Ícone do site Augusto Bene

Câncer de estômago: causas, sintomas e tratamento

câncer de estomago

O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é um acúmulo de células anormais que formam uma massa nalguma parte do estômago (veja as partes do estômago aqui).

Nas últimas décadas, as taxas de câncer na parte principal do estômago (corpo estomacal) vêm caindo em todo o mundo. Durante o mesmo período, o câncer na área em que a parte superior do estômago (cárdia) encontra a extremidade inferior do tubo de deglutição (esôfago) tornou-se muito mais comum. Esta área do estômago é chamada de junção gastroesofágica

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 723.000 mortes relacionadas ao câncer são causadas por câncer de estômago a cada ano em todo o mundo. É o quinto câncer mais comum em todo o mundo, mas a terceira principal causa de mortes relacionadas ao câncer.

A maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de estômago já tem metástase ou, eventualmente, desenvolvê-lo. A metástase ocorre quando o câncer se espalha a partir da área em que se desenvolveu pela primeira vez (veja o artigo câncer para compreender melhor)

Cerca de 90 a 95 por cento de todos os cancros do estômago são um tipo referido como adenocarcinoma do estômago. Nesse tipo, o câncer se desenvolve a partir das células que formam a mucosa, o revestimento mais superficial do estômago que produz muco.

O câncer de estômago não deve ser confundido com outros tipos de câncer que podem ocorrer no abdômen, como câncer do cólon (intestino grosso), fígado, pâncreas ou intestino delgado, porque esses cânceres podem ter diferentes sintomas, diferentes perspectivas e diferentes tratamentos.

Sintomas do câncer do estômago

Pessoas com câncer de estômago podem apresentar os seguintes sintomas ou sinais. Às vezes, pessoas com câncer de estômago não apresentam nenhuma dessas alterações. Ou a causa pode ser uma condição médica diferente que não seja câncer.

O câncer de estômago geralmente não é encontrado em um estágio inicial, porque muitas vezes não causa sintomas específicos. Quando os sintomas ocorrem, eles podem ser vagos e podem incluir os listados abaixo.

É importante lembrar que esses sintomas também podem ser causados ​​por muitas outras doenças, como um vírus do estômago ou uma úlcera.

Os sintomas de câncer de estômago avançado podem incluir:

Causas do câncer

Os cientistas não sabem exatamente o que faz com que as células cancerígenas comecem a crescer no estômago. Mas eles sabem algumas coisas que podem aumentar o risco da doença.

Assim nomeamos algumas: infecção por H. pylori, úlceras pprolongadas, gastrite, anemia perniciosa e pólipos.

Em geral, o câncer começa quando ocorre um erro (mutação) no DNA de uma célula. A mutação faz com que a célula cresça e divida a uma taxa rápida e continue vivendo quando uma célula normal morreria.

As células cancerígenas que se acumulam formam um tumor que pode invadir estruturas próximas. E as células cancerígenas podem se separar do tumor para se espalhar pelo corpo.

O câncer da junção gastroesofágica está associado à doença do refluxo gastrointestinal (DRGE) e, menos fortemente, à obesidade e ao tabagismo. A DRGE é uma condição causada pelo refluxo frequente de ácido gástrico para o esôfago.

Outras coisas que parecem desempenhar um papel no aumento do risco incluem:

Curiosidade: Existe uma forte correlação entre uma dieta rica em alimentos defumados e salgados e câncer de estômago localizado na parte principal do estômago. Como o uso de refrigeração para conservação de alimentos aumentou em todo o mundo, as taxas de câncer de estômago diminuíram.

Tratamento do câncer do estômago

Muitos tratamentos podem combater o câncer de estômago. Aquele que você e seu médico escolherem dependerá de quanto tempo você teve a doença ou quanto ela se espalhou em seu corpo, chamada fase do seu câncer:

Estágio 0. É quando o revestimento interno do estômago tem um grupo de células não saudáveis ​​que podem se transformar em câncer. Cirurgia geralmente cura isso. Pode haver remoção de parte ou todo o seu estômago, bem como os gânglios linfáticos próximos.

Estágio I. Neste momento o tumor está no revestimento do estômago, e pode ter se espalhado nos nódulos linfáticos. Como no estágio 0, você provavelmente fará uma cirurgia para remover parte ou todo o seu estômago e os gânglios linfáticos próximos. Você também pode receber quimioterapia ou quimiorradiação. Estes tratamentos podem ser usados ​​antes da cirurgia para diminuir o tumor e depois matar qualquer câncer que tenha sobrado.

A quimioterapia usa drogas para atacar as células cancerígenas. A quimiorradiação é quimioterapia mais radioterapia, que destrói células cancerígenas com feixes de alta energia.

Estágio II. O câncer se espalhou em camadas mais profundas do estômago e talvez em nódulos linfáticos próximos. Cirurgia para remover parte ou todo o seu estômago, bem como os gânglios linfáticos próximos, ainda é o tratamento principal. É muito provável que você adquira quimioterapia ou quimioradiação de antemão, e você pode ter uma delas depois também.

Estágio III. O câncer pode agora estar em todas as camadas do estômago, assim como em outros órgãos próximos, como o baço ou o cólon. Ou pode ser menor, mas alcance profundamente os gânglios linfáticos.

Você geralmente tem uma cirurgia para remover todo o seu estômago, juntamente com quimioterapia ou quimioradioterapia. Isso às vezes pode curá-lo. Se não, pode pelo menos ajudar nos sintomas.

Se você estiver muito doente para a cirurgia, você pode receber quimioterapia, radiação ou ambos, dependendo do que seu corpo pode suportar.

Estágio IV. Neste último estágio, o câncer se espalhou para órgãos como o fígado, os pulmões ou o cérebro. É muito mais difícil de curar, mas seu médico pode ajudar a administrá-lo e aliviar os sintomas.

Se o tumor bloquear parte do seu sistema gastrointestinal, você pode receber:

Leia mais sobre o tratamento do câncer de estômago na webmed

Sair da versão mobile