Ícone do site Augusto Bene

Nimesulida o que é, efeitos colaterais, dosagens, interações, alertas, precauções

nimesulida como tomar

A nimesulida não é um antibiótico, ela é um medicamento anti-inflamatório que funciona da mesma maneira que a aspirina. Reduz a inflamação no corpo e ajuda a aliviar a dor. O efeito colateral mais comum é a dor de estômago. Outros possíveis efeitos colaterais incluem dor de cabeça, tontura, diarréia, náusea, vômito, erupção cutânea, coceira e problemas para dormir.

Para que serve a nimesulida?

A nimesulida pertence a uma classe de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). Portanto, a nimesulida serve para para tratar sintomas de artrite e dismenorreia (períodos dolorosos ou cólicas menstruais). Além disso, também é útil para dores dentárias, que podem ocorrer devido a danos no nervo do dente, infecção, cárie, extração ou lesão. 

Farmacologicamente, Ajuda no tratamento da dor, bloqueando o mensageiro químico no cérebro responsável por causar febre, dor e inflamação. Ela funciona bloqueando o efeito de uma substância química conhecida como prostaglandina responsável por induzir dor e inflamação em nosso corpo. A nimesulida é um inibidor altamente seletivo da ciclooxigenase-2 (COX-2). A maioria dos AINEs disponíveis pode inibir COX-2 e COX-1, não apresentando seletividade, enquanto vários AINEs são mais seletivos para COX-1 sobre COX-2. A COX-1 é expressa em muitos tecidos e regula a citoproteção gástrica e a hemostase vascular.

A inibição desta isoenzima reduz a síntese de compostos citoprotetores, como a prostaciclina, e pode resultar em efeitos adversos indesejados gastrointestinais e renais. Por outro lado, a inibição seletiva da COX-2 reduz a produção de prostaglandinas pró-inflamatórias, e pode proporcionar efeitos benéficos na inflamação e alívio da dor, com toxicidade gastrointestinal modesta.

Quais são seus possíveis efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais comuns da nimesulida incluem náusea, diarréia, dor de estômago, vômito, dor de cabeça, tontura, sonolência e erupção cutânea. Se esses sintomas ocorrerem, ligue para o seu médico imediatamente.

O que devo saber sobre a nimesulida antes de tomá-la?

A nimesulida não deve ser tomada com nenhum outro medicamento, a menos que indicado pelo seu médico. Deve informar o seu médico se estiver grávida antes de tomar nimesulida. Não tome este medicamento se você for alérgico a aspirina ou ibuprofeno.

Além dessas precauções certifique-se de:

Nimesulida como tomar?

Nimesulida vem como um comprimido, cápsula, líquido ou injeção. A Nimesulida de 100 mg é usualmente tomada de 12 em dose horas. As dosagens para crianças são de 5 mg/kg de peso corporal e 2 ou 3 doses divididas. O período máximo para tomar este medicamento é de 5 dias. No entanto, siga cuidadosamente as instruções do seu médico.

Se você esquecer de uma dose, tome-a o mais rápido possível. No entanto, não duplique a dose sem falar primeiro com o seu médico. Alguma mudança química repentina pode afetar seu corpo. Em alguns casos, o seu médico irá aconselhá-lo a tomar o medicamento prescrito o mais rápido possível caso tenha esquecido a dose.

A nimesulida pode ser tomada com outras drogas?

A nimesulida nunca deve ser tomada com outros medicamentos, a menos que seja indicado pelo seu médico. Isso inclui medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica, produtos à base de plantas, suplementos alimentares (veja as vitaminas do complexo B) e outros.

A nimesulida interage com medicamentos respiratórios (teofilina), anticoagulantes (varfarina), antidiabéticos, incluindo insulina, antiepilépticos (como a fenitoína), medicamentos para artrite ou agentes quimioterápicos (metotrexato), medicamentos que afetam o sistema imunológico (ciclosporina), antiácidos e antiretrovirais usados para tratar HIV.

Não tome com produtos lácteos como leite, iogurte ou sucos fortificados com cálcio.

Este medicamento não é recomendado para pessoas com distúrbios hemorrágicos, como hemofilia, doença de von Willebrand ou plaquetas baixas. Além disso, não deve ser administrado a crianças que sofrem de gripe ou varicela. Também deve ser evitado em caso de presença de úlceras gástricas ou duodenais.

nimesulida

Referências

  1. Bernareggi, A. Clinical Pharmacokinetics of Nimesulide.
Sair da versão mobile