Ícone do site Augusto Bene

Rins: estrutura, funções e condições

o que é um rim? qual é sua estrutura e função? Quais doenças podem afetar o rim?

Os rins são órgãos do corpo humano com a principal função de excreção. Neles são formadas a urina por meio da filtração do sangue. Os rins têm a forma de feijão, ao todo são dois, cada um do tamanho de um punho. Eles estão localizados na parte traseira da cavidade abdominal em ambos os lados da coluna vertebral.

Cada rim normalmente pesa cerca de de 141.748 gramas, mas recebem cerca de 20% do fluxo sanguíneo que vem do coração.

A urina produzida por cada rim é drenada para a bexiga (localizada na região pélvica) através de um ureter. Por sua vez, a bexiga é esvaziada por uma única uretra, que sai do corpo.

rins e suas funções
Estrutura do sistema urinário

Estrutura dos rins

Cada rim tem cerca de 1 milhão de nefrônios, as unidades funcionais do rim. Cada nefrônio é composto por um túbulo que começa na camada externa do rim e, eventualmente, une outros túbulos para esvaziar o ureter. O túbulo possui vários segmentos funcionais:

  1. O túbulo começa a cápsula de Bowman, que é onde a água e os solutos entram inicialmente no túbulo pela corrente sanguínea. Este processo é conhecido como filtração. A estrutura composta pela cápsula de Bowman e pelos capilares associados é denominada corpúsculo renal.
  2. Da cápsula de Bowman, o fluido tubular flui em direção ao túbulo proximal, que permanece na camada externa (córtex) do rim. O túbulo proximal é o principal local de reabsorção da água e dos solutos em proporções iguais do fluido tubular filtrado.
  3. Em seguida, o túbulo mergulha na alça de Henle, que desce em direção ao centro do rim (medula) e depois volta ao córtex. A alça de Henle também é um importante local de reabsorção, mas, diferentemente do túbulo proximal, proporcionalmente mais soluto do que a água é reabsorvida, de modo que o fluido tubular é diluído em relação ao plasma no final deste segmento.
  4. O próximo segmento é o túbulo distal, que, como o túbulo proximal, permanece no córtex. Tanto a reabsorção quanto a secreção ocorrem nesse segmento, onde as concentrações de sódio e potássio (e outros eletrólitos) e o pH do líquido tubular são ajustados para garantir a homeostase.
  5. O segmento final do nefrônio é o ducto coletor, onde vários túbulos se juntam e descem em direção ao centro do rim, onde o ureter coleta o restante fluido tubular como urina. O ducto coletor é um importante local de regulação do balanço hídrico, onde a água adicional pode ser reabsorvida do fluido tubular, dependendo do estado de hidratação do corpo.
  • estrutura do nefrônio

Ao redor de cada túbulo existe um complexo sistema de vasos sanguíneos que trocam água e solutos com o túbulo. Este sistema é especial porque o sangue deve passar por dois leitos capilares.

A partir daí, o sangue passa para um conjunto de capilares peritubulares, que seguem o restante do túbulo e são o local de mais trocas de água e solutos entre o plasma e o fluido tubular.

Função

O principal papel dos rins é manter a homeostase. Isso significa que eles gerenciam os níveis de fluidos, o equilíbrio eletrolítico e outros fatores que mantêm o ambiente interno do corpo consistente e confortável.

A seguir detalhamos as funções dos rins:

Sintomas de um problema de rim

As condições renais podem causar uma variedade de sintomas. Alguns comuns incluem:

Se você notar algum destes sintomas, entre em contato com seu médico. Dependendo dos sintomas, eles podem fazer alguns testes de função renal para fazer um diagnóstico.

Algumas doenças dos rins

Por causa de todas as funções vitais que os rins desempenham e das toxinas que encontram, os rins são suscetíveis a vários problemas. Algumas dessas condições incluem:

Sair da versão mobile