O crescimento de ATM de bitcoin na África

Criptomoedas
Views: 44

Existem mais de 4.000 ATM de bitcoin no mundo, mas apenas cerca de 10 (ou 0.2%) destes estão na África. Em um continente amplamente considerado como a próxima grande região de crescimento para a criptomoeda, será que a história do crescimento da África não é tão real quanto muitas manchetes de “África em ascensão” sugeriram?

Leia também:  Cartão de débito de criptomoedas pode ser usado em todo mundo

Penetração de ATM de bitcoin e fraco uso na África

Não é surpresa que a maior parte das máquinas de ATM de bitcoin na África seja encontrada na África do Sul, a economia mais sofisticada do continente. Cerca de cinco ATMs estão espalhados pelas cidades de Capetown, Johannesburg, Nelspruit e Pretoria.

No total, as máquinas podem distribuir até um milhão de rands (cerca de US $ 71.000) combinados a cada dia, mesmo que a verificação de identidade seja necessária para compras de criptomoedas acima de 5.000 rands (US $ 350).

Em Uganda, os Correios de Kampala abrigam uma máquina, a única do país, que é operada pela empresa local de blockchain Kipya Bit2big. Outro ATM pode ser encontrado em Nairobi, no Quênia, no Kenrail Towers, e surpreendentemente, no empobrecido Djibouti, no Appart Hôtel Moulk, na capital.

Um caixa eletrônico de bitcoin bidirecional no Zimbábue, propriedade da Golix, tornou-se um elefante branco depois que o governo baniu as criptomoedas pela porta dos fundos em abril passado.

No total, existem cerca de nove caixas de bitcoin em toda a África, um continente de 1,2 bilhão de pessoas de 54 países. Ainda mais surpreendente é a ausência de caixas eletrônicos de bitcoin na Nigéria, a maior economia do continente pelo PIB e o maior mercado de criptomoedas da África.

‘Os africanos preferem as interações face a face’

Suleiman Murunga, fundador e diretor executivo da Coinpesa, uma das maiores bolsas de criptomoedas de Uganda, ilustrou as barreiras culturais e econômicas ao progresso. “Os africanos preferem as interações cara-a-cara e é por isso que os agentes de dinheiro móvel são mais populares que os caixas eletrônicos dos bancos”, disse Murunga à news.Bitcoin.com, em uma entrevista.

“Negociações peer-to-peer oferecem mais do que apenas acesso ao BTC, elas exploram nosso senso de comunidade e fornecem uma fonte de informações – coisas que um caixa eletrônico não pode fornecer. Além disso, os caixas eletrônicos de bitcoin são caros e os volumes atualmente não justificam o custo ”, acrescentou.

Cada BATM custa cerca de US $ 12.000. Não são muitos os operadores de câmbio ou empresas na África que estão dispostos a fazer tal investimento. Isso também acontece em parte porque o número de pessoas interessadas no BTC é baixo, e a curva de aprendizado que se tem que percorrer é longa e cara, de acordo com William Chui, ex-executivo da Golix, uma empresa de ativos digitais do Zimbábue. Ele disse:

As pessoas na África, que se acostumaram a usar o dinheiro móvel e a conveniência que ele traz, veem um caixa eletrônico em um local físico como um incômodo, já que ele anula a conveniência que o dinheiro móvel traz para a mesa.


Como funciona o ATM de Bitcoin?

Da mesma forma que os consumidores inserem um cartão em um caixa eletrônico tradicional, o caixa eletrônico de bitcoin permite que os usuários insiram dinheiro fiduciário, que é convertido no volume de BTC que eles querem comprar.

A máquina então envia o bitcoin diretamente para a carteira do cliente. O ATM de bitcoin está atualmente em operação em cerca de 80 países em todo o mundo. Com mais de 2.600 máquinas, os EUA abrigam o maior número dessas máquinas, seguidas pelo Canadá, Áustria e Reino Unido.

Adaptado de News Bitcoin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mercado Bitcoin ganha espaço na negociação no Brasil
Samsung lança celular com tecnologia de criptomoedas

Revisado por: