Diferenças entre o HIV-1 e HIV-2

Saúde
Views: 347

O HIV é um vírus que enfraquece o sistema imunológico. Existem dois tipos principais deste vírus: HIV-1 e HIV-2. O HIV-1 e o HIV-2 são geneticamente diferentes, mas têm efeitos semelhantes no corpo de uma pessoa.

Ambos os tipos de HIV levam a condições de doença a longo prazo, mas administráveis. Com um tratamento eficaz, as pessoas com HIV podem viver vidas longas e saudáveis.

Compreender os diferentes tipos de HIV ajuda a aumentar a conscientização da condição. Neste artigo, exploramos as diferenças e semelhanças entre o HIV-1 e o HIV-2.

Geografia e Genética

O HIV-1 é o tipo mais comum de HIV e ocorre em todo o mundo. De acordo com a entidade beneficente de conscientização sobre o HIV, Avert , cerca de 95% das pessoas que vivem com o HIV têm HIV-1.

O HIV-2 está presente principalmente na África Ocidental, mas está lentamente começando a aparecer em outras regiões, incluindo os Estados Unidos, a Europa e a Índia.

Embora o HIV-1 e o HIV-2 sejam ambos retrovírus que podem ter efeitos semelhantes no corpo humano, eles são geneticamente distintos. Um estudo de 2008 revelou que os genomas dos dois vírus tinham apenas uma identidade de sequência de 55 por cento.

Isso significa que nem todos os testes e tratamentos funcionam para os dois tipos de HIV.

HIV está matar muita gente em Gaza. LEIA AGORA

Transmissão

O HIV-2 é mais difícil de ser transmitido em relação ao HIV-1. De acordo com uma revisão de 2013 , o modo mais comum de transmissão do HIV-2 é o sexo heterossexual. No entanto, as taxas de transmissão heterossexual do HIV-2 são cinco a 10 vezes inferiores às do HIV-1.

Entre mães e bebês, as taxas de transmissão do HIV-2 são 20 a 30 vezes menores que as do HIV-1.

Uma pessoa pode contrair qualquer tipo de HIV através do contato direto com fluidos corporais que contenham o vírus, incluindo:

  • sangue
  • fluido sexual
  • leite materno

Fatores de risco para a transmissão do HIV-1 e HIV-2 incluem sexo sem camisinha e compartilhamento de agulhas ou seringas.

No entanto, há pouco risco de transmissão do HIV através do sexo, se uma pessoa toma os medicamentos para o HIV corretamente e é capaz de manter uma carga viral indetectável. Isso também pode reduzir significativamente o risco de transmissão de mãe para filho.

Diagnóstico

As diferenças genéticas entre o HIV-1 e o HIV-2 significam que se uma pessoa fizer um teste para o HIV-1, pode não detectar o HIV-2. Para pessoas com risco aumentado de HIV-2, um profissional de saúde também pode testar anticorpos ou antígenos do HIV-2.

Tratamento do HIV-1 e HIV-2

Para tratar o HIV, um profissional de saúde geralmente prescreve uma combinação de vários medicamentos chamada terapia antirretroviral.

Tomar esses medicamentos diariamente, conforme eles instruem, pode retardar a progressão do HIV, prevenir a transmissão e ajudar a proteger o sistema imunológico.

Por causa das diferenças genéticas, um profissional de saúde pode prescrever diferentes combinações de medicamentos para o tratamento do HIV-1 e do HIV-2.

O HIV-2 é menos responsivo a certos medicamentos que podem tratar o HIV-1. Esses incluem:

  • inibidores da transcriptase reversa não nucleósidos
  • enfuvirtide

Embora um profissional de saúde possa prescrever diferentes combinações de medicamentos, eles ainda monitoram o progresso de uma pessoa da mesma maneira. Isto inclui a verificação da carga viral e contagem de células CD4, bem como a procura de outras melhorias clínicas.

Carga viral

As pessoas com HIV-2 tendem a ter uma carga viral mais baixa , ou quanto do vírus está no sangue, do que as pessoas com HIV-1. Juntamente com a contagem de células CD4, que é uma maneira de determinar o quão saudável é o sistema imunológico, a carga viral informa a um profissional de saúde o quanto o tratamento de uma pessoa está funcionando.

Seguimento

Se não for tratada, o HIV-1 e o HIV-2 enfraquecem o sistema imunológico de uma pessoa, deixando-a mais vulnerável a outras infecções e doenças. No entanto, o HIV-2 tende a se desenvolver mais lentamente do que o HIV-1.

De acordo com uma revisão de 2011 , as pessoas com HIV-2 podem ter um período mais longo sem sintomas do que as pessoas com HIV-1, e a taxa de progressão para o estágio 3 do HIV é mais lenta. O HIV-2 também tem uma taxa de mortalidade menor que o HIV-1.

Embora atualmente não exista cura para nenhum dos tipos de HIV, o desenvolvimento de tratamentos efetivos significa que as pessoas com HIV podem ter uma vida longa e saudável.

Resumo

O HIV-1 e o HIV-2 são os dois principais tipos do vírus HIV. A maioria das pessoas vivendo com HIV tem HIV-1.

Ambos os tipos de HIV enfraquecem o sistema imunológico, mas o HIV-2 tende a se desenvolver mais lentamente e é menos fácil para as pessoas transmitirem do que o HIV-1.

Diferenças genéticas entre os dois vírus significam que existem algumas diferenças em como os profissionais de saúde diagnosticam e tratam esses vírus

Maconha pode ser risco para quem tem doença cardíaca
Tratamento do HIV: saiba tudo sobre HAART

Revisado por:

Sair da versão mobile