Ícone do site Augusto Bene

Anemia falciforme: causas, sintomas e tratamento.

anemia falciforme causas sintomas e tratamento

A anemia falciforme é uma forma hereditária de anemia, uma doença caracterizada por uma insuficiência de glóbulos vermelhos saudáveis ​​para transportar um nível adequado de oxigênio pelo organismo.

Normalmente, os glóbulos vermelhos são flexíveis e redondos, e se movem facilmente através dos vasos sanguíneos. Na anemia falciforme, os glóbulos vermelhos ficam rígidos e pegajosos, e têm uma forma falciforme ou crescente.

Conheça na íntegra a definição e caraterística da anemia no geral. LEIA AQUI

Estas células de forma irregular podem ficar presas em pequenos vasos sanguíneos, o que pode retardar ou bloquear o fluxo de sangue e oxigênio para diferentes partes do corpo.

Não há cura para a maioria das pessoas com anemia falciforme. No entanto, os tratamentos podem aliviar a dor e ajudar a prevenir problemas associados à doença.

Causas da anemia falciforme

A anemia falciforme é causada por uma mutação genética que direciona o organismo a produzir o composto vermelho rico em ferro que dá ao sangue a cor vermelha (hemoglobina).

A hemoglobina permite que os glóbulos vermelhos transportem oxigênio dos pulmões por todo o corpo.

Na anemia falciforme, a hemoglobina anormal faz com que os glóbulos vermelhos fiquem rígidos, pegajosos e deformados.

O gene da célula falciforme é passado de uma geração para outra em um padrão de herança chamado “autossômico recessivo”.

Isso significa que tanto a mãe quanto o pai podem transmitir a forma defeituosa do gene para que uma criança tenha essa condição.

Se apenas um dos pais transmitir o gene da célula falciforme para a criança, essa criança terá o traço genético das células falciformes.

Com um gene normal da hemoglobina e uma forma defeituosa do gene, as pessoas com traço falciforme produzem hemoglobina normal e hemoglobina falciforme.

Seu sangue pode conter algumas células falciformes, mas elas geralmente não apresentam sintomas.

No entanto, eles são portadores da doença, o que significa que eles podem transmitir o gene para seus filhos.

Você sabia que é normal a anemia em pessoas com HIV? CLIQUE AQUI para saber mais

Sintomas

Os sinais e sintomas da anemia falciforme, variam de uma pessoa para outra e mudam com o tempo e incluem o seguinte:

Podemos resumir da seguinte forma os siinais e sintomas da anemia falciforme:

Complicações da anemia falciforme

A anemia falciforme pode causar várias complicações, incluindo:

Tratamento da anemia falciforme

Conheça o formulário nacional de medicamentos. Você vai enncontrar lá a lista de medicamentos para tratar anemia. LEIA AGORA

Os portadores de anemia falciforme precisam de acompanhamento médico constante. Quanto mais cedo começar, melhor será o prognóstico.

Apesar de não específico, em algumas situações, ele pode ser indicado para diminuir as crises dolorosas (hidroxiureia), isquemias cerebrais de repetição (terapia de transfusão regular), terapia da quelação de ferro para aqueles que recebem transfusões com frequência e acumulam ferro no organismo e, mais raramente, a troca de hemáceas (eritracitaferese).

A anemia falciforme pode ter cura através do transplante alogênico de medula óssea. O grande problema é que a maior parte dos pacientes não é candidata ao procedimento pelos critérios de elegibilidade ou por não ter doador compatível.

Leia mais em Mayo Clinic

Sair da versão mobile