O que é spam? O maior mal de marketing digital

Marketing Digital
Views: 27

Spam é um termo usado para referir-se aos e-mails ou mensagens não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

De uma forma simples um spam pode acontecer quando:

  • (A) a identidade pessoal e o contexto do destinatário são irrelevantes, porque a mensagem é igualmente aplicável a muitos outros possíveis destinatários; e
  • (B) o destinatário não concedeu permissão deliberada, explícita e ainda revogável para que seja enviada.

Como ficarias se pela manhã encontrasses na porta da sua casa um monte de papéis de anúncios que você não solicitou ou não deseja? Realmente muito desanimador e falta de respeito têm aqueles que fazem isso.

Então imagina sua caixa de entrada de e-mail, messenger ou telefone com mensagens do gênero?

spam é muito comum no marketing digital
Figura 1. Envio de mensagens indesejadas é prejudicial para seu negócio.

A internet e as mensagens de marketing

Embora a Internet não tenha se tornado popular entre o público até o início dos anos 90, a Internet existe há muito tempo. Antes do início dos anos 90, a Internet era usada principalmente pelos cientistas militares e universitários.

Durante a maior parte da história da Internet, TODA a correspondência comercial foi completamente banida. Somente há relativamente pouco tempo é permitido o uso comercial da Internet.

Embora essa restrição total ao uso comercial tenha sido suspensa, permanece uma restrição a emails comerciais não solicitados – e por boas razões. E-mail tem sido usado tradicionalmente para comunicação, não para publicidade.

E-mails comerciais não solicitados não são apenas irritantes, mas também sem restrições e em quantidade suficiente, têm a capacidade de tornar seu e-mail completamente inútil e encerrar seu servidor de e-mail.

Ao contrário do correio tradicional, o e-mail pode ser enviado em grande volume com pouco esforço e pouco custo – o que certamente resultaria em milhares de mensagens por dia de milhares de fontes, se não fosse proibido.

Como muitas pessoas quebram as regras e as enviam de qualquer maneira, todos nós já sabíamos como seria o e-mail se o spam não fosse proibido.

Spam compreensivelmente deixa as pessoas loucas.

Quando eles ficam bravos, eles denunciam spammers para seus ISPs ou outras organizações ou para as autoridades do governo. Consequências ruins podem advir disso, como perder o serviço de Internet ou até mesmo enfrentar penalidades civis e criminais.

Então, como você pode evitar spam quando existem tantas regras e regulamentos diferentes? A resposta é usar o bom senso.

Como evitar spam no marketing digital?

Mostramos aqui algumas diretrizes para evitar spam intencionais de seus clientes ou futuros clientes

  • Nunca use e-mail para publicidade com apenas uma exceção: quando você convidar as pessoas e elas aceitarem entrar para sua lista de contato.
  • Ao fazer anúncio, por e-mail, para entrarem na sua lista, sempre forneça um mecanismo sair da lista
  • Nunca incomode ninguém com qualquer tipo de e-mail.
  • Nunca engane ninguém (seja no processo de entrada na lista ou no cabeçalho do assunto do e-mail).
curso de marketing digital
Engajamento uma forma de aumentar seu público
Gatilhos mentais e como usá-los em sua estratégia

Revisado por: