Ícone do site Augusto Bene

Arritmia cardíaca: o que é, sintomas e tratamento

arritmias cardíacas

sintomas das arritmias cardíacas

A arritmia cardíaca, também conhecido como disritmia, é um distúrbio que afeta a frequência ou o ritmo dos batimentos do coração. A arritmia ocorre quando os impulsos elétricos, que direcionam e regulam os batimentos cardíacos, não funcionam bem. Desta forma seu coração pode bater mais rápido (taquicardia), mais lento (bradicardia), prematuramente ou em um ritmo irregular.

A arritmia cardíaca é causada por alterações no músculo ou tecido do coração, no sinal elétrico que controla os batimentos cardíacos. Geralmente as alterações referidas são provenientes de danos causados ​​por uma doença cardiovascular ou por um fator genético.

As arritmias frequentemente não causam sintomas, mas algumas pessoas relatam que sentem batimento irregular do coração. Outras pessoas ficam tontas (com vertigem), desmaiam ou têm dificuldade de respirar.

Como acontece o batimento do coração?

Um batimento cardíaco envolve várias etapas :

  1. O nodo sinusal envia um impulso elétrico para os átrios direito e esquerdo, instruindo-os a se contraírem.
  2. Essa contração permite que os câmaras ventrículos relaxem e se encham de sangue.
  3. Depois que os ventrículos se enchem, o impulso elétrico viaja para o nodo atrioventricular (A-V).
  4. O impulso sai do nodo A-V e segue para os ventrículos já cheios de sangue, ordenando que se contraiam.
  5. Essa contração envia sangue do coração para circular no corpo.
Batimento cardíaco normal, sem sofrer uma arritmia cardíaca.
Ilustração do batimento cardíaco normal.

Em condições normais, os lados esquerdo e direito do coração batem um após o outro. Contudo, um coração saudável repete esse ciclo aproximadamente 100.000 vezes ao dia; entre 60 e 100 batimentos por minuto em uma pessoa média saudável em repouso.

Se você deseja saber se teu coração está batendo corretamente, pode medir usando seu pulso. Você poderá sentir os batimentos cardíacos através da pele. Os melhores locais no corpo para isso são os pulsos, interior dos cotovelos, lado do pescoço e parte superior do pé.

Entenda melhor como funciona o coração.

Tipos de arritmias cardíacas

As arritmias podem ser classificadas de acordo com o seu local de origem (átrios ou ventrículos), e de acordo com a velocidade da frequência cardíaca (bradicardia e taquicardia).

Nem toda arritmia cardíaca podem significar que você esteja doente e seu coração está com algum problema. Às vezes, pode ser uma condição normal, como acontece durante um exercício físico ou durante sono.

No exercício, nosso coração pode ter um batimento acelerado porque ele procura bombear sangue oxigenado com mais rapidez devido ao esforço que você esteja fazendo, uma vez que seu músculo e tecidos estarão consumindo muita energia e oxigênio. Enquanto, durante o sono ou momentos de relaxamento profundo, é comum que os batimentos cardíacos sejam mais lentos.

Batimentos cardíacos prematuros

Um batimento cardíaco prematuro é um batimento extra. Mesmo que você possa sentir uma batida prematura ocasional, raramente significa que você tem um problema mais sério.

Ainda assim, um batimento prematuro pode desencadear uma arritmia cardíaca mais duradoura – especialmente em pessoas com doenças cardíacas. Batimentos prematuros frequentes, que duram vários anos, podem causar fraqueza do coração.

Batimentos cardíacos prematuros podem ocorrer quando você está descansando ou às vezes podem ser causados ​​por estresse, exercícios extenuantes ou estimulantes, como cafeína ou nicotina.

Fibrilação atrial

É o batimento irregular dos átrios e quase sempre a taquicardia está presente. A fibrilação atrial (A-fib) é comum e se desenvolve principalmente em adultos com mais de 65 anos de idade..

Em vez de produzir uma contração única e forte, a câmara estremece (fibrila), muitas vezes produzindo batimentos cardíacos acelerados.

Vibração atrial

Enquanto a fibrilação causa muitos tremores aleatórios e diferentes no átrio, a vibração atrial geralmente é de uma área do átrio que não está conduzindo impulso adequadamente. Isso produz um padrão consistente na condução cardíaca anormal.

Algumas pessoas podem ter vibração e fibrilação. A vibração atrial pode ser uma doença grave e geralmente leva à fibrilação se não for tratada.

Taquicardia supraventricular

A taquicardia supraventricular refere-se a um batimento cardíaco rápido, mas ritmicamente regular. Um indivíduo pode experimentar uma explosão de batimentos cardíacos acelerados que podem durar de alguns segundos a algumas horas.

A fibrilação e vibração atriais são comumente conhecido como taquicardia supraventricular.

Taquicardia ventricular

Refere-se a impulsos cardíacos anormais que começam nos ventrículos e causam batimentos cardíacos anormalmente rápidos. Isso geralmente acontece se o coração tiver uma cicatriz de um ataque cardíaco anterior.

Fibrilação ventricular

Este é um ritmo cardíaco irregular que consiste em contrações rápidas, descoordenadas e vibrantes dos ventrículos. Os ventrículos não bombeiam sangue, mas estremecem. A fibrilação ventricular pode ser fatal e geralmente está associada a doenças cardíacas. Frequentemente, é causado por um ataque cardíaco.

Síndrome do QT longo

Essa síndrome se refere a um distúrbio do ritmo cardíaco que às vezes causa batimentos cardíacos rápidos e descoordenados. Isso pode resultar em desmaios, o que pode ser fatal. Ela pode ser causada devido a um problema genético ou ao uso de certos medicamentos.

Causas

As causas da arritmia cardíaca incluem:

Sintomas da arritmia cardíaca

As arritmias podem não causar sinais ou sintomas. Mas, pode ser detectado durante uma exame médico de rotina. Além disso, sinais e sintomas perceptíveis não significam que você tenha um problema sério.

Os sinais ou sintomas mais comuns de arritmia cardíaca incluem:

Entre os sinais mais graves que podem indicar fibrilação atrial ou outro tipo de arritmia com risco de vida estão os seguintes:

Complicações

Pessoas com certos tipos de arritmia cardíaca têm risco aumentado para as seguintes condições:

Tratamentos para arritmias

O tratamento para arritmia cardíaca consiste em um plano para reduzir os sintomas e a gravidade da doença e diminuir o risco de piorar a condição. No entanto, a maioria das arritmias são consideradas inofensivas e não requerem tratamento.

Para arritmias que exigem tratamento, é preferível um tratamento menos invasivo. A seguir apresentamos alguns tratamentos possíveis para controlar arritmia arritmia cardíaca:

Tratamento alternativo

Prevenção

A prevenção da arritmia cardíaca consiste principalmente na prevenção dos sintomas e na redução das chances de agravamento dos sintomas ou condições.

Referências consultadas. Arrhytmia. AHA. Heart arrhythmia. Mayo Clinics. Arrhytmia. NHLBI.

Sair da versão mobile