Ícone do site Augusto Bene

Insônia: causas, sintomas e tratamento

insônia

A insônia é um distúrbio do sono que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Em resumo, os indivíduos com insônia têm dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo.

Este mal geralmente leva à sonolência diurna, à letargia e a uma sensação geral de mal-estar, tanto mental quanto fisicamente. Mudanças de humor, irritabilidade e ansiedade são sintomas comuns associados.

A insônia também tem sido associada a um risco maior de desenvolver doenças crônicas.

Tipos

A insônia inclui uma ampla gama de distúrbios do sono, da falta de qualidade do sono à falta de quantidade de sono. A insônia é comumente separada em três tipos:

Causas

A insônia pode ser causada por fatores físicos e psicológicos. Às vezes, existe uma condição médica subjacente que causa insônia crônica, enquanto a falta de sono transitória pode ser devida a um evento ou ocorrência recente. 

As possíveis causas podem ser:

Sinais e sintomas

A própria insônia pode ser um sintoma de uma condição médica subjacente. No entanto, existem muitos sinais e sintomas associados, tais como:

A privação do sono pode causar outros sintomas. A pessoa atingida pode acordar sem se sentir totalmente acordada e revigorada e pode ter uma sensação de cansaço e sonolência ao longo do dia.

Ter problemas de concentração e foco nas tarefas é comum para pessoas com insônia. De acordo com o National Heart, Lung e Blood Institute, 20% dos acidentes de carro não relacionados ao álcool são causados ​​por sonolência do motorista.

Tratamento da insônia

Alguns tipos de insônia são resolvidos quando a causa subjacente é tratada ou desaparece. Em geral, o tratamento se concentra na determinação da causa.

Uma vez identificada, essa causa subjacente pode ser tratada ou corrigida adequadamente.

Além de tratar a causa subjacente da perda de sono, tratamentos médicos e não farmacológicos (comportamentais) podem ser usados ​​como terapias.

As abordagens não farmacológicas incluem terapia cognitivo-comportamental ( TCC ) em sessões individuais de aconselhamento ou terapia de grupo:

Os tratamentos médicos para insônia incluem:

Remédios caseiros para insônia

Os remédios caseiros para insônia incluem:

Fatores de risco

A insônia pode afetar pessoas de qualquer idade; é mais comum em mulheres adultas do que em homens adultos. Pode prejudicar o desempenho escolar e profissional, além de contribuir para a obesidade , ansiedade, depressão, irritabilidade, problemas de concentração, problemas de memória, mau funcionamento do sistema imunológico e tempo de reação reduzido.

Algumas pessoas são mais propensas, como:

Fonte: medical news today

Sair da versão mobile