Acne: causas e tratamentos medicamentoso e natural

Saúdesaúde da mulher
Views: 319

Acne ou espinhas é uma condição da pele que geralmente afeta adolescentes ou adolescentes, mas pode afetar um indivíduo em qualquer idade. Isso leva a manchas e furúnculos sobre a pele do rosto, testa, pescoço, costas e peito.

As manchas podem variar de cravos e espinhas que são leves e indolores a furúnculos ou pústulas severas que estão inflamadas e cheias de pus com dor intensa.

As espinhas pode se desenvolver com gravidade variada, e casos graves geralmente envolvem cistos e nódulos que podem deixar cicatrizes quando a erupção é clara.

Tipos de acne

Existem seis tipos de manchas que a acne pode causar. Esses incluem:

  • Cravos: de cor amarela ou preta devido à pigmentação causada pelo revestimento interno dos folículos capilares,
  • Pápulas: pequenas e doloridas inchaços vermelhos,
  • Pústulas: semelhantes às pápulas, mas são preenchidos com pus branco.
  • Nódulos: inchaços grandes e duros que se formam sob a pele. Os nódulos podem ser dolorosos ao toque.
  • Cistos: manchas grandes e cheias de pus que podem causar cicatrizes.

É mais provável que a acne seja causada devido a alterações nos níveis hormonais durante a puberdade. Esta é a razão pela qual afeta mais os adolescentes do que outras faixas etárias.

Você sabe o é que Melanoma o câncer da pele?

A acne é hereditária e é vista em famílias. Alterações hormonais durante a puberdade e durante o ciclo menstrual ou gravidez podem aumentar o risco de contrair acne.

Dieta ou atividade sexual não está relacionada à acne. A acne é muito comum em adolescentes e adultos jovens e quase 80% das pessoas entre 1 e 30 anos podem ter acne em algum momento.

Entre as meninas, é mais comum entre os 14 e os 17 anos e entre os meninos, entre os 16 e 19 anos.

Os sintomas podem ir e vir, mas parecem melhorar com a idade. Apenas cerca de 5% das mulheres e 1% dos homens têm acne acima de 25 anos.

Causas e fisiopatologia da acne

A causa mais importante da acne ou espinhas é a infecção dos folículos capilares. Quando uma criança atinge a puberdade, os níveis de hormônios sexuais começam a subir. Estes estimulam as características sexuais secundárias, como o desenvolvimento dos cabelos nas axilas e virilhas e o aprofundamento da voz.

Os hormônios também provocam mudanças significativas na pele. Esses hormônios estimulam várias glândulas (as sebáceas) a produzir mais óleo (ou sebo). O sebo é liberado principalmente através da haste capilar sobre a pele. Sua principal função é lubrificar e proteger a pele.

Os folículos da pele e do cabelo contêm várias bactérias inofensivas. Sua presença não é infecciosa em uma pessoa normalmente saudável. Quando há produção excessiva de sebo, ele combina com as células mortas que são eliminadas regularmente da camada superior da pele. Essa combinação forma um cravo.

processo de formação e causas da acne ou espinhas ou espinhas

Um cravo ou folículo obstruído eventualmente se rompe. Isso leva ao vazamento do sebo na pele circundante, causando inflamação. As bactérias inofensivas na pele podem decompor as partes gordurosas do sebo em substâncias ácidas. Estes também vazam para a pele circundante, causando inflamação.

O resultado desse processo patológico é a formação de uma protuberância sólida ou uma pústula sobre a superfície da pele ou a formação de um cisto (saco cheio de líquido) dentro da pele.

Como alternativa, o folículo obstruído pode ser aberto para a pele, criando um cravo (ou espinho na pele). A infecção bacteriana do espinho pode dar origem a pápulas, pústulas, nódulos ou cistos.

Tratamento da acne

Para pessoas com acne leve, os remédios vendidos sem receita podem ser um tratamento eficaz. Para aqueles com casos mais graves, antibióticos prescritos e tratamentos tópicos são frequentemente usados. Algumas dicas simples de gerenciamento incluem:

  • Manter a pele limpa lavando-a suavemente duas vezes por dia
  • Lavar o rosto se você estiver realizando atividades que aumentam a produção de suor
  • Evite tocar sua pele
  • Evite escolher ou espremer pontos, pois isso aumenta o risco de infecção e cicatrizes.

Medicamentos são recomendados para acne

Retinóides

Retinóides são derivados da vitamina A que impedem o desenvolvimento de manchas e são usados ​​para tratar casos leves a moderados de acne. Eles trabalham irritando a pele e aumentam a renovação das células da pele.

Novas células substituem as células nos pontos existentes e o aumento da rotatividade das células pode impedir o desenvolvimento de novos pontos.

Os retinóides são considerados um tratamento muito eficaz para a acne, com uma redução de manchas em 40 a 70%, e 4 em cada 5 pessoas relatam pele clara após 4 meses de uso.

No entanto, eles apresentam muitos efeitos colaterais, incluindo pele seca, sensibilidade ao sol, sangramentos nasais, dores, ou mesmo efeitos adversos mais sérios que podem incluir ansiedade ou problemas de saúde mental, vômitos e provavelmente prejudicar os bebês ainda não nascidos.

Leia também:

Antibióticos

Os antibióticos quando usados ​​para acne retardam ou interrompem a propagação de bactérias e leveduras. Vários tipos de antimicrobianos podem reduzir lesões inflamatórias em até 86%.

No entanto, acredita-se que os antimicrobianos devam ser usados ​​com menos frequência ou apenas por curtos períodos de tempo para evitar resistências bacterianas aos medicamentos.

Tratamento natural

Para casos leves de acne podem ser tratados com vários remédios caseiros que ajudam a aliviar os sintomas.

Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá é comumente usado em muitos produtos para a pele para ajudar a controlar e combater a pele oleosa e com tendência a manchas.

Originalmente usado para tratar tosses, feridas e resfriados, o óleo derivado da planta australiana Melaleuca alternifolia é um remédio popular para acne, devido às suas propriedades antimicrobianas.

Um estudo de sua eficácia mostrou uma redução nas lesões inflamadas em comparação com 5% de peróxido de benzoíla. Além disso, menos pessoas relataram efeitos colaterais com o óleo da árvore do chá do que com o peróxido de benzoíla. No entanto, o óleo da árvore do chá só pode ser eficaz em casos leves a moderados de acne.

Além de comprar produtos com óleo de tea tree, o óleo de tea tree cru pode ser diluído em água e aplicado diretamente nas áreas afetadas.

Echinacea purpurea

O uso tópico da Echinacea purpurea pode reduzir a gravidade da acne, pois destrói prontamente P. acnes , a bactéria mais frequentemente associada à acne. Pensa-se também que Echinacea purpurea possui excelentes propriedades anti-inflamatórias. O extrato também tem sido útil no tratamento de outras doenças da pele, incluindo psoríase e feridas.

Eucalípto

Algumas espécies de eucalipto e seus extratos foram investigadas por seu impacto em várias condições, incluindo acne. A planta de eucalipto possui propriedades antimicrobianas e anti-sépticas gerais que podem ajudar a direcionar P. acnes causadoras de acne. A aplicação direta de óleo de eucalipto em manchas pode ser útil para aqueles que desejam controlar sua acne usando remédios caseiros.

Chá verde

Loções tópicas contendo chá verde foram relatadas como eficazes no tratamento de crises de acne. Especificamente, o chá verde parece reduzir a produção de sebo. Além disso, o chá verde não parece causar efeitos adversos, como irritação na pele. O chá verde fervido e depois resfriado também pode ser eficaz quando aplicado diretamente em áreas problemáticas.

Metástase: quais os seus processos e fatores envolvidos?
Doença do refluxo gastroesofágico: sintomas, causas e tratamento

Revisado por:

Sair da versão mobile