Psoríase na unha (ungueal): fotos, sintomas e tratamento

Saúde
Views: 42

A psoríase na unha, ou também conhecida como ungueal, é decorrente da psoríase que envolve a matriz ou leito ungueal, resultando em alterações clínicas específicas e inespecíficas na unha.

A psoríase é uma doença sistêmica multifatorial que inclui inflamação e hiperproliferação epidérmica. É caracterizada por manchas avermelhadas, frequentemente acompanhadas por escamas branco-prateadas de células mortas da pele. Ela não é contagiosa.

A psoríase é uma doença sistêmica multifatorial que inclui inflamação e hiperproliferação epidérmica.

A unha consiste na lâmina ungueal, uma estrutura de queratina (pigmento da pele) sem tecido vivo e quatro tecidos epiteliais distintos: a matriz ungueal, o leito ungueal, bem como o hiponíquio e o perioníquio.

estrutura da unha
Estrutura da unha

Os efeitos da psoríase na matriz ungueal envolvem alterações na lâmina ungueal, como depressões cupuliformes, também conhecidas como cavidades, leuconíquia, manchas vermelhas na lúnula e desintegração.

Os efeitos no leito ungueal incluem onicólise, manchas em gotas de óleo ou salmão, discromias, hemorragia em estilhaços e hiperqueratose no leito ungueal. Como a psoríase ungueal é semelhante à observada no dorso dos dedos, a condição é considerada uma extensão cutânea de lesões nos dedos.

Fotos da psoríase na unha

Sintomas de psoríase ungueal

A psoríase ungueal pode causar vários sintomas diferentes:

  • Corrosão ou escavação: neste caso, psoríase na unha faz com que a lâmina ungueal perca células, resultando em pequenas covas nas unhas dos pés. O número de covas varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem ter apenas uma única cavidade em cada unha, enquanto outras têm dezenas de cavidades. Além disso, eles podem ser rasos ou profundos.
  • Separação do leito ungueal: às vezes, sua unha pode se separar do leito ungueal. Essa separação é também conhecida como onicólise. Ele deixa um espaço vazio sob sua unha. Se você tem psoríase ungueal, pode primeiro notar uma mancha branca ou amarela na ponta da unha. A cor irá eventualmente descer até a cutícula. As bactérias podem entrar no espaço sob a unha e causar infecção, que pode tornar toda a unha de uma cor escura.
  • Mudanças na forma ou espessura das unhas. Além da corrosão, você pode notar outras mudanças na textura das unhas. A psoríase pode causar a formação de linhas chamadas linhas de Beau nas unhas. A fraqueza das estruturas que suportam as unhas pode fazer com que elas se desintegrem. As unhas também podem ficar mais grossas devido a uma infecção fúngica chamada onicomicose, comum em pessoas com psoríase.
  • Unhas descoloridas. A cor da sua unha também pode mudar. Você pode ver uma mancha vermelho-amarelada no leito ungueal. Parece uma gota de óleo sob a lâmina ungueal, daí o seu nome: mancha de gota de óleo. Suas unhas dos pés ou unhas também podem ficar com uma cor amarelo-marrom. As unhas esfareladas muitas vezes ficam brancas.

Quem contrai psoríase na unha?

A psoríase na unha afeta aproximadamente 90% dos pacientes com psoríase crônica em placas em algum momento de suas vidas. É mais comum em adultos com prevalência de até 80%, em comparação com crianças nas quais foi relatado em 7–13%.

Na ausência de doença cutânea ou articular, a doença ungueal psoriásica foi descrita em 5–10% dos adultos. A doença ungueal psoriásica pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de artrite psoriática e costuma estar associada à psoríase cutânea grave e prolongada.

A psoríase ungueal pode afetar todas as raças e grupos etários, e ambos os sexos, embora uma predominância masculina tenha sido relatada em uma grande série de casos.

Tratamentos para psoríase na unha

A psoríase ungueal pode ser difícil de tratar porque a psoríase afeta as unhas conforme ela cresce. As opções de tratamento incluem:

Medicamentos tópicos

Os corticosteroides tópicos são um tratamento comum para a psoríase ungueal. Eles estão disponíveis como:

  • pomadas
  • cremes
  • emulsões
  • esmaltes de unha

Normalmente, você os aplicará uma ou duas vezes ao dia.

Calcipotriol, calcipotrieno e calcitriol são versões artificiais da vitamina D. Eles ajudam a reduzir a inflamação e a retardar a produção excessiva de células da pele. Esses medicamentos podem aliviar a espessura das unhas, reduzindo o acúmulo de células sob as unhas.

O tazaroteno é um retinóide tópico, um medicamento feito de vitamina A. Pode ajudar com a descoloração das unhas, corrosão e separação.

Os hidratantes não tratam a psoríase das unhas, mas podem aliviar a coceira e a vermelhidão e ajudar a cicatrizar a pele ao redor das unhas.

Medicamentos para todo corpo

Alguns medicamentos em forma de líquido, pílula ou injetáveis, como ciclosporina, metotrexato, apremilaste e retinóides, podem ser usados para todo o corpo. Eles atuam ajudam a limpar a pele e as unhas e são indicados para psoríase moderada a grave.

Outros medicamentos como adalimumabe, etanercepte e infliximabe reduzem a resposta imune hiperativa que causa a psoríase. Eles são normalmente reservados para psoríase que não respondeu a outros tratamentos.

Os medicamentos antifúngicos orais tratam as infecções fúngicas causadas pela psoríase das unhas.

Fototerapia para psoríase na unha

A luz ultravioleta (UV) retarda o crescimento das células da pele. A fototerapia expõe áreas da pele afetadas pela psoríase a raios ultravioleta (UV) do sol, uma unidade de fototerapia em uma clínica ou em casa ou a um laser.

Tratamento a laser

A terapia a laser pode ser útil para a psoríase ungueal. O tipo de laser usado na psoríase ungueal é chamado laser de corante pulsado (PDL). Ele age direcionando os vasos sanguíneos sob a pele com um feixe de luz e parece reduzir a gravidade da psoríase ungueal.

Tratamentos caseiros para psoríase na unha

Alguns remédios naturais podem aliviar os sintomas da psoríase na unha, incluindo:

  • açafrão
  • capsaicina
  • Sal do mar morto
  • babosa

Mas, para a psoríase ungueal, as opções alternativas de tratamento são mais limitadas.

Um remédio à base de ervas que demonstrou benefícios para a psoríase das unhas é o índigo naturalis, um remédio fitoterápico chinês que vem da mesma planta usada para fazer a tintura azul.

Além da medicação, experimente estas dicas para prevenir crises:

    • Mantenha as unhas curtas para evitar ferimentos ou levantá-las da base. Aparar as unhas regularmente também evitará que o acúmulo embaixo delas.
    • Não morda ou cutuque as unhas, nem empurre as cutículas para trás. Lesões na pele podem desencadear crises de psoríase (ou o Koebner).
    • Use luvas de proteção ao fazer jardinagem ou praticar esportes e ao lavar pratos ou trabalhar com as mãos na água.
    • Mantenha suas unhas limpas para prevenir infecções.
    • Use um creme hidratante nas unhas e cutículas. Isso pode ajudar a prevenir unhas quebradas ou quebradiças.
    • Evite limpar as unhas com uma escova de unhas ou um objeto pontiagudo. Isso ajudará a prevenir a separação das unhas.

Como esconder a psoríase na unha?

Se você se sentir constrangido com relação à psoríase ungueal, você pode fazer alguns tratamentos cosméticos como lixamento, polimento e esmalte para melhorar a aparência das unhas durante a cicatrização. Evite unhas postiças, pois podem aumentar o risco de sua unha se separar do leito.

Quando ver um medico?

As pessoas com psoríase devem consultar um dermatologista para diagnóstico e tratamento. Se você já foi diagnosticado, marque uma consulta com seu médico se:

    • seus sintomas estão piorando ou estão incomodando você
    • o tratamento que você está fazendo não está ajudando
    • você quer tentar uma nova terapia ou remédio alternativo
Tipos de miopatias, causas e sintomas
Tratamento para leucemia

Revisado por:

Sair da versão mobile