Ícone do site Augusto Bene

Pomadas: conceito e tipos de bases

O que são Pomadas?

As pomadas são preparações semissólidas que incorporam um excipiente lipídico ou hidrofóbico e destinam-se a aplicação externa na pele ou outras membranas mucosas. Uma pomada geralmente contém <20% de água e outros ingredientes voláteis, como etanol, e >50% de hidrocarbonetos, ceras ou polióis.

É de lembrar que os excipientes são substâncias adicionadas às formulações farmacéuticas, excluindo-se os fármacos, e têm a função de garantir a estabilidade e as propriedades biofarmacéuticas dos medicamentos, além de melhorarem as características organolépticas e, assim, a aceitaçao dos medicamentos pelos pacientes.

As pomadas são projetadas para suavizar ou derreter à temperatura do corpo, espalhar-se facilmente e ter uma sensação suave e não áspera. As pomadas são normalmente usadas como (1) emolientes para tornar a pele mais maleável, (2) barreiras protetoras para evitar que substâncias nocivas entrem em contato com a pele e (3) veículos para drogas hidrofóbicas.

Tipos de bases para pomadas

As bases para pomadas são classificadas em quatro grupos gerais: (1) bases de hidrocarbonetos, (2) bases de absorção, (3) emulsões ou bases removíveis em água e (4) bases solúveis em água.

Bases Oleaginosas

As bases oleaginosas também são denominadas bases de hidrocarbonetos. Quando aplicados na pele, têm efeito emoliente, protegem contra a fuga de umidade, são eficazes como curativos oclusivos, podem permanecer na pele por longos períodos sem ressecar e, devido à sua imiscibilidade com água, são difíceis de lavar. Água e preparações aquosas podem ser incorporadas, mas apenas em pequenas quantidades e com alguma dificuldade.

Petrolato, vaselina branca, pomada branca e pomada amarela são exemplos de bases de pomadas de hidrocarbonetos. Quando substâncias em pó devem ser incorporadas a bases de hidrocarbonetos, pode-se usar vaselina líquida (óleo mineral) como agente de levigação.

Bases de absorção

As bases de absorção são de dois tipos:

  1. Aquelas que permitem a incorporação de soluções aquosas resultando na formação de emulsões água-óleo (A/O) (por exemplo, petrolato hidrofílico), e
  2. Aquelas que são emulsões A/O que permitem a incorporação de quantidades adicionais de soluções aquosas (por exemplo, lanolina).

Essas bases podem ser utilizadas como emolientes, embora não proporcionem o grau de oclusão proporcionado pelas bases oleaginosas. As bases de absorção não são facilmente removidas da pele com a lavagem com água, pois a fase externa da emulsão é oleosa.

As bases de absorção são úteis como adjuvantes farmacêuticos para incorporar pequenos volumes de soluções aquosas em bases de hidrocarbonetos. Isto é conseguido incorporando a solução aquosa na base de absorção e depois incorporando esta mistura na base de hidrocarboneto.

As bases de absorção contêm um material oleaginoso e um emulsificante água em óleo para que possam absorver água para formar ou expandir emulsões a/o.

As bases de absorção são úteis como emolientes, embora não forneçam o grau de oclusão proporcionado pelas bases oleaginosas. Emolientes são preparações que suavizam e acalmam a pele. Essas preparações podem ser usadas para reduzir o ressecamento e a descamação da pele. No entanto, são gordurosos porque a fase externa da emulsão é oleosa. As bases de absorção não são facilmente removidas da pele com água.

As bases de absorção são de dois tipos:

Emulsões ou bases e cremes removíveis com água

Emulsões ou bases removíveis por água são emulsões óleo em água (o/a). Como essas bases de emulsão possuem uma fase externa aquosa, elas são laváveis ou removíveis com água. São não/menos gordurosos e oclusivos que as bases oleaginosas. Podem ser diluídos em água e têm melhor aspecto cosmético. Bases de emulsão altamente viscosas são comumente referidas como cremes. Estes representam o tipo de base de pomada mais comumente usado.

A maioria dos medicamentos dermatológicos é formulada em uma emulsão ou base de creme. Uma base de emulsão tem três partes componentes: (a) uma fase oleosa interna, que é tipicamente feita de petrolato e/ou petrolato líquido juntamente com álcool cetílico ou estearílico; (b) um emulsionante; e (c) uma fase aquosa.

Os fármacos podem ser incluídos em uma dessas fases antes de formar a emulsão ou podem ser adicionados à emulsão formada. As bases de emulsão são dos seguintes tipos:

Bases solúveis em água

Bases solúveis em água absorvem água até o ponto de solubilidade. Eles são laváveis com água e podem ser anidros ou conter um pouco de água. As bases solúveis em água são feitas de carbowax ou polietilenoglicol (PEG) como base. Eles são livres de óleo/lipídios e não/menos oclusivos. No entanto, podem absorver água da pele, desidratando-a e dificultando a absorção percutânea.

Os PEGs são solúveis em água, não voláteis, estáveis e não suportam o crescimento de mofo. PEGs são polímeros de unidades de oxietileno com diferentes pesos moleculares. O número no final dos PEGs indica seu peso molecular médio. Seu ponto de fusão aumenta com o aumento do peso molecular. Assim, PEGs com peso molecular ≤400–600 são líquidos à temperatura ambiente; PEGs com peso molecular de 800 a 2.000 são cerosos ou semissólidos; e PEGs com peso molecular > 2.000 são sólidos à temperatura ambiente. A base de PEGs sozinha é altamente solúvel em água e não permite a incorporação de mais de 5% p/p de água ou solução aquosa para fazer uma pomada. Se for necessário adicionar maiores quantidades de água ou componente aquoso, pode ser usada uma composição modificada, como com a adição de 5% p/p de componente hidrofóbico. Uma base solúvel em água pode solubilizar drogas solúveis em água e algumas drogas insolúveis em água. Os fármacos insolúveis em água são solubilizados pela ação cosolvente dos polímeros hidrofílicos não aquosos presentes na base. Estas bases são compatíveis com uma grande variedade de drogas.

Outra base hidrossolúvel é a pomada preparada com propilenoglicol e etanol, que formam um gel transparente quando misturados com 2% p/p de hidroxipropilcelulose (HPC). Esta base é comumente utilizada como veículo dermatológico.

Seleção da Base Apropriada

A seleção da base a ser usada na formulação de uma pomada depende da avaliação cuidadosa de uma série de fatores, incluindo:

Por exemplo, uma pomada é geralmente aplicada na pele seca e escamosa; um creme é aplicado em superfícies com secreção ou secreção; e uma loção é aplicada nas áreas intertriginosas ou onde pode ocorrer fricção, como entre as coxas ou sob a axila. A base que fornece a melhor combinação dos atributos mais desejados deve ser selecionada.

Sair da versão mobile