O que são Altcoins e por que existem mais de 5.000 deles?

Criptomoedas
Views: 24

Altcoins são as outras criptomoedas lançadas após o sucesso do Bitcoin. Geralmente, eles se vendem como melhores alternativas ao Bitcoin.

O termo “altcoins” refere-se a todas as criptomoedas que não sejam o Bitcoin. No início de 2020, havia mais de 5.000 criptomoedas segundo algumas estimativas.

De acordo com o CoinMarketCap, as altcoins representaram mais de 34% do mercado total de criptomoedas em fevereiro de 2020.

“Altcoin” é uma combinação das duas palavras “alt” e “coin” e inclui todas as alternativas ao Bitcoin. Muitas altcoins estão tentando atingir as limitações percebidas do Bitcoin. Um altcoin deve ter uma vantagem competitiva para ter sucesso contra o Bitcoin.

Muitas das altcoins são construídas sobre a estrutura básica fornecida pelo Bitcoin. Eles tentam oferecer maneiras eficientes e baratas de realizar transações na Internet.

Mesmo com muitos recursos sobrepostos, as altcoins variam muito entre si.

Tipos de Altcoins

À medida que as altcoins evoluíam, surgiram categorias distintas. Alguns dos principais tipos de altcoins incluem criptomoedas baseadas em mineração, stablecoins, tokens de segurança e tokens de utilidade.

Há também algum movimento para separar a maioria desses conceitos das altcoins. Se essa tendência continuar, altcoins poderá se referir apenas a criptomoedas baseadas em mineração que não sejam Bitcoin no futuro.

O Bitcoin alcançou um novo patamar: passou a casa dos 9500 dólares. Descubra as perspetivas. CLique aqui

Altcoins baseados em mineração

Essas altcoins têm um processo de mineração pelo qual novas moedas são geradas, resolvendo problemas desafiadores para desbloquear blocos.

Eles são mais semelhantes ao Bitcoin do que outros altcoins. A maioria das principais se enquadrava nessa categoria. O Ethereum era o altcoin baseado em mineração mais conhecido.

Stablecoins

As Stablecoins buscam melhorar o Bitcoin reduzindo a volatilidade. Na prática real, isso é alcançado vinculando o valor das moedas às moedas existentes.

As opções populares para apoiar altcoins incluem o dólar americano, o euro e o ouro. O Libra do Facebook é de longe o stablecoin mais famoso, apesar de ainda não ter sido lançado.

Tokens de segurança

Essas tokens estão vinculadas a um negócio e geralmente são lançadas em uma oferta inicial de moedas ( ICO ). Os tokens de segurança se assemelham às ações tradicionais e geralmente prometem algum tipo de dividendo, como pagamento ou propriedade de uma empresa.

Tokens de utilidade

Os tokens de utilidade fornecem uma reivindicação dos serviços e, às vezes, são vendidos como parte de uma ICO. Filecoin é um excelente exemplo de um token de utilitário oferecido em uma ICO. As filecoins são projetadas para serem trocáveis ​​por espaço de armazenamento de arquivos descentralizado.

Por que existem mais de 5.000 de altcoins?

Hoje, os milhares de ativos digitais existentes são contabilizados em sites de avaliação de mercado como coinmarketcap.com e messari.io.

De todas as criptomoedas negociadas no mercado aberto, hoje a avaliação de todas a mais de 5000 moedas existentes é de cerca de US $ 285 bilhões. A rede BTC captura cerca de 63% da capitalização de mercado geral, com seu valor líquido em US $ 183 bilhões.

Se Satoshi Nakamoto era um gênio, as pessoas provavelmente se perguntam por que existem milhares de tokens digitais. Algumas pessoas sabem o que são e de onde vieram, mas muitas vezes pensam no porquê de existir altcoins.

Existem muitas razões pelas quais as altcoins existem e é principalmente porque as pessoas podem fazer o que querem neste ambiente sem permissão.

Mas também, alguns indivíduos, grupos e desenvolvedores acreditam que podem criar um projeto de criptomoeda que supera o BTC ou criaram uma moeda para oferecer compatibilidade, mas também recursos diferentes do BTC .

Existem pessoas que criaram altcoins para competir com o bitcoin e os projetos afirmam oferecer melhor privacidade, mais descentralização ou se concentram em algo que o bitcoin não pode fazer.

Alguns projetos afirmam oferecer melhor anonimato e algumas moedas visam combater uma indústria específica, como o entretenimento.

Existem ativos digitais que fornecem às pessoas a capacidade de criar seus próprios tokens e desenvolver contratos inteligentes.

As Altcoins existem porque Satoshi não apenas revelou a rede Bitcoin, mas o criador anônimo também abriu uma espécie de caixa de Pandora nos mundos da tecnologia e das finanças.

Agora que a caixa está aberta, não há como voltar atrás e não parece que a taxa de emissão de altcoin esteja diminuindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitcoin alcança US$9.500 após alta repentina
Rússia proíbe criptomoedas como meio de pagamento

Revisado por: