HPV – Papilomavírus humano: sintomas e tratamento

SaúdeViroses
Views: 551

O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção viral que passa entre as pessoas através do contato pele a pele.

Existem mais de 100 variedades de HPV, mais de 40 das quais são passadas por contato sexual e podem afetar seus genitais, boca ou garganta.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum (DST).

É muito comum que a maioria das pessoas sexualmente ativas tenha alguma variedade em algum momento, mesmo que tenham poucos parceiros sexuais.

Alguns casos de infecção por HPV genital podem não causar problemas de saúde. No entanto, alguns tipos de HPV podem levar ao desenvolvimento de verrugas genitais e até mesmo câncer do colo do útero, ânus e garganta.

Transmissão e patogenicidade do papilomavírus humano

O papilomavírus é ransmitido através do contato pele a pele. A maioria das pessoas contrai uma infecção genital por contato sexual direto, incluindo sexo vaginal, anal e oral.

Como o papilomavírus humano é uma infecção pele a pele, não é necessário ter relações sexuais para que a transmissão ocorra.

Muitas pessoas têm vírus e nem sabem, o que significa que você ainda pode contratar, mesmo que seu parceiro não tenha nenhum sintoma.

Em casos raros, uma mãe que tem vírus pode transmitir o vírus para o bebê durante o parto. Quando isso acontece, a criança pode desenvolver uma condição chamada papilomatose respiratória recorrente, na qual desenvolvem verrugas relacionadas ao HPV dentro de sua garganta ou vias aéreas.

Como o HPV causa câncer?

Uma vez que o papilomavírus humano infecta as células, ele interfere na maneira como essas células se comunicam, fazendo com que as células infectadas se multipliquem de maneira descontrolada.

Essas células infectadas são geralmente reconhecidas e controladas pelo sistema imunológico. No entanto, às vezes, as células infectadas permanecem e continuam a crescer, eventualmente formando uma área de células pré-cancerosas que, se não forem tratadas, podem se tornar câncer.

Pesquisas descobriram que pode levar 10 a 20 anos, ou até mais, para que as células cervicais infectadas desenvolvam um tumor cancerígeno.

Entre as mulheres cujas células cervicais estão infectadas com HPV de alto risco, vários fatores aumentam a chance de a infecção ser duradoura e levar a células cervicais pré-cancerosas, tais como:

  • dar à luz muitas crianças;
  • usar contraceptivos orais por muito tempo; e,
  • fumar

Sintomas da infecção por HPV

O papilomavírus pode não causar sintomas de uma só vez, mas eles podem aparecer anos depois. Alguns tipos podem levar a verrugas, enquanto outros podem causar câncer.

Verrugas

Sintomas comuns de alguns tipos de HPV são verrugas, especialmente as verrugas genitais.

As verrugas genitais podem aparecer como um pequeno solavanco, um aglomerado de saliências ou protuberâncias semelhantes a caules. Eles comumente afetam a vulva nas mulheres, ou possivelmente no colo do útero, e no pênis ou escroto nos homens.

Eles também podem aparecer em volta do ânus e na virilha. Eles podem variar em tamanho e aparência e ser grandes, pequenos, planos ou em forma de couve-flor, e podem ser brancos ou com tom de carne.

Outras verrugas associadas ao HPV incluem verrugas comuns, verrugas plantares e planas.

Verrugas comuns – solavancos ásperos e levantados, mais comumente encontrados nas mãos, dedos e cotovelos.

Verrugas plantares – descritas como crescimentos granulosos e duros nos pés; eles geralmente aparecem nos calcanhares ou nas bolas dos pés.

Verrugas planas – geralmente afetam crianças, adolescentes e adultos jovens; elas aparecem como lesões ligeiramente achatadas e levemente elevadas, que são mais escuras do que a cor normal da pele e são mais comumente encontradas no rosto, pescoço ou áreas que foram arranhadas.

Câncer causados por papilomavírus humano

Falamos anteriormente sobre os cânceres causados pelo papilomavírus. No entanto, gostaríamos que olhassem o nosso artigo que trata da sintomatologia e patogenicidade do câncer para compreender mais a respeito. LEIA AQUI.

Tratamento da infecção por HPV

A maioria dos casos de HPV desaparece por conta própria, portanto, não há tratamento para a infecção em si.

Em vez disso, seu médico provavelmente vai querer que você compareça para repetir o teste em um ano para verificar se a infecção pelo HPV persiste e se houve alguma alteração celular que precise de mais acompanhamento.

As verrugas genitais podem ser tratadas com medicamentos prescritos, queimadas com corrente elétrica ou congeladas com nitrogênio líquido. Mas, livrar-se das verrugas físicas não trata o vírus em si e as verrugas podem retornar.

Células pré-cancerosas podem ser removidas através de um procedimento curto que é realizado no consultório do seu médico.

Os cânceres que se desenvolvem a partir do HPV podem ser tratados por métodos como quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Às vezes, vários métodos podem ser usados.

Atualmente, não existem tratamentos naturais com suporte médico para a infecção por HPV.

A triagem de rotina para o HPV e o câncer do colo do útero é importante para identificar, monitorar e tratar os problemas de saúde que podem resultar da infecção pelo HPV.

Meningite: causas, sintomas e tratamento
Câncer de mama: sinais e tratamento

Revisado por: