G20 inicia discussão sobre criptomoedas

CriptomoedasGeral
Views: 22

Os ministros das Finanças do G20 e os governadores dos bancos centrais tiveram sua primeira reunião em 2020 neste fim de semana na Arábia Saudita.

Eles discutiram criptomoedas e stablecoins e emitiram uma declaração instando aos países a implementar os padrões de criptomoeda estabelecidos pela Força-Tarefa de Ação Financeira.

Eles também foram informados de que o Conselho de Estabilidade Financeira em breve emitirá suas respostas regulatórias de criptografia.

A primeira Reunião de Ministros das Finanças e Governadores do Banco Central do G20 ocorreu em Riad, Arábia Saudita, nos dias 22 e 23 de fevereiro.

No Comunicado do G20 divulgado após o segundo dia da reunião, os chefes de finanças explicaram que “o crescimento econômico global deverá crescer modestamente em 2020 e 2021”.

No entanto, eles acrescentaram: “Aprimoraremos o monitoramento global de riscos, incluindo o recente surto de COVID-19 [doença de coronavírus]”, observando que “os riscos negativos para as perspectivas persistem”.

Em relação às criptomoedas, a declaração deles diz:

Com base na Declaração dos Líderes de 2019, instamos os países a implementar os padrões adotados recentemente pela Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI) em ativos virtuais e fornecedores relacionados.

Lembre-se que em junho do ano passado, os líderes do G20 se reuniram em Osaka, no Japão, e declararam seus compromissos em seguir os padrões para ativos de criptografia e provedores de serviços relacionados estabelecidos pelo GAFI.

E os stablecoins ‘globais’?

Em seu comunicado de 23 de fevereiro, os ministros das Finanças do G20 e os governadores dos bancos centrais também abordaram o assunto das stablecoins estabelecendo o seguinte:

Reiteramos nossa declaração em outubro de 2019 sobre as chamadas “stablecoins globais ” e outros acordos semelhantes de que esses riscos precisam ser avaliados e adequadamente tratados antes de iniciarem a operação e apoiamos os esforços do FSB para desenvolver recomendações regulatórias com relação a esses acordos.

O G20 espera relatórios de criptomoedas e moedas estáveis ​​de alguns órgãos globais de definição de padrões, incluindo o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o GAFI.

O FSB deve emitir respostas sobre criptomoedas em breve

Em sua declaração de 23 de fevereiro, os chefes financeiros do G20 também escreveram:

Pedimos ao FSB, em coordenação com o Comitê de Pagamentos e Infraestruturas de Mercado (CPMI) e outros órgãos relevantes de definição de padrões e organizações internacionais, para desenvolver um roteiro para aprimorar acordos globais de pagamento transfronteiriço até outubro de 2020. ”

O FSB compreende reguladores, banqueiros centrais e governos das principais economias.

Antes da reunião deste fim de semana, o presidente do FSB, Randal K. Quarles, enviou uma carta aos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G20, abordando o assunto de criptomoedas e stablecoins. Na mesma, ele apontava para as novas necessidades da melhoria da supervisão e mudanças (crescimento) do mercado financeiro.

O FSB está decidido a acelerar o ritmo de desenvolvimento das respostas regulatórias e de supervisão necessárias a esses novos instrumentos. Em abril, será publicado um projeto de relatório sobre questões regulatórias e possíveis respostas para consulta pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novo ranking de projetos de criptomoedas – CCID
Como adquirir Bitcoin anonimamente? Conheça 4 formas de fazê-lo!

Revisado por:

Sair da versão mobile