Se você investe, ou pensa em investir, em Bitcoin ou outra criptomoeda, então sabe que a primeira coisa que deve ser feita (após o estudo, claro) é a escolha da sua carteira, o dispositivo no qual você armazenará suas criptomoedas.
E como existem vários tipos de carteiras, é necessário entender quais são as suas necessidades de uso antes de escolher o tipo ideal. Por isso, hoje vamos mostrar os principais tipos de carteiras e em quais necessidades cada um deles se encaixa melhor.
Carteira de criptomoedas online
As carteiras online funcionam como aplicativos para smartphone ou computador. Elas podem ser comparadas com um aplicativo de uma conta bancária online e permitem o armazenamento online das suas criptomoedas. Por estarem sempre ligadas a uma conexão de internet, elas são muito práticas para quem utiliza criptomoedas no dia a dia e precisa de agilidade no uso.
No entanto, as carteiras online não são recomendadas para armazenamento de criptomoedas a longo prazo, pois a sua conexão com a internet pode criar brechas para hackers invadirem o sistema das carteiras e roubarem suas moedas. Guarde em uma carteira online apenas os valores que deseja gastar no curto prazo.
Exemplos de carteiras online: Freebitco.in (já comentado neste site, no artigo sobre como comprar Bitcoin), Breadwallet (BRD), Mycelium, Electrum, Exodus,
Carteiras de hardware
As carteiras de hardware são dispositivos eletrônicos que funcionam com ou sem conexão com a internet. A grande diferença deste tipo de carteira para as carteiras online é que, nas carteiras de hardware, as chaves privadas ficam armazenadas no dispositivo e não são expostas ao universo online. Além disso, possuem uma durabilidade muito grande.
Elas fornecem um grau de segurança muito maior, sendo indicadas caso você deseje guardar suas criptomoedas em um local seguro como um investimento de longo prazo.
A grande desvantagem das carteiras de hardware é o fato de serem dispositivos pagos, cujo preço é bastante elevado. Por isso, são indicadas para investidores que já possuem uma quantidade relevante de dinheiro investido em criptomoedas.
Exemplos: Ledger, Trezor, Keepkey
Carteiras de papel
As carteiras de papel, também conhecidas como paper wallets, são as mais simples – e também as mais seguras. Esse tipo de carteira é composto de uma chave pública e uma privada geradas em um computador sem conexão com a internet.
Após a criação das chaves, elas podem ser armazenadas em qualquer lugar, inclusive anotadas em um pedaço de papel (você pode aumentar a segurança criando uma senha extra para a carteira). Por não terem qualquer conexão com a internet, é praticamente impossível um hacker invadir uma carteira de papel e roubar os fundos armazenados.
Apesar da segurança extrema, as carteiras de papel requerem um conhecimento maior para serem criadas. Além disso, são pouco práticas para uso diário, sendo recomendadas para investidores que desejam guardar criptomoedas por anos em um local totalmente seguro.
Fonte: criptofacil
2 Comentários. Deixe novo
Boa noite!
Sou novato neste area e gostaria de ter mais conhecimento acerca da carteira bitcoin!
Oi celso, a respeito de investimentos em criptomoedas basta fazer uma busca acurada aqui no site. Depois que tiver um conhecimento um pouco mais sólido, aí sim pode investir. Mas se tiver qualquer tipo de dúvida me encontre no whatsApp: +258828154675