Ícone do site Augusto Bene

Asma: sintomas, causas e tratamento

uso de inaladores para asma

Asma é uma doença crônica que envolve as vias respiratórias aéreas e os pulmões. A doença causa inflamação e estreitamento das vias aéreas e, consequente, reduzido suprimento de ar.

Os sintomas da asma frequentemente estão presentes em ataques periódicos ou episódios de aperto no peito, chiado, falta de ar e tosse.

Na asma as paredes internas das vias aéreas, conhecidas como brônquios, ficam inchadas ou inflamadas.

Esse inchaço ou inflamação torna as vias aéreas extremamente sensíveis a irritações e aumenta sua suscetibilidade a uma reação alérgica.

Assim, quando uma alergia se instala as vias aéreas incham e os músculos ao redor dela se contraem, dificultando a entrada e a saída de ar dos pulmões.

Há estimativas de que em todo o mundo, cerca de 250.000 pessoas morrem a cada ano como resultado da asma.

Ataque da asma

Os ataques de asma ocorrem quando os sintomas estão no auge. Eles podem começar de repente e podem variar de leve a grave.

Em alguns ataques o inchaço das vias aéreas pode impedir completamente que o oxigênio atinja os pulmões.

No início de um ataque as vias aéreas permitem que haja ar suficiente nos pulmões, mas não permite que o dióxido de carbono deixe os pulmões com velocidade suficiente.

O dióxido de carbono é venenoso se o corpo não o expelir, e um ataque prolongado de asma pode levar ao acúmulo de gás nos pulmões.

Sinais e sintomas

Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Você pode ter ataques de asma infrequentes, ter sintomas apenas em determinados momentos – como durante o exercício – ou ter sintomas o tempo todo.

Sinais e sintomas de asma incluem:

asma

Sinais de que sua asma provavelmente está piorando incluem:

Tipos

Algumas pessoas saudáveis ​​podem desenvolver sintomas desta doença apenas quando se exercitam, sendo esta condição designada asma induzida por exercício.

A asma alérgica pode estar relacionada a pessoas que têm na família um histórico de alergias ou asma.

Asma ocupacional é causada pela inalação de gases, gases, poeira ou outras substâncias potencialmente perigosas durante o trabalho.

A asma infantil afeta milhões de crianças e suas famílias. De fato, a maioria das crianças que desenvolvem esta enfermidade o fazem antes dos cinco anos de idade.

Causas

Não está claro por que algumas pessoas apresentam a enfermidade. Porém, pode ser devido a uma combinação de fatores ambientais e genéticos.

A exposição a vários irritantes e substâncias que provocam alergias (alérgenos) pode desencadear sinais e sintomas de asma.

Os alérgenos não são iguais para todos, no entanto eles podem incluir:

Fatores de risco

Uma série de fatores são pensados ​​para aumentar suas chances de desenvolver essa enfermidade. Esses incluem:

Tratamento da asma

A prevenção e o controlo a longo prazo são fundamentais para impedir os ataques asmáticos.

O tratamento geralmente envolve aprender a reconhecer os gatilhos (causas), tomar medidas para evitá-los e rastrear a respiração para garantir que os medicamentos diários para asma mantenham os sintomas sob controlo.

No caso de um surto asmático, pode ser necessário o uso de um inalador de alívio rápido, como o salbutamol.

Os medicamentos certos dependem de uma série de coisas – sua idade, sintomas, fatores desencadeantes da asma e o que funciona melhor para manter o controlo da asma.

Os inaladores de alívio rápido (broncodilatadores) abrem rapidamente vias aéreas inchadas que limitam a respiração. Em alguns casos, medicamentos para alergia são necessários.

Sair da versão mobile