Anemia perniciosa: sintomas, causas e tratamento

Coração e sistema circulatórioSaúde
Views: 355

Anemia perniciosa é uma doença auto-imune, devido a deficiência da vitamina B12. Pessoas com essa anemia não conseguem absorver quantidade suficiente de vitamina B12 dos alimentos.

A anemia perniciosa é uma condição rara, com uma prevalência de 0,1% na população geral e 1,9% em pessoas com mais de 60 anos, de acordo com o estudo no Journal of Blood Medicine.

Este tipo de anemia é chamado de “pernicioso” porque já foi considerado uma doença mortal. Isto foi devido à falta de tratamento disponível.

Sintomas da anemia perniciosa

O sintoma mais comum de todos os tipos de anemia é a fadiga (cansaço). A fadiga ocorre porque o corpo tem deficiências de glóbulos vermelhos que são resposáveis por transportar oxigênio (necessário para produção de energia) para suas várias partes.

Uma baixa contagem de glóbulos vermelhos também pode causar falta de ar, tontura, dor de cabeça, frieza nas mãos e nos pés, pele pálida ou amarelada e dor no peito.

A falta de hemácias também significa que o coração terá de trabalhar mais para movimentar o sangue rico em oxigênio no organismo. Isso pode levar a batimentos cardíacos irregulares chamados arritmias, sopro cardíaco, aumento do coração ou até mesmo insuficiência cardíaca.

A deficiência de vitamina B12 pode levar a danos nos nervos. Isso pode causar formigamento e dormência nas mãos e nos pés, fraqueza muscular e perda de reflexos.

É possível se sentir instável, perder o equilíbrio e ter dificuldade para andar. A deficiência da vitamina B12 pode causar enfraquecimento dos ossos e pode levar a fraturas de quadril.

A deficiência grave de vitamina B12 pode causar problemas neurológicos, como confusão, demência, depressão e perda de memória.

Outros sintomas de deficiência de vitamina B12 envolvem o trato digestivo. Estes sintomas incluem náuseas (sensação de mal-estar no estômago) e vómitos, azia, inchaço abdominal e gases, obstipação ou diarreia, perda de apetite e perda de peso. Um fígado aumentado é outro sintoma.

Uma língua vermelha lisa e espessa também é um sinal de deficiência de vitamina B12 e anemia perniciosa.

Causas da anemia

Como dissemos no início, a anemia perniciosa é caraterizada, principalmente, pela deficiência da vitamina B12. Sendo assim, existem duas condições que levam à esta deficiência, nomeadamente:

  • Má absorção da vitamina, e
  • Pouca ingestão da vitamina

Problemas na absorção de vitamina B12

A vitamina B12 é absorvida se existir no organismo o fator intrínseco, a falta deste fator leva a deficiência de vitamina B12.

Falta do fator intrínseco pode levar a anemia perniciosa
Anemia Perniciosa

O fator intrínseco é produzido pelas células parietais no estômago e sua deficiência (menor quantidade) pode ser causada por:

  • uma doença autoimune, em que o sistema imunológico ataca as células do estômago que produzem fator intrínseco (células parietais);
  • ter todo ou parte do estômago (onde o fator intrínseco é feito) removido; ou
  • uma doença hereditária rara, conhecida como anemia perniciosa congênita.

A deficiência de vitamina B12 também pode ser devido a:

Ingestão deficiente da vitamina B12

Uma ingestão inadequada de alimentos que contenham vitamina B12, como carne, frutos do mar, produtos lácteos, cogumelos, ovos e alimentos fortificados com vitamina B12 pode levar à anemia por deficiência de vitamina B12. Veganos e pessoas com uma dieta pobre podem estar em risco.

Tratamento

O tratamento da anemia perniciosa é um processo que corresponde a duas partes, isto é, reposição da vitamina B12 e deficiência de ferro.

O tratamento pode começar com injeções de vitamina B12 que são lentamente diminuídas ao longo do tempo. Essas injeções podem ser administradas diária ou semanalmente até que os níveis da vitamina voltem ao normal (ou próximo ao normal).

Depois que seus níveis de B-12 estiverem normais, pode ser necessário tomar doses regulares de suplementos de B12 em vez da injeção.

Complicações da anemia perniciosa

A complicação mais perigosa é o câncer gástrico. Possível de ser diagnosticado por visitas regulares ao consultório médico e através de biópsias.

Outras complicações potenciais da anemia perniciosa incluem:

  • dano do nervo
  • problemas do trato digestivo
  • problemas de memória, confusão ou outros sintomas neurológicos
  • dano cardíaco

Essas complicações geralmente se originam da anemia perniciosa de longa duração. É importante referir que podem ser permanentes!

Vitamina B9 (folato): funções, importância e deficiência
Dor ciática: sintomas, causas e tratamento

Revisado por:

Sair da versão mobile