode ser um sinal de uma possível infecção.

Há momentos em que as quantidades do corrimento podem mudar. Imediatamente após um período menstrual, quase pode não haver corrimento. Mas, dois a três dias após o término do período menstrual, pode haver um corrimento espesso e branco. Alguns dias depois, a consistência muda para parecer mais com um muco.

Antes da ovulação, a secreção torna-se clara e pegajosa. Antes do próximo período menstrual, o corrimento é espesso e branco em consistência.

O corrimento vaginal durante a gravidez é fino, branco, leitoso e com cheiro suave. A quantidade de corrimento também aumenta durante a gravidez. No entanto, durante a perimenopausa e a menopausa, o corrimento diminui devido a baixos níveis de estrogênio.

Como se percebe, o corrimento vaginal é mais frequentemente uma ocorrência normal e regular. No entanto, existem certos tipos de corrimentos que podem indicar uma infecção. O corrimento anormal pode ser amarela ou verde, robusta ou com mau cheiro.

Levedura ou infecção bacteriana geralmente causa corrimento anormal. Se você notar qualquer descarga que pareça incomum ou cheirar mal, consulte seu médico para diagnóstico e tratamento.

Tipos de corrimento vaginal

Existem vários tipos diferentes de corrimento vaginal, que são categorizados com base em sua cor e consistência. Alguns tipos de descarga são normais. Outros podem indicar uma condição subjacente que requer tratamento.

Branco

Se a secreção espessa e branca acompanha outros sintomas, como coceira, ardor e irritação, provavelmente se deve a uma infecção por fungos. Se não, é um corrimento normal. Você também pode notar um aumento na descarga espessa e branca antes e depois do período menstrual.

Claro e aguado

Uma descarga clara e aquosa é perfeitamente normal. Pode ocorrer a qualquer momento do mês. Pode ser especialmente pesado após o exercício.

Claro e elástico

Quando a secreção é clara, mas elástica e semelhante a muco, em vez de aquosa, indica que você provavelmente está ovulando . Este é um tipo normal de descarga.

Marrom ou sangrento

Corrimento marrom pode ser causada por ciclos de período irregulares. Se o corrimento marrom continuar aparecendo, o paciente deve marcar uma consulta com um provedor para ser avaliado.

Isso pode ser um sinal de câncer uterino ou cervical. Além disso, durante a menopausa, uma mulher não deve ter nenhum tipo de sangramento vaginal, o que também é um sinal de câncer uterino.

Se ocorrer manchas durante o período normal de seu período e você recentemente teve relações sexuais sem proteção, isso pode ser um sinal de gravidez. Sangramento durante uma fase precoce da gravidez pode ser um sinal de aborto.

Em casos raros, a secreção marrom ou sanguinolenta pode ser um sinal de câncer endometrial ou cervical. Pode ser outros problemas, como miomas ou outros crescimentos anormais.

Amarelo ou verde

Ter corrimento verde não é normal. Este é um sinal de infecção bacteriana ou uma infecção sexualmente transmissível, como a tricomoníase. Qualquer pessoa que tenha uma descarga verde deve procurar o seu provedor. Se você é diagnosticado com tricomoníase, você será colocado em antibióticos.

Um corrimento da cor amarela ou verde, especialmente quando é espesso, volumoso ou acompanhado de um cheiro desagradável, não é normal. Este tipo de corrimento pode ser um sinal da infecção por tricomoníase. É comumente espalhado através da relação sexual.

Causas de corrimento vaginal

O corrimento vaginal normal é uma função corporal saudável. É a maneira que o corpo tem para limpar e proteger a vagina. Por exemplo, é normal que corrimento aumente com excitação sexual e ovulação. Exercício, uso de pílulas anticoncepcionais e estresse emocional também podem resultar em alta.

Descarga vaginal anormal, no entanto, geralmente é causada por uma infecção; como as que se seguem:

  • Vaginose bacteriana – é uma infecção bastante comum. Causa um odor forte, fétido e às vezes suspeito, embora não produza sintomas em alguns casos. As mulheres que recebem sexo oral ou que têm múltiplos parceiros sexuais têm um risco aumentado de contrair esta infecção.
  • Tricomoníase – é causada por um protozoário e a infecção geralmente é transmitida por contato sexual, mas também pode ser contraída com o compartilhamento de toalhas ou roupas de banho. Isso resulta em um corrimento vaginal de cor amarela ou verde, apresentando-se com um odor desagradável, dor, inflamação e coceira.
  • Infecção por fungos – é um tipo de infecção que produz corrimento semelhante a queijo, além de sensações de queimação e coceira. A presença de levedura na vagina é normal, mas seu crescimento pode se multiplicar fora de controle em certas situações. O estresse, a diabetes mellitus, o uso de pílulas anticoncepcionais, a gravidez, o uso de antibióticos durante 10 dias podem aumentar sua probabilidade de infecções fúngicas.
  • Gonorréia e clamídia – são infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) que podem produzir um corrimemnto anormal. É geralmente amarelo, esverdeado ou nublado.
  • Doença inflamatória pélvica (PID) – é uma infecção frequentemente disseminada pelo contato sexual. Ocorre quando as bactérias se espalham pela vagina e em outros órgãos reprodutivos. Pode produzir um corrimento pesado e fétido.
  • Vírus do papiloma humano (HPV) ou câncer do colo do útero – A infecção pelo HPV é transmitida por contato sexual, pode levar ao câncer do colo do útero. Embora possa não haver sintomas, esse tipo de câncer pode produzir uma secreção sanguinolenta, marrom ou aquosa com um odor desagradável. O câncer do colo do útero pode ser facilmente rastreado com exames anuais de Papanicolaou e HPV.

Precauções a ter para não ter corrimento vaginal

Para prevenir infecções, pratique uma boa higiene e use roupa interior de algodão respirável. Não use duchas, pois elas podem piorar o corrimento, removendo bactérias úteis. Além disso, pratique sexo seguro e use proteção para evitar DSTs.

Para diminuir a probabilidade de infecções fúngicas ao tomar antibióticos, coma iogurte que contenha culturas vivas e ativas (alimento funcional). Se você sabe que tem uma infecção por fungos deve tratá-lo com um creme de infecção de levedura ou supositório .

Doença de Alzheimer: causas, sintomas e tratamento
Linfoma: sintomas, causas e tratamento

Revisado por: