Ícone do site Augusto Bene

Gripe: causa, sintomas e tratamento

gripe ou influenza

Gripe é uma doença respiratória contagiosa causada por vírus influenza. Pode causar uma doença leve a grave. Muitos confundem gripe com o resfriado.

Resultados graves da infecção da gripe podem resultar em hospitalização ou morte. Algumas pessoas, como idosos, crianças pequenas e pessoas com certas condições de saúde, correm alto risco de complicações graves de gripe.

Sintomas

Gripe confusa com um resfriado é comum.

Sintomas de gripe e resfriado podem incluir:

Para ajudá-lo a diferenciá-los, abaixo estão alguns sintomas da gripe que são diferentes de um resfriado pesado:

Também pode haver sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarréia. Estes são mais comuns em crianças do que em adultos.

Normalmente, os sintomas perduram por cerca de 1 semana. No entanto, a sensação de cansaço pode continuar por várias semanas.

Vale a pena notar que nem toda pessoa com gripe terá todos os sintomas. Por exemplo, é possível ter gripe sem febre .

Primeiros sintomas da gripe

Muitas vezes, a fadiga é um dos primeiros sinais de gripe e resfriado. Com a gripe, a fadiga tende a ser mais extrema.

Outros sintomas iniciais podem incluir:

Complicações da infeção

A gripe pode causar certas complicações:

Para pessoas consideradas mais vulneráveis, certas complicações podem levar à hospitalização e até à morte.

Qualquer pessoa das seguintes categorias deve procurar orientação médica profissional assim que sintomas parecidos com a gripe forem observados:

Transmissão e causa da gripe

Pessoas com gripe podem espalhá-lo para outras até cerca de 6 metros de distância. A maioria dos especialistas acha que o vírus da gripe se espalha principalmente por gotículas feitas quando pessoas com gripe tossem, espirram ou conversam.

Essas gotículas podem aterrissar na boca ou nariz de pessoas próximas ou possivelmente inaladas. Com menos frequência, uma pessoa pode contrair gripe tocando em uma superfície ou objeto que tenha o vírus da gripe e tocando a própria boca, nariz ou possivelmente os olhos.

As pessoas com gripe são mais contagiosas nos primeiros três a quatro dias após o início da doença.

A maioria dos adultos saudáveis ​​pode ser capaz de infectar outras pessoas, começando um dia antes dos sintomas se desenvolverem e até 5 a 7 dias depois de ficarem doentes.

Crianças e algumas pessoas com sistema imunológico enfraquecido (como as que vivem com HIV ou tenham câncer) podem transmitir o vírus por mais de 7 dias.

Os sintomas podem começar cerca de 2 dias (mas podem variar de 1 a 4 dias) após o vírus entrar no corpo.

Isso significa que você pode ser capaz de transmitir a gripe para outra pessoa antes de saber que está doente, bem como enquanto estiver doente.

Algumas pessoas podem estar infectadas com o vírus da gripe, mas não apresentam sintomas. Durante esse tempo, essas pessoas ainda podem espalhar o vírus para outras pessoas.

O vírus influenza

Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são a causa mais comum de surtos sazonais de influenza em humanos e o surgimento de um novo e diferente vírus influenza A infecta as pessoas pode causar uma pandemia de gripe.

Vírus da gripe (influenza)
Figura 1. Infuenza virus (Fonte: CDC)

Tipicamente, a influenza tipo C causa apenas doenças respiratórias menores (não uma epidemia), e a influenza D afeta principalmente animais e não infecta humanos.

Os vírus influenza tipo A são classificados em subtipos, dependendo de duas proteínas virais, hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). Existem 18 subtipos de hemaglutininas (H1 a H18) e 11 subtipos de neuraminidase (N1 a N11) e múltiplas combinações das duas proteínas.

Os vírus mais comuns da gripe A que causam surtos em humanos são o influenza A (H1N1) e o influenza A (H3N2). Os vírus da influenza B não são subdivididos em subtipos, mas sim em linhagens com o nome da área geográfica em que foram observados pela primeira vez (Yamagata, Victoria, Brisbane, etc.)

Com o tempo, a variação de cepas dentro de um subtipo de influenza A ou linhagem B ocorre. É por isso que as vacinas contra influenza sazonais devem ser reformuladas anualmente.

Histopatologia do vírus

Os vírus da gripe se replicam no revestimento de células epiteliais das vias aéreas superiores e inferiores. A patologia não difere entre infecção natural ou experimental.

O diagnóstico definitivo de influenza necessita de testes sorológicos, imunológicos e moleculares por RT-PCR para amostras do trato respiratório superior ou inferior.

Casos leves mostram alterações patológicas nos tratos respiratórios, mas casos graves mostram evidências claras de alterações patológicas da pneumonia.

As alterações traqueobrônquicas devido à infecção por influenza podem ser resumidas como vermelhidão e inflamação macroscopicamente com secreção mucosa e purulenta, e a descamação e destruição do epitélio pseudoestratificado da traquéia e dos brônquios com apenas a camada basal permaneceram viáveis, mas inflamadas microscopicamente.

Tratamento da gripe

Como a causa da infeção é um vírus, então os antibióticos não podem ajudar, a menos que a gripe leve a outra doença causada por bactérias.

Descubra quais os medicamentos disponíveis em Moçambique. Clique aqui

Antivirais

Um médico pode prescrever antivirais, como oseltamivir e zanamivir, em algumas circunstâncias.

Além disso, em 2018, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou uma nova droga – o baloxavir marboxil – para a gripe não complicada aguda. As pessoas vão tomar o medicamento por via oral, em dose única.

As pessoas podem receber este tratamento se:

Medicação para alívio da dor

Os analgésicos podem aliviar alguns dos sintomas, como dor de cabeça e dores no corpo.

Alguns analgésicos, como a aspirina, não são adequados para crianças com menos de 12 anos de idade.

Remédios caseiros

Indivíduos com a infeção devem:

É uma boa idéia que as pessoas que moram sozinhas digam a um parente, amigo ou vizinho que estão com gripe e se certifiquem de que alguém possa checá-las.

Sair da versão mobile