Ícone do site Augusto Bene

Bronquite crônica: sintomas, causas e tratamento

caracterização da bronquite

A bronquite crônica pode ser definida como uma tosse crônica, com muco, que dura mais de 3 meses e ocorre em um período de 2 anos.

bronquite crônica

Na bronquite crônica, assim como nas doenças doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), há obstrução das vias aéreas que obstrui a passagem de ar.

Um corte histológico dessas vias aéreas revela uma mucosa pantanosa com secreção mucinosa excessiva, pus e proeminência de brônquios sobrepostos ao orifício das glândulas da mucosa brônquica.

Geralmente, o muco é produzido em resposta a sinais inflamatórios. Os principais mecanismos responsáveis ​​pelo excesso de muco na bronquite são:

A ocorrência de bronquite crônica na população em geral tem sido documentada de que ela varia de 3% a 7% em adultos saudáveis.

Sinais e sintomas

Este tipo de bronquite apresenta as vias aéreas cheios de muco espesso. Os pequenos cílios que normalmente expelem a fleuma dos pulmões encontram-se danificados.

A combinação desses dois fatos permite que tosse seja consistente, assim como leva a dificuldades da respiração.

No geral, os sinais de bronquite crônica podem incluir:

Os sintomas podem piorar no inverno, quando a umidade e a temperatura caem.

Causas da bronquite crônica

A hipersecreção de muco desenvolve-se como uma consequência de:

Esses fatores leva à superprodução de muco e hipersecreção por aumento da degranulação por elastase mediada por neutrófilos.

Que pode ser agravado pela dificuldade em eliminar secreções devido à:

Tratamento da bronquite crônica

O principal objetivo do tratamento da bronquite crônica é aliviar os sintomas, prevenir complicações e retardar a progressão da doença.

Os principais objetivos da terapia visam reduzir a superprodução de muco, controlar a inflamação e diminuir a tosse.

A base das intervenções farmacológicas são as seguintes:

Além dos tratamentos mencionados acima, a bronquite crônica pode ser tratada prevenindo-se dos gatilhos que a exacerbam ou mesmo fazer exercícios físicos.

Sair da versão mobile