Ícone do site Augusto Bene

Ansiedade: sintomas, causas e tratamento

ansiedade não é frescura

Ansiedade não é frescura, ela é um sentimento de medo, pavor e inquietação. Os seus sintomas podem incluir suar, ficar inquieto e tenso e ter batimento cardíaco acelerado. Pode ser uma reação normal ou um transtorno, que pode precisar de um remédio para ansiedade que inclui antidepressivos e psicoterapia.

Há vezes em que você pode ficar ansioso ao se deparar com um problema difícil no trabalho, antes de fazer um teste ou antes de tomar uma decisão importante. Isso pode ajudá-lo a enfrentar.

Na verdade, a ansiedade pode lhe dar um impulso de energia ou ajudá-lo a se concentrar. Mas para pessoas com transtornos de ansiedade, o medo não é temporário e pode ser opressor.

Pessoas com esses transtornos apresentam ansiedade que não passa e que pode piorar com o tempo. Na verdade, os sintomas podem interferir nas atividades diárias, como desempenho no trabalho, trabalhos escolares e relacionamentos.

Sintomas

Os sinais e sintomas de ansiedade comuns incluem:

Usar cafeína, outras substâncias e certos medicamentos podem piorar os sintomas. Para mais sinais e sintomas, veja nos tipos de transtornos abaixo.

Quais são os tipos de transtornos de ansiedade?

fobia de aranha
Uma moça com fobia de aranha

Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, por exemplo:

Causas

As causas dos transtornos de ansiedade não são totalmente compreendidas. As experiências de vida, como eventos traumáticos, parecem desencadear transtornos de ansiedade em pessoas que já são propensas à ansiedade. Por outro lado, alguns traços herdados também podem ser um fator.

Além disso, é possível que a ansiedade seja causada por algum problema de saúde. Por isso que, para algumas pessoas, os sinais e sintomas de ansiedade são os primeiros indicadores de uma determinada doença.

Exemplos de problemas saúde que podem estar ligados à ansiedade incluem:

Remédio para ansiedade

Os principais tratamentos para transtorno da ansiedade são psicoterapia e medicamentos ou a combinação dos dois. Abaixo descrevemos melhor:

Atenção: Alguns dos possíveis efeitos colaterais do uso desses medicamentos podem ser graves e incluem: rigidez muscular, movimento lento e tremores involuntários (conhecidos como sintomas extrapiramidais, alguns dos quais podem ser permanentes), ganho de peso substancial, risco aumentado de diabetes tipo 2 e colesterol elevado níveis. A maioria das pessoas que começa a tomar um medicamento antipsicótico terá pelo menos um efeito colateral.

Tratamento fitoterápico para a ansiedade

Valeriana, erva usada como remédio para ansiedade
Valeriana, erva usada como remédio para ansiedade

Vários remédios fitoterápicos podem ajudar no tratamento da ansiedade. No entanto, são precisos mais estudos para compreender os riscos e benefícios. Veja abaixo as recomendações do Dr Brent A. Bauer (da Mayo Clinics):

Se você está pensando em tomar qualquer suplemento de ervas como tratamento para a ansiedade, converse primeiro com seu médico, especialmente se você estiver tomando outros medicamentos. 

Alguns suplementos de ervas podem fazer com que você se sinta sonolento, portanto, podem não ser seguros para tomá-los ao dirigir ou realizar tarefas perigosas. Seu médico pode ajudá-lo a entender os possíveis riscos e benefícios se você decidir tentar um suplemento de ervas.

Se sua ansiedade está interferindo nas atividades diárias, converse com seu médico. As formas mais graves de ansiedade geralmente precisam de tratamento médico ou aconselhamento psicológico (psicoterapia) para que os sintomas melhorem.

Sair da versão mobile