Dicas para emagrecer rápido: 3 mitos importantes

dieta e nutriçãoSaúde
Views: 262

Há muitas dicas para emagrecer rápido. No entanto, a maioria delas pode permitir que você sinta fome e fique insatisfeito.

Na verdade, qualquer dieta ou regra a serem seguidas dependem muito da força de vontade de cada um. Porém, para emagrecer rápido o caminho mais coerente é o da fome ou jejum intermitente.

Abaixo listamos outras formas que você poderá usar para perder peso em pouco tempo:

  • Reduzir açúcares e amidos – isso irá reduzir o seu apetite, diminuir os níveis de insulina e fazer você perder peso sem fome.
  • Comer proteína, gordura e vegetais.
  • Fazer exercícios físicos, pelo menos 3 vezes por semana.
  • Ter sempre uma boa noite de sono

Entre outras orientações, essas podem funcionar. Mas, se você reparou na lista acima algumas coisa parecem incoerentes. É por isso que desejo te falar dos 3 mitos importantes sobre emagrecer rápido.

Mitos sobre o emagrecimento

As dicas para emagrecer rápido estão amplamente espalhadas entre pessoas, profissionais e até sites pela internet. Porém, o problema é que a maioria dessas recomendações são baseadas em mitos, ou seja informações desatualizadas e que não foram comprovadas cientificamente.

Todas calorias são iguais?

Muitas pessoas, incluindo médicos e nutricionistas, pensam que as calorias dos alimentos são iguais. Por exemplo, pensam que 100 calorias de carne bovina é igual a 100 calorias de farinha de milho ou mesmo de arroz.

Essa forma de calcular está interligada a várias desinformações: uma delas é o fato de que o nosso organismo funciona de forma complexa, buscando equilíbrio.

No exemplo que demos acima é importante salientar que os carboidratos podem facilmente aumentar a concentração da glicose (açúcar) no sangue e os níveis de insulina. Isso vai te engordar bastante e trazer mais fome.

Por outro lado, se você comer 100 calorias de carne (com proteína e gordura) o processo é bem diferente. Isso acontece porque esses alimentos têm uma absorção lenta, não elevando os níveis de açúcar e você terá a senção de estar saciado (a).

Com isso, você deve ter percebido que não importa reduzir apenas a quantidade de calorias que você ingere, mas também a qualidade do alimento. Ou seja, se você se alimentar com carboidratos apenas, o seu metabolismo ficará ruim, lento e você irá sentir fome constantemente e engordará.

Será que é coerente a dica de que você deve comer menos calorias do que gasta para poder emagrecer rápido?

Existe uma teoria errada que muitas pessoas usam – ela é designada balanço calórico: que consiste em você comer menos e gastar mais com algumas atividades, como exercícios físicos, por exemplo.

O maior risco ao usar esse método é que as pessoas podem voltar a ganhar o peso rapidamente e, pior, ganhar mais peso do que aquele que tinha eliminado. Ou seja, o risco de sofrer efeito sinfona.

Ao comer menos caloria, o seu corpo corre risco de:

  • Ficar malnutrido;
  • Vai reduzir peso, mas seu corpo vai preferir queimar músculos;
  • Vai reduzir metabolismo que, por conseguinte, irá aumentar as chances de ganhar peso facilmente;
  • Você poderá ter problemas psicológicos, como a depressão, o desânimo e frustração.

Será que se você emagrecer rápido irá ganhar tudo novamente?

A reposta é sim e não. Sim, se você se alimentar usando uma dieta errada ou má, como descrevemos lá em cima.

Dizemos não porque se você se alimentar de forma adequada você poderá emagrecer rápido, manter o peso ou até mesmo continuar nessa perda de peso. Basta ter uma alimentação boa e estratégica.

Então, se você quiser perder peso (emagrecer), participe de um programa que te ajude. Clique aqui para conhecer o programa dieta 21 dias.

Como jejum intermitente ajuda a perder peso e melhora a saúde
O que fazer para perder peso: 5 dicas eficazes

Revisado por: