Ícone do site Augusto Bene

Infecção bacteriana: sintomas, sinais e tratamento

infecção bacteriana

A infecção bacteriana é comum e seu efeito varia. Portanto, existem várias bactérias diferentes que podem causar doenças e você pode ficar exposto a elas de várias maneiras.

As infecções bacterianas têm um grande impacto na saúde pública. A doença pode ocorrer em qualquer local do corpo e ser causada pelo próprio organismo ou pela resposta do corpo à sua presença.

As bactérias são transmitidas aos humanos através do ar, água, alimentos ou vetores vivos. Os principais modos de transmissão da infecção bacteriana são contato, via aérea, gotículas, vetores e veicular.

Antes de avançarmos sobre sintomas da infecção bacteriana, lembremos do que é uma bactéria, como ela está organizada e sua classificação.

O que são bactérias?

As bactérias são organismos microscópicos (pequenos e que não se podem ver a olho nu) de uma única célula que vivem em quase todos os lugares. As bactérias vivem em todos os climas e locais da Terra.

Algumas estão no ar, enquanto outras vivem na água ou no solo. As bactérias vivem sobre e dentro de plantas, animais e pessoas.

A palavra “bactéria” tem uma conotação negativa, mas as bactérias realmente desempenham muitas funções vitais para os organismos e no meio ambiente. Por exemplo, as plantas precisam de bactérias no solo para crescer.

A grande maioria das bactérias é inofensiva para as pessoas e algumas são até benéficas. Portanto, no trato (tubo) gastrointestinal humano, as bactérias benéficas auxiliam na digestão e produzem vitaminas.

Elas também ajudam na imunidade, tornando o corpo menos hospitaleiro a bactérias nocivas e outros patógenos nocivos. Ao considerar todas as cepas de bactérias existentes, relativamente poucas são capazes de tornar as pessoas doentes.

Estrutura e classificação das bactérias

As bactérias são organismos procarióticos que carregam sua informação genética em uma molécula circular de DNA de fita dupla. Algumas espécies também contêm pequenos plasmídeos circulares de DNA adicional.

O citoplasma da célula contém ribossomos e há uma membrana celular e, em todas as espécies, exceto Mycoplasma , uma parede celular complexa. Externamente à parede celular, algumas bactérias têm cápsulas, flagelos ou pili.

estrutura das bactérias
Estrutura de uma bactéria

As bactérias normalmente se reproduzem por divisão binária. Sob as condições adequadas, algumas bactérias podem se dividir e se multiplicar rapidamente. Consequentemente, algumas infecções requerem apenas um pequeno número de organismos para causar uma infecção potencialmente devastadora.

As bactérias são classificadas como Gram-positivas ou Gram-negativas com base nas características de sua parede celular, conforme visto sob um microscópio após as colorações terem sido administradas, um procedimento chamado coloração de Gram, que foi desenvolvido em 1882 por Hans Christian Gram.

A maioria das bactérias, mas não todas, se enquadra em uma dessas duas categorias. Clinicamente, uma das principais diferenças entre organismos gram-positivos e gram-negativos é que as bactérias gram-negativas tendem a produzir uma endotoxina que pode causar destruição de tecidos, choque e morte. As duas classes de bactérias também diferem em suas suscetibilidades aos antibióticos.

Outras classificações das bactérias

As bactérias também podem ser classificadas com base em suas respostas de crescimento na presença e ausência de oxigênio. Bactérias aeróbicas, ou aeróbios, crescem na presença de oxigênio.

Obrigatórios aeróbios como Bordetella pertussis requerem oxigênio. Organismos facultativos podem crescer na presença ou ausência de oxigênio. Bactérias anaeróbias como os Clostridia são capazes de crescer na ausência de oxigênio e obrigam os anaeróbios a exigirem sua ausência.

Algumas bactérias não são classificadas como Gram-positivas ou Gram-negativas. Entre eles estão as micobactérias, das quais o Mycobacterium tuberculosis (causador da tuberculose) é o mais conhecido, que podem ser vistas ao microscópio por meio de uma coloração especial chamada coloração ácido-resistente; organismos que não adquirem a coloração de Gram, como as espiroquetas (que causam doenças como a sífilis e a doença de Lyme); e a Rickettsia (que causa a febre maculosa das Montanhas Rochosas e o tifo epidêmico).

O que é uma infecção bacteriana?

Uma infecção bacteriana é a proliferação de uma cepa de bactérias nocivas no corpo (parte externa ou interna do corpo). As bactérias podem infectar qualquer área do corpo. Assim, a Pneumonia , meningite e intoxicação alimentar são apenas algumas doenças que podem ser causadas por bactérias nocivas.

Sinais e sintomas de uma infecção bacteriana

Os sinais e sintomas de uma infecção bacteriana geralmente dependem de onde a infecção ocorre no corpo. No entanto, alguns dos sinais e sintomas gerais de infecção mais comuns incluem:

Sintomas localizados das infecções bacterianas

As infecções bacterianas podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas geralmente ocorrem perto de locais por onde as bactérias entraram no organismo.

As seções a seguir descrevem alguns dos sinais e sintomas mais comuns associados a infecções bacterianas em diferentes partes do corpo.

Infecções gastrointestinais

Embora diferentes espécies de bactérias causem sintomas ligeiramente diferentes, a maioria tende a causar vários dos seguintes:

Infecções do trato respiratório superior

O trato respiratório superior inclui as passagens nasais e os seios da face. Entretanto, os seios da face são uma rede de cavidades ocas dentro do crânio.

Às vezes, os seios da face podem ser infectados por bactérias ou vírus. Portanto, o termo médico para infecção e inflamação dos seios da face é sinusite .

Os sinais e sintomas comuns de sinusite incluem:

Infecções do trato respiratório inferior

O trato respiratório inferior consiste nas seguintes partes do corpo:

Uma das infecções pulmonares bacterianas mais comuns é a pneumonia bacteriana . Alguns sinais e sintomas potenciais de pneumonia incluem:

Infecções de ouvido

As infecções bacterianas podem ocorrer na parte interna, média ou externa da orelha. Entretanto, os sintomas de uma infecção no ouvido geralmente aparecem muito rapidamente e podem incluir:

Infecções de garganta

A bactéria Streptococcus do grupo A pode causar infecção bacteriana na garganta e nas amígdalas. Entretanto, outro termo para essa condição é faringite estreptocócica .

Os sintomas mais comuns de faringite estreptocócica incluem:

Infecção bacteriana na vagina

A vaginose bacteriana (VB) é uma infecção bacteriana da vagina. É uma condição vaginal comum em mulheres de 15 a 44 anos.

Os sinais e sintomas da vaginose bacteriana incluem:

Infecções sexualmente transmissíveis

Várias infecções sexualmente transmissíveis (DSTs) se desenvolvem devido a bactérias. A maioria das DSTs bacterianas pode infectar qualquer pessoa.

Algumas DSTs bacterianas comuns incluem:

Embora cada DST cause sintomas ligeiramente diferentes, a maioria pode causar o seguinte:

Infecção bacteriana da pele

A maioria das infecções cutâneas se desenvolve quando as bactérias entram no corpo através de fissuras na pele. Essas quebras podem ocorrer como resultado de incisões cirúrgicas ou ferimentos, como cortes, arranhões e queimaduras .

Duas infecções cutâneas comuns são celulite e impetigo.

Celulite

A celulite é uma infecção cutânea comum em que as bactérias infectam as camadas mais profundas da pele. Normalmente afeta um dos membros.

Alguns sinais e sintomas de celulite incluem:

Impetigo

O impetigo é outra infecção bacteriana cutânea comum. Geralmente afeta o rosto e as mãos, mas também pode afetar outras partes do corpo.

O impetigo causa feridas com coceira e rubor que vazam um líquido claro. Ao longo de vários dias, as feridas formam crostas para formar crostas cor de mel.

Outros possíveis sinais e sintomas de impetigo incluem:

Infecção bacteriana do trato urinário

As infecções do trato urinário (ITUs) são infecções bacterianas que se desenvolvem em algum lugar do sistema urinário.

Essas infecções afetam cerca de 60% das mulheres e 12% dos homens pelo menos uma vez na vida. Portanto, os sinais e sintomas de uma UTI incluem:

Uma ITU que afeta os rins podendo causar sintomas adicionais, como:

Infecções do cérebro e da medula espinhal

Meningite meningocócica é o termo médico para uma infecção bacteriana do revestimento do cérebro e da medula espinhal. Portanto, é uma condição com risco de vida que requer tratamento médico urgente.

Os sinais e sintomas de meningite incluem:

Alguns possíveis sintomas de meningite em crianças e bebês incluem:

Infecção bacteriana do sangue

Qualquer infecção bacteriana grave ou não tratada pode desencadear uma resposta imune exagerada chamada sepse. Assim, essa condição pode causar danos aos tecidos, falência de órgãos e morte.

Alguns sinais e sintomas de sepse incluem:

Bactéria vs. Vírus

Bactérias e vírus são diferentes tipos de patógenos, organismos que podem causar doenças. As bactérias são maiores do que os vírus e são capazes de se reproduzir por conta própria. Portanto, os vírus são muito menores do que as bactérias e não podem se reproduzir por conta própria.

Em vez disso, os vírus se reproduzem infectando um hospedeiro e usando os sistemas de reparo e replicação do DNA do hospedeiro para fazer cópias de si mesmo.

Os sintomas de uma infecção bacteriana ou viral dependem da área do corpo afetada. Às vezes, os sintomas dos dois podem ser muito semelhantes. Por exemplo, coriza, tosse , dor de cabeça e fadiga podem ocorrer com o resfriado comum (vírus) e com uma infecção sinusal (bactérias).

O médico pode usar a presença de outros sintomas (como febre ou dores no corpo), a duração da doença e alguns testes de laboratório para determinar se a doença é causada por um vírus, bactéria ou algum outro patógeno ou processo de doença.

Tratamentos da infecção bacteriana

A maioria das infecções bacterianas requer tratamento com antibióticos. Portanto, o tipo de antibiótico que um médico prescreve para uma infecção bacteriana específica geralmente depende de:

Os antibióticos estão disponíveis em várias formas. Uma pessoa pode tomá-los por via oral na forma de pílulas ou aplicá-los topicamente na forma de cremes ou pomadas.

Se uma pessoa tiver uma infecção bacteriana grave, ela pode precisar de antibióticos intravenosos.

Referências

Sair da versão mobile