As cáries são orifícios e lesões estruturais nos dentes, sinais de deterioração. Ou seja, a cárie dentária é o amolecimento do esmalte do dente e refere-se aos danos na estrutura do dente causados por ácidos que são criados quando as bactérias da placa quebram o açúcar na boca.
Se essa perda de mineral do esmalte for deixada sem tratamento, uma cavidade ou orifício no dente poderá eventualmente ocorrer. Sem tratamento, esses orifícios podem aumentar ao longo do tempo e podem até destruir todo o dente.
Cáries estão entre os problemas de saúde mais comuns do mundo. Eles são especialmente comuns em crianças, adolescentes e adultos mais velhos. Mas quem tem dentes pode ter cáries.
- Você pode gostar: Gengivite, doença periodontal e problemas de saúde.
Causas
A cárie é causada por tipos específicos de bactérias (como o Streptococus mutans). Elas se acumulam nos dentes em um filme pegajoso chamado placa dentária. Esta placa também pode conter saliva, pedaços de comida e outras substâncias naturais. Forma-se mais facilmente em certos lugares, que incluem:
- Rachaduras, fendas ou sulcos nos dentes posteriores
- Entre os dentes
- Em torno de obturações dentárias
- Perto da linha da gengiva
As bactérias transformam em ácidos, os açúcar e carboidratos (amidos) dos alimentos que ingerimos. Os ácidos dissolvem minerais no esmalte duro que cobre a coroa do dente. O esmalte corrói ou desenvolve caroços.
No início é muito difícil de notar este processo, mas aumentam com o tempo.
O ácido também pode penetrar nos poros do esmalte. É assim que a cárie começa na camada mais suave de dentina. À medida que a dentina e o esmalte se quebram, uma cavidade é criada.
Se a cárie não for removida, as bactérias continuarão a crescer e produzirá ácido que eventualmente entrará na camada interna do dente, que contém polpa macia e fibras nervosas sensíveis.
As raízes dos dentes expostas pelas gengivas recuadas também podem desenvolver cáries. A camada externa da raiz, cemento, não é tão espessa quanto o esmalte. Os ácidos das bactérias da placa podem dissolvê-lo rapidamente.
Sintomas da cárie dentária
Os sinais e sintomas das cáries variam, dependendo de sua extensão e localização. Quando uma cavidade está apenas começando, você pode não ter nenhum sintoma. À medida que a deterioração aumenta, pode causar sinais e sintomas como:
- Dor de dente, dor espontânea ou dor que ocorre sem causa aparente
- Sensibilidade dentária
- Dor leve a aguda quando comer ou beber algo doce, quente ou frio
- Orifícios visíveis ou covas nos dentes
- Coloração marrom, preta ou branca em qualquer superfície do dente
- Mau hálito
Sem tratamento, as bactérias podem se espalhar para tecidos mais macios dentro do dente. Isso pode acelerar a cárie dentária e fazer com que as dores de dente piorem. Isso também pode levar a infecções.
Prevenção
As cáries dentárias são facilmente evitáveis. Existem maneiras de evitar o acúmulo de placa bacteriana que causa cáries dentárias. Algumas dicas de prevenção incluem :
- Usar pastas dentais e enxaguatórios bucais que contêm flúor
- Escovar os dentes duas vezes por dia, usando um movimento circular
- Escovar suavemente as gengivas
- Usando produtos de limpeza interdentais, como fio dental, no espaço entre os dentes
- Evitar alimentos e bebidas com alto teor de açúcar, como refrigerantes, principalmente aqueles sem valor nutricional
- Limitar a ingestão de alimentos ricos em amido
- Evitar lanches entre as refeições ou antes de dormir
- Evitando produtos de tabaco
- Beber álcool com moderação
- Fazer exames regulares com um dentista
Tratamento da cárie
Uma vez que as cáries ocorram, o dano é permanente. Os tratamentos para esse dano podem variar de um preenchimento ao tratamento do canal radicular. O tipo exato de tratamento dependerá da localização e gravidade da cavidade.
Praticamento todos Humanos terão pelo menos uma ou duas cáries ao longo da vida. Portanto, embora seja ideal prevenir a cárie, não se perturbe se você for diagnosticado com cárie. O importante é diagnosticar a cárie cedo e tratá-lo rapidamente.
A forma mais básica de tratamento para uma cárie é um preenchimento da parte deteriorada do dente. Este é perfurado e depois um preenchimento forte é feito com resinas compostas, porcelana, prata, ouro ou amálgama.
O tratamento para cáries mais extensas inclui técnicas avançadas, como coroas e canais radiculares. Os recheios impedirão que a cavidade cresça mais. Portanto, se houver algum sinal de cavidade ou cárie, é extremamente importante consultar um profissional imediatamente para tratamento.
Também é possível reverter a cárie dentária nos estágios iniciais, substituindo os minerais perdidos da saliva ou fluoreto.
O fluoreto é um mineral que pode reverter os danos da cárie dentária. Um dentista pode prescrever gel de flúor ou outros produtos de flúor para revestir os dentes.
Os tratamentos com flúor podem fortalecer o esmalte e proteger os dentes contra danos causados pela placa. Juntamente com possíveis mudanças na dieta, o uso desses tratamentos com flúor pode ajudar os dentes a reparar pequenos danos causados pela cárie.
Referências
- HIDALGO GATO- FUENTES, Iliana; DUQUE DE ESTRADA RIVERON, Johany y PEREZ QUINONES, José Alberto. La caries dental: Algunos de los factores relacionados con su formación en niños. Rev Cubana Estomatol [online]. 2008, vol.45, n.1 [citado 2019-09-03]. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75072008000100004&lng=es&nrm=iso. ISSN 0034-7507.