Ícone do site Augusto Bene

Aftas na língua: sintomas, causas e tratamento

causas e tratamento das aftas na língua

As aftas na língua podem ser muito dolorosas e dificultar a alimentação. Essas lesões podem se assemelhar a herpes labial e outras feridas na boca, incluindo aquelas que ocorrem com a varicela.

No geral, as aftas, também chamadas de úlceras aftosas, são lesões pequenas e superficiais que se desenvolvem nos tecidos moles da boca ou na base das gengivas. Ao contrário do herpes labial, as aftas não ocorrem na superfície dos lábios e não são contagiosas. Eles podem ser dolorosos, no entanto, podem dificultar comer e falar.

A maioria das aftas desaparece espontaneamente em uma ou duas semanas. Consulte o seu médico ou dentista se você tiver aftas incomumente grandes ou doloridas ou aftas que parecem não cicatrizar.

Sintomas das aftas na língua

As aftas geralmente aparecem como feridas pequenas e redondas na parte interna do lábio ou na bochecha. No entanto, quando as feridas aparecem na língua, geralmente estão na parte inferior.

As aftas na língua podem aparecer como uma ou várias feridas. Na maioria dos casos, eles são:

Para algumas pessoas, as aftas são uma irritação menor. Para outros, os sintomas podem incluir problemas para dormir, náuseas e dores de estômago .

As aftas podem voltar várias vezes ao ano, geralmente ocorrendo de três a seis vezes.

Causas

A causa precisa das aftas na língua ainda não está clara, embora os pesquisadores suspeitem que uma combinação de fatores contribua para os surtos, mesmo na mesma pessoa.

Os possíveis gatilhos que podem causar as aftas incluem:

Aftas também podem ocorrer devido a certas condições e doenças, como:

Ao contrário da herpes labial, as aftas não estão associadas às infecções pelo vírus do herpes.

Fatores de risco

Qualquer pessoa pode desenvolver aftas na língua. Mas elas ocorrem com mais frequência em adolescentes e adultos jovens, e são mais comuns em mulheres.

Frequentemente, as pessoas com aftas recorrentes têm um histórico familiar do distúrbio. Portanto, isso pode ser devido à hereditariedade ou a um fator comum no ambiente, como certos alimentos ou alérgenos.

Tratamento das aftas na língua

Uma pessoa pode tratar as aftas na língua em casa usando uma variedade de produtos tópicos e orais. Portanto, exemplos desses tratamentos incluem:

Além desses tratamentos, uma pessoa pode tomar algumas medidas em casa para reduzir a dor. Portanto, as medidas incluem evitar alimentos conhecidos por irritarem aftas, como aqueles que são:

Tratamentos médicos

Um médico pode examinar as úlceras e prescrever tratamentos, que podem incluir :

Em casos raros, o médico pode prescrever imunossupressores. Assim, esses medicamentos podem suprimir as reações do corpo aos irritantes, o que pode reduzir a incidência de aftas na língua.

Prevenção

As aftas frequentemente reaparecem, mas você pode reduzir sua frequência seguindo estas dicas:

Sair da versão mobile