Relação stock-fluxo de Bitcoin: conceito

Criptomoedas
Views: 22

Para compreender o significado da relação de stock-fluxo de Bitcoin, é preciso entender algumas definições, nomeadamente (1) comódite e (2) relação stock-fluxo.

Comódite corresponde a produtos de qualidade e características uniformes, que não são diferenciados de acordo com quem os produziu ou de sua origem, sendo seu preço uniformemente determinado pela oferta e procura internacional. Originalmente, o termo significava qualquer mercadoria, mas passou a ser utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária na bolsa de valores.

Wikipédia

A relação Stock-Fluxo de uma comódite é a quantidade de uma mercadoria mantida em estoque dividida pela quantidade produzida anualmente.

Enquanto a utilidade econômica de um bem consumível é criada quando é destruída ou usada, a utilidade dos ativos de investimento está em sua posse e posteriormente revendida.

Portanto, as commodities industriais têm baixos índices de stock-fluxo, ou seja, os estoques geralmente cobrem apenas a demanda de consumo por alguns meses.

Se não houvesse estoque, a oferta teria que corresponder exatamente à produção e a demanda exatamente ao consumo. No entanto, se houver estoques, o consumo pode exceder temporariamente a produção.

Como os estoques de comódites consumíveis são, em regra, muito baixos, os preços sobem rapidamente, antecipando uma futura escassez da oferta e equilibrando o consumo com a produção.

Já a estabilidade de preços resultante de uma enorme pilha de inventário confere ao ouro e a prata um novo aspecto monetário. A demanda impulsionada pela comódite utilizada como reserva de valor, como o ouro, por exemplo, supera em muito a dos casos de uso industrial reais.

Relação stock-fluxo do Bitcoin

Semelhante ao ouro, o Bitcoin também tem uma relação stock-fluxo muito alta devido à sua baixa emissão em relação à sua oferta atual. Uma das razões pelas quais o Bitcoin é frequentemente chamado de “Ouro digital” é por causa de sua alta proporção de estoque sobre o fluxo que é comparável à do ouro.

Além disso, a relação estoque-fluxo do Bitcoin aumentará apenas com o tempo e logo ultrapassará o ouro, pois as recompensas por bloco minerados são reduzidas pela metade a cada 4 anos resultando na diminuição da futura emissão da criptomoeda. Após o próximo halving, 84% de todo o Bitcoin terá sido extraído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão de que Bitcoin vai atingir US$ 1 milhão é um exagero, diz analista
Bancos alemães passarão a vender Bitcoin

Revisado por:

Sair da versão mobile