Ícone do site Augusto Bene

Escherichia coli: sintomas, causas e tratamento

Escherichia coli

Bacilo gram-negativo (Escherichia coli)

Escherichia coli (E. coli) é uma bactéria do tipo bacilo Gram-negativa. É um membro comum da flora normal do intestino grosso, sendo por isso designado commensais benignas. Porém, quando ela adquire elementos genéticos codificando fatores de virulência, como E. coli O157:H7, podem causar cólicas abdominais severas, diarreia sangrenta e vômitos.

No entanto, existem três grupos de .E coli que estão associados a doenças diarreicas:

A infecção por E. coli é comum quando o saneamento do meio não é muito bom. Tanto os bebês quanto os viajantes suscetíveis aos países em desenvolvimento estão particularmente em risco. No entanto, a doença é mais grave em bebês e pode ser fatalnelas assim como em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido.

A maioria das pessoas se recupera dentro de 6 a 8 dias. Alguns outros tipos de infecção por E. coli podem levar às infecções do trato urinário, doenças respiratórias, pneumonia e outras doenças como meningite.

Sintomas da infeção por Escherichia coli

Sinais e sintomas da infeçao por E. coli.
Sintomas da Escherichia coli

Dependendo dos fatores de virulência que possuem, cepas virulentas de Escherichia coli causam:

É importante lembrar que os sinais e sintomas da infecção por Escherichia coli, principalmente a E. coli O157:H7, geralmente começam três ou quatro dias após a exposição à bactéria, embora você possa ficar doente logo após um dia, mais de uma semana depois. Além dos sinais e sintomas acima, incluem:

Algumas pessoas não têm sintomas perceptíveis, mas podem espalhar a infecção para outras.

Entretanto, cerca de 5 a 10% dos infectados desenvolvem síndrome hemolítica uremica (SHU)- condição na qual os glóbulos vermelhos são danificados – que levar à insuficiência renal. Esta síndrome pode ser fatal, especialmente para crianças e idosos. O SHU geralmente começa cerca de 5 a 10 dias após o início da diarreia.

A bactéria E. coli pode comumente levar às infecções urinárias, como é o caso da cistite. A saída (orificio) do trato urinário é perto do ânus (principalmente em mulheres), portanto as bactérias podem se espalhar do trato GI para o trato urinário.

Causas

Entre as muitas cepas de E. coli, apenas algumas causam diarreia aguda. Entretanto, como dissemos anteriormente alguns grupos dessas bactérias — que incluem a O157:H7 — produz toxina poderosa que danifica o revestimento do intestino delgado, podendo levar uma diarreia sangrenta. Entretanto, só é possível desenvolver uma infecção por Escherichia coli quando ingerir apenas pequenas quantidades.

As fontes potenciais de exposição incluem:

Como se prevenir da infeção?

A seguir listamos algumas recomendações de como se proteger para não ser infectado pela E. Coli, bem como outros patógenos:

Tratamento da infecção por Escherichia coli

Não há cura para E. coli O157:H7. Antibióticos não são aconselhados., porque eles podem aumentar o risco de SHU. Entrentanto, para a maioria das pessoas, o tratamento das infeções podem se resolver apenas por:

Atenção: Evite tomar um medicamento antidiarreicos — isso retarda o sistema digestivo, impedindo que seu corpo se livre das toxinas.

Sair da versão mobile