Os esquemas em volta de criptomoedas tem estado a crescer muito. Mas, poucas pessoas não conhecem e nunca ouviram falar disso. Eu vou explicar em poucas palavras como isso funciona.
A regra básica desse tipo de esquema é oferecer algo aliciante numa primeira fase: realmente, oferecem alguma coisa que é possível de ser adquirido com facilidade.
O exemplo disso é ganhar milhões de dinheiro sem esforço e, principalmente, aplicando pouco dinheiro. Muitos esquemas fraudulentos existiram na internet e faz muito tempo que isso vem acontecendo.
O segundo passo que esses esquemas oferecem é um sistema, aparentemente, convincente. Por exemplo, mostram alvarás que não são reais, ou sites bem estruturados como se fossem reais.
Vou mostrar aqui o caso de criptomoedas digitais, presta atenção na informação seguinte:
Residentes de Cingapura perdem US$78 mil em 3 meses
Cidadãos de Cingapura têm sido alvo de propagandas online de golpistas que se apresentam como serviços de corretagem de criptomoedas. As vítimas foram roubadas em cerca de US$78.000 entre setembro e novembro de 2018.
De acordo com uma reportagem publicada pela News BTC, as autoridades de Cingapura tomaram conhecimento de vários casos de fraude em relação a um esquema de investimento em criptomoedas.
A plataforma, que não tem nome no relatório, é anunciada on-line usando vários anúncios on-line pagos, como artigos. Eles geralmente apresentam celebridades de Cingapura que estão endossando o serviço e como ele é lucrativo.
Os artigos direcionam os visitantes para outros sites através de links publicados. Estas páginas, então, encorajam aqueles que seguem os hyperlinks a solicitarem uma chamada de retorno, caso estejam interessados em investir em Bitcoin. Eles também retratam os investimentos em Bitcoin como sendo incrivelmente seguros, virtualmente livres de riscos e, essencialmente, uma garantia de riquezas futuras.
Isso expõe os investidores a um risco ainda maior de serem enganados por tais fraudes, uma vez que estão sendo operados fora da jurisdição legal do regulador e o recurso legal será muito difícil de ser iniciado.
Isso não acontece só em Singapura, pode acreditar que também já alcançou moçambicanos e outros cidadãos do mundo inteiro. Por isso eu alerto cuidado, com o que desejas!
Meu testemunho a respeito
Além desse caso eu, em particular, já passei e vivi situações fraudulentos. Minerei bitcoin em sites que hoje desapareceram e um dos sites com renome e bem conhecido é a Hashocean.
A empresa que falo pareceu ser real e com escritório registado, fui muito além do que imaginam investi muito dinheiro lá e de repente a empresa sumiu, saiu do ar.
Então, você pode estar a se perguntar: será que não é possível mais investir em bitcoin ou em criptomoedas? A resposta continua sendo sim é possível.
Qual a forma certa de se investir em criptomoedas?
Sempre direi a mesma coisa: compre e guarde a sua criptomoeda. Os passos são simples e divulgarei com mais detalhes em um dos meus artigos nessa semana fique atento.