Infeção do trato urinário: sintomas e tratamento

Rins e sistema renalSaúde
Views: 209

A infeção do trato urinário (ITU) é uma das infecções bacterianas mais incidentes em adultos, desenvolvendo-se no trato urinário baixo ou no trato urinário superior.

As ITU causam mais de 8,1 milhões de visitas a prestadores de cuidados de saúde a cada ano. Cerca de 60% das mulheres e 12% dos homens terão pelo menos uma ITU durante a vida. Ou seja, as mulheres correm maior risco de desenvolver uma ITU do que os homens.

A infecção do trato urinário pode ocorrer em diferentes pontos do trato urinário, incluindo: bexiga (cistite), rins (pielonefrite), ureteres e uretra (uretrite).

A grande maioria das infecções do trato urinário (ITU) é causada pela bactéria Escherichia coli ( E. coli ), geralmente encontrada no sistema digestivo. As bactérias da clamídia e do micoplasma podem infectar a uretra, mas não a bexiga.

Leia também sobre pedra nos rins: sintomas, causas e tratamento.

Uma resenha sobre a função dos rins

O papel do trato urinário é produzir e armazenar a urina. A urina é um dos resíduos do corpo. A urina é produzida nos rins e viaja pelos ureteres até a bexiga.

A bexiga armazena a urina até que seja esvaziada ao urinar pela uretra, um tubo que conecta a bexiga à pele. A abertura da uretra é no final do pênis em um homem e acima da abertura vaginal em uma mulher.

Os rins são um par de órgãos do tamanho de punhos nas costas que filtram os resíduos líquidos do sangue e os removem do corpo na forma de urina.

Os rins equilibram os níveis de muitos produtos químicos no corpo (sódio, potássio, cálcio, fósforo e outros) e verificam a acidez do sangue. Certos hormônios também são produzidos nos rins.

Esses hormônios ajudam a controlar a pressão arterial, aumentam a produção de glóbulos vermelhos e ajudam a formar ossos fortes.

A urina normal não possui bactérias, e o fluxo unidirecional ajuda a prevenir infecções. Ainda assim, as bactérias podem entrar na urina através da uretra e subir até a bexiga.

Sintomas da infeção do trato urinário

A infeção do trato urinário nem sempre causa sinais e sintomas, mas quando o fazem podem incluir:

  • Um desejo forte e persistente de urinar
  • Uma sensação de queimação ao urinar
  • Passagem frequente de pequenas quantidades de urina
  • Urina que parece turva
  • Urina que aparece vermelha, rosa brilhante ou cor de cola – um sinal de sangue na urina
  • Urina com cheiro forte
  • Dor pélvica em mulheres – especialmente no centro da pelve e ao redor da área do osso púbico
  • Náusea e vomito
  • Dores musculares e dores abdominais
  • Pessoas com cateteres podem sentir febre apenas como sintoma, dificultando o diagnóstico.
principais sintomas da infeção do trato urinário
Sintomas da infecção urinária

Pielonefrite aguda

A pielonefrite aguda é uma infecção renal súbita e grave. Se um indivíduo desenvolver essa condição, ele também poderá sentir:

  • dores nas costas e nas laterais,
  • febre alta, tremores,
  • calafrios,
  • fadiga e
  • alterações mentais.

É considerado uma emergência e deve ser avaliado por um médico imediatamente se houver suspeita.

Cistite

Se uma pessoa tem uma infecção na bexiga, ela também pode ter febre baixa, pressão e cãibras no abdômen e na região lombar.

Complicações da infeção do trato urinário

A maioria das UTIs não é séria, mas algumas podem levar a problemas sérios, principalmente nas UTIs superiores.

Infecções renais recorrentes ou duradouras podem causar danos permanentes, e algumas infecções renais súbitas podem ser fatais, principalmente se as bactérias entrarem na corrente sanguínea (condição conhecida como septicemia).

Elas também podem aumentar o risco de as mulheres terem filhos prematuros ou com baixo peso ao nascer.

Tratamento

Para se ter sucesso no tratamento da infeção do trato urinário é preciso conhecer o tipo da infeção. Assim, conhece-se dois tipos de ITUs: simples e complicadas. ITUs simples são infecções que ocorrem em pessoas saudáveis ​​com trato urinário normal.

As ITUs complicadas ocorrem no trato urinário anormal ou quando as bactérias causadoras da infecção não podem ser tratadas por muitos antibióticos. A maioria das mulheres tem ITUs simples, enquanto as ITUs em homens e crianças devem ser consideradas complicadas.

UTI simples

Uma ITU simples pode ser tratada com um curso curto de medicamentos antibióticos. Um curso curto de 3 dias de um antibiótico apropriado geralmente trata a maioria das ITUs não complicadas. No entanto, algumas infecções podem precisar ser tratadas por mais tempo.

A dor e o desejo de urinar geralmente desaparecem após algumas doses, mas deve-se seguir o curso completo do antibiótico para garantir que toda a UTI seja tratada, mesmo que se sinta melhor.

As mulheres na pós-menopausa com ITUs podem ser ajudadas pela reposição tópica (vaginal) de hormônios com estrogênio.

Como alguns pacientes podem ter outros problemas médicos que os impedem de usar estrogênio, deve-se conversar com seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Infeção do trato urinário complicada

Se a ITU é uma ITU complicada, é administrado um curso mais longo de antibióticos. Às vezes, a antibioticoterapia pode ser iniciada por via intravenosa (IV) no hospital.

Após um curto período de antibióticos intravenosos, os antibióticos são administrados por via oral por até 2 semanas. As infecções renais são frequentemente tratadas como uma ITU complicada.

Tratamento alternativo

Além dos medicamentos convencionais, algumas ervas mostram ter potencial de tratar as infecções urinárias. Como exemplo, citamos a salsinha, tachangem, folha de pitanga, malva, camomila. Estas e mais outras 6 são usadas como chás para infecção urinária.

Referências

  1. FEDERACAO BRASILEIRA DAS ASSOCIACOES DE GINECOLOGIA E OBSTETRICIA et al. Uncomplicated urinary infection in women: diagnosis. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2011, vol.57, n.3 [cited 2019-11-18], pp.258-261. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302011000300004&lng=en&nrm=iso. ISSN 0104-4230. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302011000300004.
  2. McIntosh, J (2018). What to know about urinary tract infections. Medical News Today. Acessado aos 18/11/2019, Disponível em https://www.medicalnewstoday.com/articles/189953.php
  3. Mayo Clinics.Urinary tract infection (UTI). Acessado em 18/11/2019. disponível em https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/urinary-tract-infection/symptoms-causes/syc-20353447
  4. Urology Care. What is a Urinary Tract Infection (UTI) in Adults. Acessado aos 18/11/2019. Disponível em https://www.urologyhealth.org/urologic-conditions/urinary-tract-infections-in-adults

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Melanoma: sintomas, causas e tratamento
Cistite: sintomas, causas e tratamento

Revisado por:

Sair da versão mobile