Ícone do site Augusto Bene

Associação entre obesidade e cárie dentária

obesidade e cárie dentária

Identificando uma cárie dentária usando uma lupa

Obesidade e cárie dentária são condições crônicas comuns que compartilham alguns fatores de risco, como dieta e estilo de vida, sugerindo uma relação potencial entre as duas. Quando essas condições ocorrem na infância, podem ter impactos significativos e potencialmente para toda a vida. 

Se uma conexão entre essas condições puder ser estabelecida, isso pode permitir intervenções direcionadas que podem reduzir a prevalência de ambas. No entanto, estudos mais antigos forneceram resultados conflitantes sobre a natureza e a direção de qualquer associação. Para investigar mais a fundo, pesquisadores na Arábia Saudita e no Reino Unido examinaram 26 estudos publicados entre 2015 e 2018 para ver se uma imagem mais clara emergiria.

Sua revisão , publicada no International Journal of Dentistry , confirmou os resultados de pesquisas anteriores, indicando que a relação entre cárie e obesidade é complexa e multifatorial. Não houve consenso entre os estudos incluídos na revisão, com resultados mostrando uma relação positiva, relação inversa, nenhuma relação e até mesmo uma relação positiva nos dois sentidos entre obesidade e cárie dentária em crianças e adolescentes. 

Os autores destacaram vários fatores que podem afetar a relação entre obesidade e cárie, como a diferença entre a dentição primária e a permanente, e fatores de estilo de vida, como dieta e nível socioeconômico. A equipe também considerou as diferenças metodológicas entre os estudos incluídos que podem ter afetado seus resultados e recomendou que as revisões futuras incluam estudos longitudinais de alta qualidade que possam minimizar os fatores de confusão.

Disponível em: Hindawi

Fatores que afetam a obesidade e cárie dentária

Impacto da obesidade na saúde bucal

obesidade e cárie dentária em crianças
Simulação de uma criança obesa. Imagem odontologia eliane garcia

Sabe-se que a obesidade e cárie dentária têm no hábito alimentar um importante componente etiológico comum. No entanto, a obesidade dos pais parece ser um fator determinante para desenvolvimento de problemas bucais em criançãs. Por exemplo, uma criança tem 80% de chance de ser obesa quando ambos, pai e mãe, são obesos, e 40% quando tem um dos pais obeso (Traebert, et al 2004).

Lembre-se que pessoas que consomem maior número de pequenas refeições ao longo do dia apresentam peso relativamente maior do que aqueles que consomem número menor de grandes refeições.

Obesidade e cárie dentária tendem a aumentar conjuntamente, principalmente devido ao aumento do consumo de açúcar estar relacionado a ambas as situações.

A obesidade eleva o risco de doença periodontal e que isso pode estar associado com a resistência à insulina e os altos níveis de proteínas inflamatórias produzidas. Indivíduos com índice de massa corporal elevado produzem um nível mais alto de proteínas inflamatórias, portanto, o tecido adiposo serve como um reservatório de citocinas inflamatórias, sendo possível que o aumento de gordura corporal aumente a propensão de um anfitrião ativo e esteja presente na resposta inflamatória da doença periodontal (Brianezzi et al 2013).

Note bem, no entao, muitas vezes quando a higiene oral é bem feita com uma exposição adequada ao flúor, a prevalência de cárie dentária diminuiu, apesar dos aumentos no consumo de açúcar.

Sair da versão mobile