Tâmaras: benefícios na saúde e modos de uso

dieta e nutrição
Views: 44

O que são tâmaras?

Tâmara é uma fruta do pé (árvore) da tamareira, uma palmeira originária do norte da África. No entanto, o termo tâmara vem da palavra grega daktulos, que significa dedos. Geralmente, estas frutas crescem em pequenos aglomerados.

Os agricultores colhem as tâmaras no outono e no início do inverno, portanto, as tâmaras geralmente têm um sabor mais fresco nesta época do ano. No entanto, muitas pessoas comem tâmaras secas, que podem durar muito tempo em um recipiente fechado.

As tâmaras são avermelhadas, doces e possuem muita fibra em sua composição. Você pode dizer se as tâmaras são secas ou não com base em sua aparência. Portanto, uma pele enrugada indica que eles estão secos, enquanto uma pele lisa indica frescor.

Variedades

Embora existam pelo menos 30 tipos de tâmaras em todo o mundo, elas se enquadram em três tipos gerais – tâmaras frescas ou moles, semi-secas e secas, e a diferenciação é feita de acordo com o conteúdo de glicose, sacarose e frutose.

Uma das tâmaras mais cobiçadas, aliás, é encontrada na Faixa de Gaza, elas são excepcionalmente vermelhas e doces.

Algumas das outras variedades populares são a Zaghloul, encontrada exclusivamente no Egito. Elas apresentam uma pele vermelha escura, é alongado em estrutura e crocante em textura. Também é bem alto na escala de doçura.

O Sukkary da Arábia Saudita é um dos tipos de tâmaras mais caros. Tem uma pele marrom escura , uma carne macia e excepcionalmente doce.

E ainda há o Khadrawy, uma data suave e sombria que também é bastante popular entre os árabes. E isso é apenas o começo; Diz-se que o Iraque tem mais de 100 tipos de datas disponíveis!

Benefícios das tâmaras para a saúde

Os inúmeros benefícios para a saúde das tâmaras tornaram a fruta deliciosa dos alimentos mais procurados no mundo da saúde e nutrição.

Reduz o colesterol

Você sabia que as tâmaras não contêm colesterol e contêm muito pouca gordura? Incluí-los em quantidades menores na dieta diária pode ajudar a controlar o nível de colesterol e até mesmo auxiliar na perda de peso. Então comece a ingeri-las hoje.

Rico em proteínas

Se você está procurando em comer mais proteínas. Saiba que adicionar algumas tâmaras em sua dieta pode ajudar. Porque elas são uma fonte forte de proteínas que nos ajudam a manter a forma e até mesmo a manter os músculos fortes. Assim, muitos frequentadores regulares de academia são convidados a comer essas frutas todos os dias, como parte de sua rotina diária.

Rico em vitaminas

As tâmaras contêm muitas vitaminas, tais como B1, B2, B3 e B5, bem como A e C. Se você gosta de tomar suplementos vitamínicos, vai adorar substitui-los com essas frutas algumas vezes. Além de mantê-lo saudável, haverá uma mudança perceptível em seus níveis de energia porque as datas contêm açúcares naturais como glicose, sacarose e frutose, também. Por isso, funciona muito bem como um lanche rápido .

Melhora a saúde óssea

As tâmaras também podem fazer maravilhas na sua saúde óssea. Sim, você ouviu bem. Dizemos isso porque essas frutas são ricas em selênio, manganês, cobre e magnésio, e tudo isso é necessário quando se trata de manter nossos ossos saudáveis ​​e prevenir doenças como a osteoporose.

Fortalece o sistema nervoso

Como veremos na tabela nutricional abaixo, as tâmaras são carregadas de potássio, mas contêm pouco sódio, e isso ajuda muito a manter o sistema nervoso em ordem. O potássio ajuda a reduzir o colesterol e mantém o risco de acidente vascular cerebral.

As tâmaras são úteis para reduzir os marcadores inflamatórios, como a interleucina 6 (IL-6), no cérebro. Altos níveis de IL-6 estão associados a um maior risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer.

Além disso, elas são úteis para reduzir a atividade das proteínas beta amilóides, que podem formar placas no cérebro.

Quando essas placas se acumulam no cérebro, podem perturbar a comunicação entre as células cerebrais, o que pode levar à morte das células cerebrais e à doença de Alzheimer.

As tâmaras podem ajudar a melhorar a memória e capacidade de aprendizagem, bem como menos comportamentos relacionados à ansiedade.

As propriedades potenciais das tâmaras para estimular o cérebro foram atribuídas ao seu conteúdo de antioxidantes conhecidos por reduzir a inflamação, incluindo os flavonóides.

Essa, Akbar e Khan (2016)

No entanto, estudos em humanos são necessários para confirmar o papel das datas na saúde do cérebro.

Rico em ferro

Além do flúor que mantém os dentes saudáveis, as tâmaras também contêm ferro, altamente recomendado para quem sofre de deficiência de ferro. A anemia por deficiência de ferro grave pode causar fadiga ou cansaço, falta de ar ou dor no peito. Além disso, é ótimo para purificar o sangue também.

Promove a digestão

Se você mergulhar algumas tâmaras em água e mastigá-las diariamente, seu aparelho digestivo se comportará muito bem. Isso ocorre porque ela tem alto teor de fibras, também é recomendado para quem tem problemas de constipação.

Melhora a pele

As vitaminas C e D atuam na elasticidade da sua pele e também a mantêm macia. Por isso, se você sofre de problemas de pele, incorporar tâmaras em sua dieta pode ajudá-lo a longo prazo. Além disso, as tâmaras também trazem benefícios anti-envelhecimento e previnem o acúmulo de melanina no corpo.

Corrige ressacas

Embora não tenha certeza exata, mas dizem que as tâmaras são uma excelente maneira de controlar a embriaguez. E, da mesma forma, também ajuda a curar ressacas. Mas para obter melhores resultados, você precisa esfregar um pouco a pele dela, mergulhar em água durante a noite e depois comê-la.

Auxilia no ganho de peso

O açúcar, as proteínas e outras vitaminas da fruta ajudam no ganho de peso, especialmente quando você precisa. A propósito, dizem que, quando comidas com pepino , as tâmaras ajudam a manter o peso normal. Isso é o que chamamos de flexibilidade!

Rico em antioxidantes

As tâmaras fornecem vários antioxidantes com vários benefícios à saúde, incluindo redução do risco de várias doenças.

Os antioxidantes protegem suas células dos radicais livres, moléculas instáveis ​​que, quando em excesso, causam reações prejudiciais no organismo que levam a doenças.

Em comparação com outras frutas, como figos e ameixas secas, as tâmaras parecem ter o maior teor de antioxidantes. Portanto, os principais grupos de antioxidantes presentes nestas frutas incluem:

  • Flavonóides. Estes antioxidantes podem ajudar a reduzir a inflamação e têm potencial de reduzir o risco de diabetes, doença de Alzheimer e certos tipos de câncer.
  • Carotenóides. Estes compostos promovem a saúde do coração e também podem reduzir o risco de doenças relacionadas aos olhos, como degeneração macular.
  • Ácido fenólico. Têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas.

Tabela nutricional das tâmaras

As tâmaras são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, energia e fibras. Ele também contém cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e zinco. Também é apelidado de substituto mais saudável do açúcar.

Informação calórica em cada 100gQuantidadesIngestão diária recomendada (%)*
Calorias totais1160 kJ14%
Macronutrientes
Carboidratos75 gramas25%
Fibra6.7 gramas27%
Proteína1.8 gramas4%
Gorduras0.2 gramas0%
Micronutrientes
Potássio696 mg20%
Magnésio54 mg14%
Cobre0.4 mg18%
Manganês0.3 mg15%
Ferro0.9 mg5%
Vitamina B60.2 mg12%
Vitamina A149 IU3%
Folato15 microgramas4%
Niacina1.6 mg8%
Vitamina K2.7 microgramas3%
*Os valores de ingestão diáriá (%) são para adultos ou crianças com 4 anos ou mais e são baseados em uma dieta de referência de 2.000 calorias. Portanto, seus valores diários podem ser maiores ou menores de acordo com suas necessidades individuais. Consulte seu médico ou nutricionista para mais informações.

Riscos e considerações

As tâmaras têm um teor de açúcar muito alto em relação ao restante de seu valor nutricional. Por isso, as pessoas que estão tentando controlar o açúcar no sangue, como as diabéticas, devem estar atentas à ingestão total de açúcar ao consumir tâmaras.

Comer tâmara com moderação dificilmente aumentará excessivamente o açúcar no sangue de uma pessoa, mesmo que ela tenha diabetes.

As tâmaras são um alimento de baixo índice glicêmico que não resulta em aumentos significativos de açúcar no sangue em pessoas com ou sem diabetes.

Embora os pesquisadores tenham apenas uma amostra pequena, suas descobertas indicam que comer tâmaras com moderação não deve afetar drasticamente o açúcar no sangue de uma pessoa.

Como comer tâmaras?

As tâmaras podem ser comidas frescas ou secas, assim como as passas. Além disso, você também pode adicioná-las a uma variedade de pratos doces ou salgados.

Alguns exemplos de pratos que incorporam datas incluem:

  • Tâmaras recheadas: as pessoas podem rechear as tâmaras com amêndoas, nozes, cream cheese ou pistache para um lanche ou petisco.
  • Saladas: tâmaras inteiras picadas, fatiadas ou sem caroço são um excelente complemento para saladas.
  • Smoothies: misturar tâmaras em um smoothie de banana adiciona doçura natural e valor nutricional extra.
  • Guisados: As tâmaras são saborosas em guisados ​​marroquinos.
  • Bolas energéticas: as pessoas podem misturar tâmaras com nozes, aveia, flocos de coco ou uma variedade de outros ingredientes para fazer “bolas energéticas”.

Uma dica interessante é que ao comprar tâmaras, você deve procurar aquelas que são brilhantes e intactas.

Uma pessoa pode armazenar tâmaras frescas em um recipiente bem fechado na geladeira por muitos meses. Porque se forem refrigeradas, as tâmaras secas duram cerca de 1 ano em um recipiente hermético e muitos anos se congeladas.

Uma pessoa deve evitar comer tâmara com cheiro ruim, ou se estiver muito dura ou com cristais de açúcar em sua superfície. Portanto, esses sinais podem indicar que as elas estão estragadas.

Cozinhando as Tâmaras

A fruta doce é um excelente lanche para o café da manhã, ou em cereais e mingaus. No entanto, muitas pessoas preferem xarope de tâmaras em vez do açúcar refinado. Além disso, tâmaras secas podem ser adicionadas a bolos, pão e outros pratos.

Mantenha uma caixa de tâmaras com ou sem sementes na geladeira e certifique-se de ter algumas todos os dias. Contudo, lembre-se que tudo em excesso faz mal. Por isso tenha equílibrio.

Referências

Vitamina B7: usos, benefícios para saúde e fontes
Quinoa: benefícios para saúde e 5 dietas

Revisado por:

Sair da versão mobile