Ícone do site Augusto Bene

Quisto renal: sintomas, causas e tratamento

Quisto renal, também conhecido como cisto no rim, é uma bolsa envolvida por uma membrana com líquido no seu interior, por outras palavras, são bolhas que crescem no rim. No entanto, se o conteúdo interno desta bolha for pus, designa-se de abcesso e não de quisto.

quisto renal ou cisto no rim
Rim com quisto

Os quistos renais podem estar associados a distúrbios (doenças) graves que podem prejudicar a função renal. Mas, mais comumente eles são do tipo simples – conhecidos como quistos não cancerosos – que raramente causam complicações.

Diferentemente do quisto simples, a doença renal policística é uma condição genética que pode causar numerosos quistos, aumentar os rins e afetar a função renal. No caso de doença renal adquirida, os rins desenvolvem quistos como resultado de danos a longo prazo causados ​​por doença renal ou diálise.

A doença renal cística adquirida é diferente da doença renal policística, porque não é genética, mas ocorre como resultado de outros problemas renais. Os quistos causados ​​pela doença renal cística adquirida podem não exigir tratamento, mas a causa subjacente exigirá.

Sintomas do quisto renal

Quistos renais simples geralmente não causam sintomas. De fato, a maioria das pessoas que os possui não sabe que os têm. Os quistos se tornam um problema se eles se romperem e começarem a sangrar, se infectarem ou crescerem tanto até empurrar outros órgãos dentro do abdômen.

Quando um simples cisto no rim causa sintomas, estes podem incluir:

Dependendo de onde o cisto está localizado, ele pode afetar o funcionamento do rim. Também pode levar a um tipo de pressão alta, principalmente se ele impedir o rim de filtrar fluido extra do sangue.

Causas

Não está claro sobre o que causa quistos renais simples. Uma teoria sugere que os quistos renais se desenvolvem quando a camada superficial do rim enfraquece e forma uma bolsa (divertículo). A bolsa então se enche de líquido, se desprende e se transforma em quisto.

Fatores de risco

Além do envelhecimento, não existem fatores de risco reais para o desenvolvimento de quisto renal simples. Curiosamente, fatores de dieta e estilo de vida não parecem afetar o risco de desenvolver esses quistos.

Cisto no rim simples são bastante comuns à medida que as pessoas envelhecem. De fato, até 25% dos adultos acima de 40 anos e metade dos acima de 50 anos desenvolvem quistos renais simples em algum momento.

Além disso, os homens podem ter um pouco mais probabilidade de desenvolver cistos renais simples do que as mulheres.

Tratamento do cisto no rim

A maioria dos quistos renais simples não precisa de tratamento além do monitoramento periódico.

Os quistos nos rins que causam sintomas podem exigir tratamento, principalmente se bloquearem o fluxo de urina ou sangue pelos rins. Nesses casos, o médico pode recomendar a drenagem do quisto, usando um procedimento chamado escleroterapia.

Durante a escleroterapia, um médico usa ultrassom para guiar uma agulha ao quisto. O saco de líquido é então perfurado com a agulha e drenado.

Em seguida, o médico injetará uma solução salina na área para endurecer o tecido circundante e impedir a formação de outro quisto. O procedimento é realizado com anestesia local e em nível ambulatorial.

Em casos raros de um quisto muito grande, a cirurgia pode ser necessária para drenar ou remover o crescimento. Normalmente, isso é feito com uma pequena ferramenta que possui luz e câmera em uma extremidade, permitindo que o cirurgião mantenha a incisão pequena.

A remoção do cisto no rim geralmente é realizada em um hospital sob anestesia geral.

No caso de um quisto infectado, a antibioticoterapia pode ser iniciada antes de qualquer outro tratamento.

Complicações

O quisto renal pode ocasionalmente levar a complicações, incluindo:

Sair da versão mobile