Cefuroxima, axetil: indicações, precauções, efeito colateral e interações

Bulas de medicamentos
Views: 29

A cefuroxima, axetil é um antibiótico da classe das cefalosporinas da 2ª geração. Este medicamento serve para tratamento de infecções graves produzidas por bactérias gram-positivas e gram-negativas sensíveis, incluindo estirpes produtoras de beta-lactamase. Portanto, é particularmente eficaz contra H. influenzae, N. gonorrhoeae.

No mercado, a cefuroxima existe em comprimidos de 500 mg, 250 mg e até mesmo de 125 mg. Também pode ser encontrado em suspensões e ampola injetável.

Veja na secção abaixo como tomar a cefuroxima para saber com detalhes sobre a posologia. No entanto, procure tomar sempre de acordo com a orientação médica e farmacêutica.

Indicações

A cefuroxima é usado para tratar doenças causadas por infeções bacterianas como:

  • Bronquite. A bronquite também pode resultar de uma infecção bacteriana dos tubos das vias respiratórias que conduzem o ar aos pulmões.
  • Gonorreia. A gonorreia é doença sexualmente transmissível;.
  • Doença de Lyme. É uma infecção transmitida por carrapatos, causada principalmente pela Borrelia burgdorferi, uma bactéria em forma de espiral. Por isso são também chamadas espiroquetas. No entanto, para este caso em particular, a cefuroxima axetil pode serusada como alternativa a doxiciclina e a ceftriaxona.
  • Infecções da pele, ouvidos, seios da face, garganta, amígdalas e trato urinário.

Note bem que os antibióticos como a cefuroxima não funcionam para resfriados, gripes ou outras infecções virais. Porque o uso de antibióticos quando não são necessários aumentam a possibilidade de desenvolver a resistência ao tratamento com antibióticos.

Mecanismo de ação

Todas as cefalosporinas, incluindo a cefuroxima, exercem atividade bactericida interferindo na síntese da parede celular bacteriana e inibindo a reticulação do peptidoglicano. Além disso, as cefalosporinas também desempenham um papel na ativação de autolisinas de células bacterianas, que podem contribuir para a lise de células bacterianas.

Estrutura química da cefuroxima, axetil


Como tomar cefuroxima?

A cefuroxima é apresentada na forma de comprimido e suspensão (líquido) para administração oral. Geralmente é tomado a cada 12 horas por 5 a 10 dias, dependendo da condição a ser tratada. Para tratar a gonorreia, a cefuroxima é administrada em dose única e, para tratar a doença de Lyme, a cefuroxima é administrada a cada 12 horas durante 20 dias.

Procure tomar a suspensão com alimentos; o comprimido pode ser tomado com ou sem alimentos. Tome cefuroxima nos mesmos horários todos os dias.

Siga cuidadosamente as instruções do rótulo da receita ou da bula e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer coisa que você não entende. Tome cefuroxima exatamente como dirigido. Por isso não deve tomar mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Os comprimidos devem ser engolidos inteiros. Porque se você triturar poderá sentir um sabor amargo forte. Além disso, as crianças que não conseguem engolir o comprimido inteiro devem tomar suspensões. Mas, agite bem a suspensão antes de cada utilização para misturar o medicamento uniformemente.

Você deve começar a se sentir melhor durante os primeiros dias de tratamento com cefuroxima. No entanto, se seus sintomas não melhorarem ou piorarem, chame seu médico.

Tome cefuroxima até terminar a receita, mesmo que se sinta melhor. Se você parar de tomar cefuroxima muito cedo ou pular as doses, sua infecção pode não ser completamente tratada e a bactéria pode se tornar resistente aos antibióticos.

Posologia para comprimidos

  • Adultos: 125 a 500 mg de 12/12 h.
  • Crianças: 10 a 15 mg/kg/dose de 12/12 h (dose máxima 250 mg).

Contudo, pode ser útil no tratamento da gonorreia (1 g em dose única) e na Doença de Lyme (500 mg 2 x/dia por 20 dias)

Doses para cefuroxima axetil injetável

As ampolas geralmente são de 750 mg, por isso a posologia aqui apresentada são de acordo com essa quantidade.

No geral os médicos podem prescrever as seguintes doses:

  • Adultos: 750 mg de 8/8 h. Nas infecções mais graves 1,5 g de 6/6 ou 8/8 h.
  • Crianças: 25 a 50 mg/kg/dose de 6/6 ou 8/8 h.
  • Em recém-nascidos: 25 a 50 mg/kg/dose de 12/12 h na primeira semana de vida, depois de 6/6 ou 8/8 h.

Casos específicos

  • Profilaxia cirúrgica: 1,5 g na altura da indução anestésica, seguida depois de até 3 doses de 750 mg em intervalos de 8 h por via intramuscular ou endovenosa (EV).
  • Meningite: nos adultos: 3 g (EV) de 8/8h. Mas para as crianças: 200-240 mg/kg/ dia divididas em 3 doses, reduzidas para 100 mg/kg/dia após o 3º dia.
  • Pode ser útil no tratamento em dose única da gonorreia (1,5 g divididos em 2 locais de aplicação intramuscular.).

Posologia da cefuroxima em suspensão

Muitas suspensões da cefuroxima têm a concentração de 125 mg/ml. Portanto, os médicos costuma prescrever para crianças. Assim a posologia usual tem sido de 10 a 15 mg/kg/dose (máximo 250 mg de 12/12 h).

Quais são os efeitos colaterais da cefuroxima?

Os efeitos colaterais mais comuns causadas pela cefuroxima são:

  • Dor de cabeça,
  • tonturas, e
  • vertigens.
  • Alucinações, confusão e convulsões podem ocorrer com doses elevadas ou em doentes com insuficiência renal.
  • Pode ocorrer nefrotoxicidade e elevação transitória das enzimas hepáticas.

Embora raros, com administração parenteral podem ocorrer reacções gastrointestinais (náusea, vómitos, diarreia e colite por antibióticos).

Pode surgir flebites se as soluções a administrar por via EV não forem adequadamente diluídas.

Raramente pode surgir eritema multiforme.

Contudo, pode ocorrer reação alérgica cruzada (desde erupção cutânea até síndrome de Stevens-Johnson) em 5 a 16% dos doentes alérgicos à penicilina.

Quais são as contraindicações

A cefuroxima é contraindica a pessoas com antecedentes de hipersensibilidade grave e imediata a cefalosporina ou penicilina. No entanto, a cefuroxima é um medicamento considerado seguro na gravidez.

Precauções a tomar

Seu médico deverá fazer uma frequente avaliação da função renal em idosos e em doentes com insuficiência renal.

Antes de tomar cefuroxima axetil

Você não deve usar cefuroxima se tiver alergia a qualquer tipo de penicilina ou se for alérgico a cefuroxima ou a qualquer outro antibiótico de cefalosporina.

Informe o seu médico se você já teve:

  • um distúrbio estomacal ou intestinal, como colite;
  • Doença renal;
  • Doença hepática ; ou
  • Se você está desnutrido.

Informe o seu médico se estiver grávida ou amamentando.

Porque alguns antibióticos podem tornar as pílulas anticoncepcionais menos eficazes. Por isso, pergunte ao seu médico sobre o uso de um controle de natalidade não oral para prevenir a gravidez. Isso inclui injeções, implantes, adesivos para a pele, anéis vaginais, preservativo, diafragma , capuz cervical ou esponja anticoncepcional.

A cefuroxima não foi aprovada para uso por menores de 3 meses.

Interações

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente:

  • Probenecida ;
  • Diurético;
  • Anticoagulantes, como a varfarina
  • Antiácidos, como esomeprazol, famotidina e outros.

Está lista não está completa. Portanto, outros medicamentos podem afetar a cefuroxima, incluindo medicamentos prescritos e sem receita, vitaminas e produtos à base de plantas. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Referências

Vitamina B7: usos, benefícios para saúde e fontes
Cefixima: usos, efeito colateral, interações

Revisado por:

Sair da versão mobile