Lúpus: tipos, sintomas e causas

Coração e sistema circulatórioSaúde
Views: 220

A lúpus é uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico do organismo se torna hiperativo e ataca tecidos saudáveis ​​e normais.

A inflamação causada pela lúpus pode afetar muitos sistemas corporais diferentes – incluindo articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.

A lúpus não é uma doença contagiosa. Uma pessoa não pode transmiti-la sexualmente ou de qualquer outra maneira para outra pessoa.

No entanto, em casos raros, mulheres com esta doença autoimune podem dar à luz crianças com a doença – chamado de lúpus neonatal.

Tipos de lúpus

Existem diferentes tipos de lúpus. A seguir descrevemos alguns deles.

Lúpus eritematoso sistêmico (LES)

A LES é o tipo mais familiar, é uma condição sistêmica. Isso significa que tem um impacto por todo o corpo. É mais grave do que outros tipos, porque pode afetar qualquer órgão ou sistema de órgãos. Pode causar inflamação na pele, articulações, pulmões, rins, sangue, coração ou uma combinação destes.

Essa condição normalmente passa por ciclos. Nos momentos de remissão, a pessoa não apresenta sintomas. Durante uma crise, a doença está ativa e os sintomas aparecem.

Lúpus eritematoso discóide (LED)

A LED é também conhecida como lúpus cutâneo. Os sintomas da LED afetam apenas a pele. Uma erupção cutânea aparece no rosto, pescoço e couro cabeludo.

As áreas elevadas podem tornar-se espessas e escamosas, podendo resultar em cicatrizes. A erupção cutânea pode durar de alguns dias a vários anos e pode se repetir.

Lúpus eritematoso cutâneo subagudo

A LECS refere-se a lesões na pele que aparecem em partes do corpo expostas ao sol. As lesões não causam cicatrizes.

Lúpus induzido por drogas (LID)

Em cerca de 10% das pessoas com LID, os sintomas ocorrem devido a uma reação a certos medicamentos prescritos. Estes incluem alguns dos medicamentos que as pessoas usam para tratar convulsões e pressão alta, medicamentos para a tireóide, antibióticos, antifúngicos e pílulas anticoncepcionais orais.

Lúpus neonatal

A maioria dos bebês nascidos de mães com lúpus é saudável. No entanto, cerca de 1% das mulheres com autoanticorpos relacionados a doença terão um bebê com lúpus neonatal. No nascimento, os bebês com esta doença autoimune podem apresentar erupção cutânea, problemas no fígado e baixa contagem sanguínea.

Cerca de 10% deles terão anemia. As lesões geralmente desaparecem após algumas semanas. No entanto, algumas crianças têm um bloqueio cardíaco congênito, no qual o coração não pode regular uma ação de bombeamento normal e rítmica. O bebê pode precisar de um marcapasso. Esta pode ser uma condição com risco de vida.

Sintomas

Os sintomas da lúpus diferem de uma pessoa para outra. Algumas pessoas têm apenas alguns sintomas, enquanto outras têm muitos. Além disso, existem muitos sintomas diferentes desta doença autoimune, porque a doença pode afetar qualquer parte do corpo. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Articulações (artralgia)
  • Febre inexplicável
  • Articulações inchadas (artrite)
  • Fadiga prolongada ou extrema
  • Erupção cutânea
  • Inchaço do tornozelo e acúmulo de líquidos
  • Dor no peito ao respirar profundamente (pleurisia)
  • Uma erupção cutânea em forma de borboleta nas bochechas e nariz
  • Perda de cabelo
  • Sensibilidade ao sol e / ou outra luz
  • Convulsões
  • Feridas na boca ou no nariz
  • Dedos pálidos ou roxos de frio ou estresse (fenômeno de Raynaud)

Efeito em outros sistemas do corpo

Esta doença autoimune também pode afetar os seguintes sistemas:

Rins: a inflamação dos rins (nefrite) pode dificultar a remoção eficaz de resíduos e outras toxinas pelo organismo. Cerca de 1 em cada 3 pessoas com lúpus terá problemas renais.

Pulmões: algumas pessoas desenvolvem pleurite, uma inflamação do revestimento da cavidade torácica que causa dor no peito, principalmente com a respiração. Pneumonia pode se desenvolver.

Sistema nervoso central: o esta condição às vezes pode afetar o cérebro ou o sistema nervoso central. Os sintomas incluem dores de cabeça, tontura, depressão, distúrbios de memória, problemas de visão, convulsões, derrame ou alterações de comportamento.

Vasos sanguíneos: Vasculite, ou inflamação dos vasos sanguíneos, pode ocorrer. Isso pode afetar a circulação.

Sangue: O lúpus pode causar anemia, leucopenia (um número reduzido de glóbulos brancos) ou trombocitopenia (uma diminuição no número de plaquetas no sangue, que auxiliam na coagulação).

Coração: Se a inflamação afeta o coração, pode resultar em miocardite e endocardite. Também pode afetar a membrana que circunda o coração, causando pericardite. Podem ocorrer dor no peito ou outros sintomas. A endocardite pode danificar as válvulas cardíacas, causando espessamento e desenvolvimento da superfície da válvula. Isso pode resultar em crescimentos que podem levar a sopros cardíacos.

Infecção: A infecção se torna mais provável porque a lúpus e seus tratamentos enfraquecem o sistema imunológico. As infecções comuns incluem infecções do trato urinário , infecções respiratórias, infecções fúngicas, salmonelas, herpes e herpes zoster .

Morte do tecido ósseo: ocorre quando há um suprimento sanguíneo baixo para um osso. Pequenas quebras podem se desenvolver no osso. Eventualmente, o osso pode entrar em colapso. Afeta mais comumente a articulação do quadril.

Complicações na gravidez: mulheres com lúpus têm maior risco de perda de gravidez, parto prematuro e pré – eclâmpsia , uma condição que inclui pressão alta. Para reduzir o risco dessas complicações, os médicos geralmente recomendam o adiamento da gravidez até que o lúpus esteja sob controle por pelo menos 6 meses.

Causas

A lúpus, como enfermidade autoimune, ocorre quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis ​​no corpo. É provável que ela resulte de uma combinação da hereditariedade genética e o meio ambiente.

Parece que pessoas com uma predisposição herdada podem desenvolver a doença quando entram em contato com algo no ambiente. A causa da lúpus, na maioria dos casos, é desconhecida. Alguns gatilhos em potencial incluem:

  • Luz solar. A exposição ao sol pode causar lesões na pele ou desencadear uma resposta interna em pessoas suscetíveis.
  • Infecções. Ter uma infecção pode iniciar a doença ou causar uma recaída em algumas pessoas.
  • Medicamentos. As pessoas que têm lúpus induzido por drogas geralmente melhoram quando param de tomar o medicamento. Raramente, os sintomas podem persistir mesmo após a interrupção do medicamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Imunodeficiência: o que é, tipos e tratamento
Hiperplasia prostática benigna (HPB): sinais, causas e tratamento

Revisado por:

Sair da versão mobile