O que é mineração de bitcoin: será que ainda dá lucros?

Criptomoedas
Views: 20

Você pode ter ouvido falar em mineração de bitcoin, muitas pessoas e empresas on-line já o fizeram, apesar de ser raro, neste momento tem acontecido a mineração desta criptomoeda.

A mineração de Bitcoin (BTC) é fundamental para o funcionamento desta criptomoeda no mercado, permitindo que todas as transações realizadas com BTC sejam validadas na blockchain através de computadores ligados 24 horas por dia/sete dias por semana.

A mineração de Bitcoins, portanto, pode ser resumida como o registro de transações em sua blockchain. Minerar BTCs, no entanto, é uma tarefa que exige conhecimentos mínimos em ciência da computação e engenharia elétrica, além disso, é claro, recursos financeiros para arcar com as despesas de hardware e energia para fabricação do Bitcoin.

Há proveito na mineração particular de bitcoin?

Os mineradores, pessoas ou empresas que emprestam seu poder computacional à rede mantendo suas máquinas funcionando 24/7, são recompensados pelo registro das transações.

A remuneração dos mineradores é baseada no poder computacional e gasto de energia empregados no processo, já que quanto maior for a contribuição de um minerador, maior será a probabilidade de sucesso no registo de um bloco de transações.

No início da operação da rede, cada bloco registrado era recompensado com 50 novos Bitcoins. A cada quatro anos essa recompensa é reduzida pela metade, o processo é conhecido como Halving do Bitcoin.

Atualmente, a recompensa por bloco registrado é de 12,5 Bitcoins. Em maio de 2020, será de 6,25 BTCs. A estimativa é de que até 2140 todos os BTCs tenham sido minerados.

O código do Bitcoin foi criado com um número limite de moedas a serem mineradas: 21 milhões. O limite é baseado no conceito de escassez que é aplicado a outros produtos que também são minerados (embora de outra forma), como o ouro.

Grandes empresas de mineração vs singular

A mineração é um processo necessário para controlar a demanda e gerar oferta da moeda; porém, com o aumento da popularidade dela, esse processo tem sido comandado cada dia mais por grandes empresas, especializadas no assunto.

Algumas delas chegaram até a lançar ultracomputadores destinados especificamente para a mineração de bitcoins, com os quais um usuário comum, mesmo que um com ótimo computador em casa, não poderia concorrer.

Com isso tudo, sem dúvidas, negociar bitcoins por meio de plataformas seguras é a melhor opção, tanto para a compra quanto para a venda. Elas não só facilitam o processo como também podem oferecer melhores condições e um atendimento que forneça suporte para realizar as transações com o mínimo de risco.

Comece agora: saiba o passo-a-passo sobre como comprar bitcoin em Moçambique

Os comentários estão desativados.

O preço do Bitcoin pode valorizar em 2020: 4 razões que justificam
Compre bitcoin, não importa o preço

Revisado por: