Ícone do site Augusto Bene

7 benefícios dos Compostos sulfurados

benefícios de compostos sulfurados

Os compostos químicos que apresentam enxofre na sua estrutura são designados sulfurados e eles são muito importantes para o organismo humano. O enxofre forma parte de três aminoácidos: a cistina, a cisteína e a metionina, e de outras moléculas orgânicas (por exemplo, a heparina).

Além dos alimentos proteícos, também se destacam, por sua quantidade em enxofre, as plantas do gênero Allium, como exemplos, o alho (Allium sativum) e a cebola (Allium cepa). Quando as células se rompem ao cortar ou amassar o alho e a cebola, a aliina se transforma, por meio da enzima alinase, em alicina. A combinação de três moléculas de alicina vai resultar em duas moléculas de alhoeno, outro composto sulfurado.

Propriedades benéficas dos compostos sulfurados

A seguir são descritos os 7 principais benefícios ou efeitos fisiológicos produzidos pelos compostos sulfurados no organismo:

Ação antimicrobiana, antiviral e antifúngica

Preparações obtidas a partir de alhos amassados foram usadas na medicina popular há muitos anos para evitar infecções. Atualmente, sabe-se que a ação antimicrobiana destes preparados é devida à alicina e ao alhoeno. A alicina e o ajoeno atuam inibindo certas enzimas dos microrganismos que contêm o grupo “tiol”, já que a reação dos compostos sulfurados com o grupo tiol deixa as enzimas imprestáveis.

Foi demonstrada a sensibilidade a estes compostos de várias espécies como: Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Streptoccocus pyogenes, Klebsiella pneumoniae, Shigella dysenteriae, e Enterococcus. Também está sendo estudada a inibição do desenvolvimento do Helicobacter pylori, causador da gastrite, com a administração de alicina.

Também tem ação antifúngica frente a espécies de: Candida, Cryptococcus, Trichophyton, Epidermophytom e Microsporum.

Possui também ação antiparasitária frente a: Entamoeba histolytica, Giardia lambia, Leishmania major, Leptomonas colosoma, entre outros.

O alhoeno, proveniente da condensação de duas moléculas de alicina, mostrou uma maior atividade antiviral que a alicina sozinha. Os vírus sensíveis ao alhoeno são: citomegalovírus humano, gripe B, vírus do herpes simples tipo I, tipo II, o parainfluenza e o da estomatite vesicular.

Ação anti-agregante plaquetária e antitrombótica

Esta ação é devida, sobretudo, ao alho, já que este composto é capaz de penetrar profundamente na membrana das plaquetas, produzindo um aumento da fluidez e uma diminuição da coesão molecular desta membrana. Os efeitos deste composto são fundamentalmente dois:

Ação antitumoral dos compostos sulfurados

Nos últimos tempos foram publicados estudos que relacionam o consumo destes compostos sulfurados com uma diminuição da incidência de câncer do útero, de pele, esôfago, cólon, mama, entre outros. Entretanto, a maioria destes testes foram realizados em animais e os resultados são muito variáveis.

A atividade antitumoral dos compostos sulfurados está relacionada com sua capacidade de inibir a bioativação de diferentes substâncias cancerígenas, bloqueando assim sua união ao DNA. São especialmente ativos para evitar a bioativação de derivados das nitrosaminas.

Ação anti-colesterolemiante

Foram realizados muitos estudos para demonstrar que estes compostos diminuem as lipoproteínas LDL e triglicerídeos no sangue e aumentam as HDL. Os resultados obtidos são promissores, mas há uma grande variedade quanto aos preparados utilizados, os tipos de sujeitos do estudo e as condições em que são realizados. É por isso que são necessários mais estudos para confirmar esta ação dos compostos sulfurados.

Sair da versão mobile