Ícone do site Augusto Bene

Câncer do colo do útero: causas, sintomas e tratamento

cancer do colo do útero

O câncer do colo do útero começa no colo do útero da mulher, que é a parte mais estreita e estreita do útero. O útero mantém o feto em crescimento durante a gravidez. O colo do útero liga a parte inferior do útero à vagina e, com a vagina, forma o canal do parto.

O câncer do colo do útero começa quando as células saudáveis ​​na superfície do colo do útero mudam e crescem fora de controle, formando uma massa chamada tumor.

Um tumor pode ser canceroso ou benigno. Um tumor canceroso é maligno, o que significa que pode se espalhar para outras partes do corpo. Um tumor benigno significa que o tumor não se espalhará.

Início (causas) do câncer do colo do útero

Conheça um remédio antitumoral que pode causar câncer. LEIA AQUI

No início, as alterações em uma célula são anormais, não cancerosas.

Pesquisadores acreditam, no entanto, que algumas dessas mudanças anormais são o primeiro passo em uma série de mudanças lentas que podem levar ao câncer.

Algumas das células anormais desaparecem sem tratamento, mas outras podem se tornar cancerosas. Esta fase da doença é chamada displasia, que é um crescimento anormal das células.

As células anormais, às vezes chamadas de tecido pré-canceroso, precisam ser removidas para evitar o desenvolvimento do câncer.

Se as células pré-cancerosas se transformam em células cancerígenas e se espalharem mais profundamente no colo do útero ou em outros tecidos e órgãos, então a doença é chamada de câncer do colo do útero.

Fatores de risco

Tipos de câncer do colo uterino

Conheça os diferentes tipos de cânceres, no geral. Clique aqui

Existem dois tipos principais de câncer do colo do útero, nomeado para o tipo de célula onde o câncer começou. Outros tipos de câncer do colo do útero são raros.

As células escamosas e glandulares se encontram na abertura do colo do útero na “junção escamo-colunar”, que é o local no qual a maioria dos cânceres cervicais surgem.

Sinais e sintomas do câncer

A maioria das mulheres não apresenta sinais ou sintomas de pré-câncer. Em muitas mulheres com câncer de colo do útero em estágio inicial, os sintomas são tipicamente vistos.

Em mulheres com câncer avançado e metastático, os sintomas podem ser mais graves, dependendo dos tecidos e órgãos aos quais a doença se espalhou.

A causa de um sintoma pode ser uma condição médica diferente que não é câncer, e é por isso que as mulheres precisam procurar atendimento médico se tiverem um novo sintoma que não desaparece.

Qualquer um dos seguintes pode ser sinais ou sintomas de câncer:

Qualquer um desses sintomas deve ser relatado ao seu médico. Se esses sintomas aparecerem, é importante conversar com seu médico sobre eles, mesmo que pareçam ser sintomas de outras condições menos graves.

Quanto mais cedo as células pré-cancerosas ou câncer for encontrado e tratado, maior a chance de que o câncer possa ser prevenido ou curado.

Tratamento do câncer

O tratamento do câncer do colo do útero depende de vários fatores, incluindo o tipo e o estágio do câncer, os possíveis efeitos colaterais e as preferências da mulher e a saúde geral.

Seu plano de cuidados também pode incluir tratamento para sintomas e efeitos colaterais, uma parte importante do tratamento do câncer.

Passamos a citar algumas formas de tratamento:

Conheça um nova droga que promete tratar vários tipos de cânnceres. LEIA Clicando AQUI

As mulheres com câncer cervical podem ter dúvidas sobre se ou como seu tratamento pode afetar sua função sexual e a capacidade de ter filhos, chamada fertilidade, e esses tópicos devem ser discutidos com a equipe de saúde antes do início do tratamento.

Uma mulher que está grávida deve conversar com seu médico sobre como os tratamentos podem afetar tanto ela quanto o feto. O tratamento pode ser adiado até depois do nascimento do bebê.

Sair da versão mobile