A precisão representa o grau de proximidade de uma medição com a quantidade desejada, alvo ou real. Assim, se a quantidade alvo a ser pesada for 125 mg e as quantidades reais pesadas forem 121 e 123 mg em duas tentativas diferentes, a última seria considerada mais precisa do que a primeira. Precisão é uma medida de distância do alvo.
A precisão, por outro lado, representa a reprodutibilidade ou repetibilidade de uma medição. Representa a proximidade relativa de medições individuais à média dessas medições quando as medições são realizadas mais de uma vez. A precisão é uma indicação da variabilidade de uma medição ou, dito de outra forma, da confiança na exatidão de uma medição. Por exemplo, uma balança que pode pesar ±0,01 g de um peso alvo levaria a uma medição mais precisa do que uma balança que pesa ±0,1 g do peso alvo. Na prática farmacêutica, tanto a exatidão como a precisão são necessárias.
Algarismos significativos, ou o número de dígitos nas casas decimais, representam a precisão de uma medição, indicando a menor quantidade que pode ser medida. Por exemplo, um peso de 1,0 g representa ±0,1 g de precisão da balança na qual o peso foi medido. Assim, o peso real da substância rotulada como 1,0 g pode estar na faixa de 0,9 a 1,1 g (uma faixa de 0,2 g). Da mesma forma, um peso registrado de 1,000 g representa ±0,001 g de precisão da balança na qual o peso foi medido. Assim, o peso real da substância rotulada como 1,000 g pode estar na faixa de 0,999 a 1,001 g (uma faixa de 0,002 g).
O conceito de algarismos significativos é utilizado nos arredondamentos das considerações. Por exemplo, cálculos numéricos de quantidades podem introduzir dígitos adicionais no final do número calculado. Esses números devem ser arredondados para os dígitos significativos da medição original quando a comunicação da precisão for importante. Por exemplo, dividir um comprimido rotulado de 125 mg tem precisão de medição de dose de ±1 mg. Quando este comprimido é dividido ao meio, pode-se considerar que cada metade contém 125/2 = 62,5 mg da droga. No entanto, o número 62,5 mg indica uma precisão de ±0,1 mg, o que não representa com precisão a precisão da medição da dose.