Ícone do site Augusto Bene

Vias de administração de medicamento: vantagens e desvantagens

vias de administração de medicamento

As vias de administração de medicamento são classificadas pelo local em que o medicamento é administrado, como via oral ou intravenosa. A escolha das vias de administração do medicamento depende não só da conveniência e adesão, mas também dos parâmetros farmacológicos relacionados (farmacocinética e perfil farmacodinâmico)

Cada via de administração de medicamento possui características próprias que devem ser consideradas pela equipa de saúde no atendimento ao paciente. Algumas vezes, são necessárias técnicas específicas, habilidades e treinamento mais avançados para administrar certos medicamentos. Por isso, pode ser preciso comunicar e planejar como o processo irá prosseguir.

Neste artigo focaremos nas vias de administração de medicamento mais comumente usadas, as vantagens e desvantagens de cada via de administração e exemplos de formas farmacêuticas que são usadas para entregar o fármaco (princípio ativo) no local de ação pretendido no corpo.

Via de administração de medicamento oral

O medicamento é administrado na boca ou por via oral. Um medicamento administrado por essa via é absorvido na circulação sistêmica a partir do trato gastrointestinal. A via oral é a via mais utilizada para a administração de medicamentos.

As formas farmacêuticas usadas para administrar os medicamentos pela via oral incluem:

Vantagens da Via Oral

Desvantagens da Via Oral

Via Sublingual

Um medicamento produzido para ser administrada pela via sublingual, é colocada debaixo da língua. O fármaco é absorvida pelos vasos sanguíneos que ficam debaixo da língua e entra na circulação sistêmica diretamente, evitando assim o metabolismo de primeira passagem.

Algumas formas farmacêuticas usadas para a via de administração sublingual incluem, comprimidos (como trinitrato de glicerila, usado para infarto cardíaco, insuficiência cardíaca e angina), filmes (filme suboxone, usado para tratamento pessoas viciadas em drogas como heroína) e sprays.

Vantagens da Via Sublingual

Desvantagens da via de administração Sublingual

Via de administração Bucal

A via bucal é administrada colocando o medicamento entre a gengiva e a bochecha interna. O fármaco é absorvida rapidamente pela mucosa bucal e entra na circulação sistêmica, evitando o metabolismo de primeira passagem.

Além disso, esta via também pode ser usada para um efeito local (por exemplo, comprimido bucal muco-adesivo de hidrocortisona para o tratamento de ulceração aftosa da boca).

Algumas formas farmacêuticas usadas para esta via incluem comprimidos (como maleato de proclorperazina usado para evitar o vômito) e goma de mascar (como a goma de nicotina para parar de fumar).

Vantagens da via bucal

Desvantagens da via bucal

Via de administração de medicamento Intravenosa

Um medicamento administrado por via intravenosa (IV) é administrado diretamente na veia. As formas farmacêuticas usadas incluem soluções injectáveis, emulsões e soluções para infusão (administrado aos poucos).

Vantagens da administração intravenosa

Desvantagens da Via Intravenosa

Via Intramuscular

A via intramuscular (IM) é administrada diretamente no músculo (por exemplo, glúteo médio e deltóide). Geralmente, para esta via de administração são usados soluções como forma farmacêutica.

Vantagens da via intramuscular

Desvantagens da via intramuscular

Via Subcutânea

A via subcutânea é injetada no tecido subcutâneo. Pode ser administrado como injeção direta ou perfusão.

Vantagens da via subcutânea

Desvantagens da rota subcutânea

Via de administração Pulmonar / Inalação

A via pulmonar é uma das vias de administração de medicamento usada para efeito local ou efeito sistêmico. Geralmente o medicamento é inalado pela boca e o fármaco é liberado nos pulmões. Os medicamentos podem ser encontrados como inaladores de dose medida e inaladores de pó seco.

Vantagens da via de inalação

Desvantagens da rota de inalação

Rota Nasal

Administração de um medicamento diretamente no nariz. Alguns sprays e descongestionantes nasais são exemplos de formas farmacêuticas de aplicação no nariz.

Vantagens da via nasal

Desvantagens da via nasal

Via Retal

Administração no reto para um efeito localizado ou um efeito sistêmico. Geralmente são usados supositórios e enemas.

Vantagens da rota retal

Desvantagens da rota retal

Via de administração Vaginal

Administrado na vagina. As formas farmacêuticas aplicadas nesta via incluem cremes e óvulos.

Vantagens da via vaginal

Desvantagens da Via Vaginal

Via Cutânea

Administração na pele. Os medicamentos dermatológicos são encontrados na maiorias vezes em formas semi-sólidas e líquidas (pomadas, cremes, líquidos e soluções), embora existam alguns pós.

Vantagens da via cutânea

Desvantagens da via cutânea

Via de administração ocular

Administração de medicamento no olho. Os medicamentos podem estar na forma de pomadas ou colírios.

Vantagens

Desvantagens

Via Transdermal

Através desta via, absorção do fármaco é feito pela pele e na circulação sistêmica. Algumas formas farmacêuticas usadas nesta via incluem adesivos transdérmicos e géis transdérmicos.

Vantagens da via transdérmica

Desvantagens da Via Transdermal

Referência

  1. Kim J, De Jesus O (2021) Medication Routes of Administration. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK568677/
  2. Zorec, Barbara & Pavselj, Natasa. (2013). Active enhancement methods for intra- and transdermal drug delivery: a review. Zdravniški vestnik. 82. 339-356.
  3. Food and Drug Administration. Route of Administration. https://www.fda.gov/drugs/data-standards-manual-monographs/route-administration
Sair da versão mobile