Tratamento de flatulência e gases: medicamentoso e caseiro

Sistema digestivoSaúde
Views: 30

Você está interessado em conhecer os métodos de tratamento de flatulência e excesso de gases? Sabemos como isso pode incomodar e ser inconveniente. Foi por isso que escrevemos este artigo para te ajudar a se livrar deste mal.

Autocuidado

Pode haver várias maneiras de autocuidado com a finalidade de tratar a flatulência excessiva. Destacamos aqui que alimentação saudável, redução de alguns vícios como fumar, e fazer exercícios regulares podem te ajudar a tratar o excesso de gases.

cuidado com sua dieta pode ajudar no tratamento da flatulência
Autocuidado é importante para tratar o excesso de gases. Foto por Icons8 Team

Tratamento de flatulência por meio de dieta

Primeiro, observe sua dieta. Se ele contiver muitos carboidratos difíceis de digerir, tente substituí-los por carboidratos mais fáceis de digerir, como batata, arroz, uvas, frutas cítricas, iogurte, alface e banana.

Para obter uma lista desses alimentos, consulte as causas da flatulência. Certos alimentos processados ​​também devem ser evitados, pois podem conter ingredientes que causam flatulência, incluindo:

  • alimentos com adoçantes artificiais
  • doces sem açúcar ou goma de mascar
  • refrigerantes

Para você ser disciplinado e obter sucesso nisso, procure ter um diário alimentar para que possa identificar os alimentos que aumentam suas flatulências. Além disso, faça cerca de seis pequenas refeições por dia, em vez de três refeições maiores.

Você também pode incluir, pelo menos, 5 porções de frutas e vegetais por dia. Escolha alimentos que contenham carboidratos de fácil digestão.

Você também pode achar útil comer 6 pequenas refeições por dia em vez de 3 grandes. Refeições menores são mais fáceis de digerir e podem produzir menos gases.

Sugerimos que também tome chá de hortelã-pimenta porque ele pode ajudar a melhorar os sintomas de flatulência. Outro alimento maravilhoso é o gengibre, em pequenas quantidades ele pode ajudar na digestão ou dores de estômago, e assim reduzir a flatulência. Contudo, se você estiver grávida consulte seu médico antes de tomar gengibre.

Controlando a quantidade de ar engolido

Pode parecer bobagem, mas a verdade é bem patente. Você pode reduzir a quantidade de ar no seu tubo digestivo se você mastigar os alimentos lentamente. Além de reduzir a quantidade de ar engolido, você terá uma melhor digestão.

Procure evitar também ao máximo mascar chicletes, pois também pode fazer com que você engula mais ar do que o normal.

Fume menos, ou mesmo pare de fumar. Porque fumar pode fazer com que você engula mais ar do que o normal, e a fumaça do tabaco pode irritar seu sistema digestivo.

Pratique exercício físico

Um dos métodos de tratamento caseiro para flatulência é a prática de exercícios físicos. A ginástica pode ajudar a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e do intestino. Além disso, ele pode ajudar a reduzir o inchaço (sensação de saciedade devido o excesso de ar no abdomen) e a passagem de ar (peido).

Você também pode aproveitar algumas posturas de ioga que podem ajudá-lo a liberar o ar. Sabemos que ioga ajuda no relaxamento de todo o corpo. Relaxar o corpo, especialmente os intestinos e os intestinos, pode ajudá-lo a expelir gases. Aqui estão algumas posturas que você pode tentar praticar:

  • Postura para aliviar o vento (Pawanmuktasana)
  • Pose de criança (Balasana)
  • Curvatura para frente sentada (Paschimottanasana)
  • Postura de torção da coluna vertebral com dois joelhos (Supta Matsyendrasana)
  • Pose de bebê feliz (Ananda Balasana)

Portanto, procure praticar esses exercícios e se você não sabe como praticar os exercícios indicados na lista acima tente ver um aplicativo mais popular no google ou aple store.

Medicamentos para tratamento de flatulência

Existem vários medicamentos de venda livre que podem tratar a flatulência, embora resolvam o problema apenas temporariamente. Esses medicamentos incluem comprimidos de carvão e suplementos dietéticos

Comprimidos de carvão

O carvão vegetal tem a capacidade de absorver gases no sistema digestivo e isso pode, portanto, te ajudar a reduzir os sintomas. No entanto, se você estiver tomando outro medicamento pode não ser ideial tomar comprimidos de carvão, porque ele pode absorver o medicamento e assim reduzir a eficácia do medicamento.

carvão vegetal
Carvão vegetal. Imagem de Adrien Olichon

Simeticone é outro medicamento sem receita que às vezes também pode ajudar com problemas de gases.

Suplementos dietéticos para tratamento de flatulência

Suplementos dietéticos, como a alfa-galactosidase, podem te ajudar a melhorar a digestão dos carboidratos e reduzir os sintomas de flatulência. Um exemplo muito conhecido desses suplementos é o Beano, que demonstrou ter algum efeito na redução da flatulência. Entretanto, o Beano é tomado antes de se alimentar. Você pode encontrar disponível em algumas drogarias ou farmácias e lojas de alimentos naturais.

Os famosos probióticos também podem ser úteis no tratamento de flatulência. Você pode encontrar nos supermercados produtos probióticos em formas de cápsulas ou líquidos (como iogurtes). Estes suplementos dietéticos estimulam o crescimento de “bactérias amigáveis” no sistema digestivo. Sabe-se que essas “bactérias amigáveis” ajudam na digestão e podem reduzir os sintomas de flatulência, principalmente em pessoas com síndrome do intestino irritável. No entanto, evite suplementos com adoçantes artificiais ou fibras adicionadas.

Palavra final

Se você perceber que a flatulência que tem não tem explicação da causa, ou se você tiver outros sintomas além dos gases excessivos, como inchaço ou dor abdominal, procure imediatamente uma ajuda médica.

Seu médico poderá pedir que você faça alguns exames, incluindo o de sangue, para se certificar que você não tenha uma infecção ou uma possível intolerância alimentar. Neste sentido, pode ser que um medicamento seja prescrito para a doença específica, se o diagnóstico for positivo para uma determinada doença.

Flatulência e gases: principais causas
O que é hipoglicemia (Baixa Glicose no Sangue)

Revisado por: