A vitamina B9 (folato) e suas formas desempenham as funções cruciais para produção de glóbulos vermelhos, prevenir a perda de audição e preservar a saúde cerebral dos bebês.
O folato e ácido fólico fazem parte do grupo de substancias pertencente a vitamina B9. Eles são importantes para várias funções no corpo, tais como:
- Síntese e reparação de DNA e RNA
- Ajudando na rápida divisão celular e crescimento
- Melhorar a saúde do cérebro (precisa-se mais evidências científicas)
- Perda auditiva relacionada à idade
É particularmente importante que as mulheres grávidas consumam ácido fólico suficiente. Isso ajuda a evitar que o feto desenvolva grandes deformidades congênitas do cérebro ou da coluna, incluindo defeitos do tubo neural, como espinha bífida e anencefalia.
As mulheres que planejam engravidar devem tomar suplementos de ácido fólico por um ano inteiro antes da concepção para reduzir o risco desses desenvolvimentos.
Vitamina B9 e prevenção de enfermidades
Acredita-se que o ácido fólico tenha um papel preventivo em várias condições:
- Autismo – o ácido fólico antes da concepção e durante o início da gravidez pode reduzir o risco do transtorno do espectro do autismo em pessoas com metabolismo ineficiente de folato.
- Fenda labial e palatina – a suplementação com ácido fólico pode reduzir o risco de fissura palatina.
- Artrite reumatóide – a vitamina B9 é frequentemente usado para apoiar uma prescrição de metotrexato para artrite reumatóide. Suplementos de folato podem reduzir os efeitos colaterais gastrointestinais do metotrexato em 79 por cento.
Deficiência da vitamina B9
A deficiência de folato pode causar anemia (condição na qual os glóbulos vermelhos normais estão em menor número). Anemia pode privar os tecidos de oxigênio, uma vez que este é transportado pelas hemácias.
Causas da deficiência da vitamina B9
Normalmente, o corpo humano não pode estocar folato para usos a posterior se necessitar, por isso a deficiência pode aparecer em questão de semanas.
Entretanto, o risco também pode ser aumentado nas seguintes situações:
- Estar grávida
- Beber quantidades excessivas de álcool
- Tomar certos medicamentos – como anticonvulsivantes e inibidores da bomba de prótons
- Ter distúrbio gastrointestinal – como doença celíaca ou de Crohn
- Ter um distúrbio genético que impede seu corpo de converter folato em uma forma ativa
Situações de deficiência de folato
Além da anemia megaloblástica e deformidades congênitas, a deficiência de ácido fólico pode resultar em outros problemas de saúde, incluindo:
- Defeitos do tubo neural – a vitamina B9 desempenha um papel essencial no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal de um bebé durante a gravidez. Se os níveis do folato for deficiente, especialmente nas primeiras semanas de gravidez, pode levar a um defeito congênito grave chamado defeito do tubo neural – como espinha bífida e anencefalia.
- Doença cardíaca – vitamina B9 desempenha um papel importante no metabolismo da homocisteína. A vitamina B9 ajuda a metabolizar e diminuir os níveis de homocisteína, isso pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
- Um risco maior de desenvolver depressão clínica
- Possíveis problemas com memória e função cerebral
- Um maior risco de doenças alérgicas
- Maior risco potencial a longo prazo de menor densidade óssea
Sintomas de deficiência do ácido fólico
Os sintomas da deficiência de folato são frequentemente sutis. Eles incluem:
- fadiga
- cabelo grisalho
- aftas
- inchaço da língua
- problemas de crescimento
Os sintomas da anemia que ocorrem devido à deficiência de folato incluem:
- fadiga persistente
- fraqueza
- letargia
- pele pálida
- falta de ar
- irritabilidade
Tratamento da deficiência da vitamina B9
O tratamento envolve o aumento da ingestão de folato. Você também pode tomar um suplemento de folato. Aqueles com uma mutação genética que afeta a absorção de folato, conhecida como MTHFR, precisa tomar folato metilado para evitar a deficiência.
O folato é freqüentemente combinado com outras vitaminas do complexo B em suplementos. Estes são por vezes chamados complexos de vitamina B. As mulheres grávidas devem evitar completamente o álcool, e todos os outros com deficiência de folato devem diminuir a ingestão de álcool.
Alimentos com folato e prevenção da deficiência
Incluir alimentos ricos em folato na dieta é uma boa idéia. Esses alimentos estão cheios de outros nutrientes e são bons para saúde geral. Alimentos ricos em folato incluem:
- vegetais folhosos e verdes – por exemplo, espinafre, couve, brócolis, repolho e couve de Bruxelas
- feijões, ervilhas e lentilhas
- ovos
- marisco
- beterraba
- laranjas
- cereais integrais
- Alimentos fortificados com ácido fólico, como farinhas.