Doenças virais é um termo geral para doenças causadas por vírus. Os vírus são feitos de um pedaço de material genético, como DNA ou RNA, que é colocado em uma camada de proteína.
Os vírus invadem as células do seu corpo e usam componentes dessas células para ajudá-las a se multiplicarem. Esse processo geralmente danifica ou destrói as células infectadas.
Uma doença viral é qualquer doença ou condição de saúde causada por um vírus. Leia para saber mais sobre alguns dos principais tipos de doenças virais:
Eles nem sempre são contagiosos
Nem todas as doenças virais são contagiosas. Isso significa que nem sempre são transmitidos de pessoa para pessoa. Mas muitos deles são. Exemplos comuns de doenças virais contagiosas incluem gripe, resfriado comum, HIV e herpes.
Outros tipos de doenças virais se espalham por outros meios, como a picada de um inseto infectado.
Doenças virais respiratórias
As doenças virais respiratórias são contagiosas e comumente afetam as partes superiores ou inferiores do trato respiratório.
Os sintomas comuns de uma doença viral respiratória incluem:
- tossir ou espirrar
- febre
- dores no corpo
Exemplos
Exemplos de doenças respiratórias incluem:
- gripe
- resfriado comum
- infecção pelo vírus sincicial respiratório
- infecção por adenovírus
- infecção pelo vírus parainfluenza
- síndrome respiratória aguda grave (SARS)
Transmissão
Os vírus respiratórios são transmitidos por gotículas geradas pela tosse ou espirro. Se alguém com uma doença viral tossir ou espirrar nas proximidades e você inalar essas gotículas, você pode desenvolver a doença.
Esses vírus também podem se espalhar através de objetos contaminados, como maçanetas, tabletops e itens pessoais. Se você tocar um desses objetos e tocar o nariz ou os olhos, poderá desenvolver uma doença.
Tratamento
As doenças virais respiratórias geralmente curam sozinhas. Mas medicamentos vendidos sem prescrição médica (OTC), incluindo descongestionantes nasais, supressores da tosse e analgésicos, podem ajudar a reduzir os sintomas.
Além disso, Tamiflu, um medicamento antiviral, às vezes é prescrito se alguém está nos primeiros estágios do desenvolvimento da gripe.
Prevenção
A melhor maneira de evitar doenças virais respiratórias é praticar uma boa higiene pessoal. Lave bem as mãos, cubra a boca ao tossir ou espirrar e limite as interações com pessoas que apresentam sintomas de uma condição respiratória.
Há também uma vacina que pode ajudar a reduzir o risco de contrair a gripe sazonal.
Doenças virais gastrointestinais
As doenças virais gastrointestinais afetam seu trato digestivo. Os vírus que os causam são contagiosos e geralmente levam a uma condição chamada gastroenterite.
Sintomas comuns de doenças virais gastrointestinais incluem:
- cólicas abdominais
- diarréia
- vômito
Exemplos
Exemplos de doenças virais gastrointestinais incluem:
- infecção por norovírus
- infecção por rotavírus
- algumas infecções por adenovírus
- infecção por astrovírus
Transmissão
Vírus gastrointestinais são eliminados nas fezes durante os movimentos intestinais. Alimentos ou água contaminados por fezes podem espalhar o vírus para outras pessoas. Você também pode obter o vírus de compartilhar utensílios ou objetos pessoais com alguém que tenha um vírus.
Tratamento
Não existem tratamentos para doenças virais gastrointestinais. Em muitos casos, eles resolvem por conta própria dentro de um dia ou dois. Enquanto isso, beba muitos líquidos para substituir os que foram perdidos por diarréia ou vômito.
Prevenção
Você pode prevenir doenças virais gastrointestinais lavando as mãos com freqüência, especialmente depois de usar o banheiro. Enxugar superfícies contaminadas e não compartilhar itens pessoais ou utensílios de cozinha também pode ajudar.
Há também uma vacina contra rotavírus que é recomendada como parte do cronograma de vacinação de uma criança .
Vírus exantematosos causam erupções cutâneas. Muitos deles também causam sintomas adicionais.
Muitos dos vírus desta categoria, como o vírus do sarampo, são altamente contagiosos.
Exemplos
Exemplos de doenças virais exantemáticas incluem:
- sarampo
- rubéola
- varicela
- roséola
- varíola
- infecção por vírus chikungunya
Transmissão
Muitos vírus exantemáticos são espalhados através de gotículas respiratórias da tosse ou espirro de alguém com o vírus.
Outras doenças virais exantematosas, como a catapora e a varíola, podem ser transmitidas ao entrar em contato com o fluido em lesões cutâneas desfeitas.
A zona só ocorre em pessoas que tiveram catapora em algum momento. É uma reativação do vírus varicela-zoster que está adormecido em suas células.
O vírus Chikungunya é transmitido através de uma picada de mosquito e não pode ser transmitido de pessoa para pessoa.
Tratamento
O tratamento de doenças virais exantemáticas concentra-se no controle dos sintomas. Medicamentos redutores da febre, como o acetaminofeno, podem ajudar com alguns dos sintomas mais incômodos.
Medicamentos antivirais, como o aciclovir, podem ser administrados à varicela ou às telhas.
Prevenção
Sarampo, rubéola, catapora, telhas e varíola podem ser prevenidos através da vacinação. Você pode reduzir o risco de infecção por um vírus Chikungunya, protegendo-se contra picadas de mosquitos.
Doenças virais hepáticas
As doenças virais hepáticas causam inflamação do fígado, conhecida como hepatite viral. Os tipos mais comuns de hepatite viral são as hepatites A, B e C.
Vale ressaltar que doenças causadas por outros vírus, como o citomegalovírus e o vírus da febre amarela, também podem afetar o fígado.
Exemplos
Exemplos de doenças virais hepáticas incluem:
- hepatitis A
- hepatite B
- hepatite C
- hepatite D
- hepatitis E
Transmissão
Muitos vírus neurológicos são disseminados pela picada de um animal infectado ou inseto, como um mosquito ou carrapato.
Outros vírus, como o poliovírus e outros enterovírus, são bastante contagiosos e se espalham através do contato próximo com alguém com o vírus. Objetos contaminados também podem contribuir para a disseminação desses vírus.
Tratamento
Não há tratamento específico para pessoas com meningite viral leve ou encefalite. Descansar bastante, manter-se hidratado e tomar antiinflamatórios para aliviar dores ou dores de cabeça pode ajudar. Em alguns casos, medicação antiviral pode ser prescrita.
A poliomielite ou casos graves de meningite ou encefalite podem requerer tratamento adicional, como assistência respiratória ou fluidos IV.
Se um animal suspeito de ter o vírus da raiva morder você, você receberá uma série de injeções para ajudar a evitar que o vírus da raiva o infecte.
Prevenção
Existe uma vacina contra o poliovírus e o vírus da caxumba, que pode causar meningite e encefalite.
Praticar boa higiene, evitar o contato próximo com aqueles que têm o vírus e proteger contra picadas de insetos podem ajudar a reduzir a disseminação de encefalite e meningite.
Para reduzir o risco de disseminação da raiva, mantenha seus animais de estimação vacinados e evite animais selvagens.
Doenças virais cutâneas
As doenças virais cutâneas causam lesões ou pápulas na pele. Em muitos casos, essas lesões podem ficar por muito tempo ou voltar depois de desaparecer por um tempo.
Exemplos
Exemplos de doenças virais cutâneas incluem:
- verrugas , incluindo verrugas genitais
- herpes oral
- herpes genital
- molusco contagioso
Doenças virais hemorrágicas
As doenças virais hemorrágicas são condições graves que envolvem danos ao sistema circulatório.
Os sintomas de uma doença viral hemorrágica incluem:
- febre alta
- dores no corpo
- fraqueza
- sangramento sob a pele
- sangramento da boca ou ouvidos
- sangramento em órgãos internos
Exemplos
Exemplos de doenças hemorrágicas virais incluem:
- Ébola
- Febre de lassa
- Dengue
- febre amarela
- Febre hemorrágica de Marburg
- Febre hemorrágica da Crimeia-Congo
Transmissão
Algumas doenças virais hemorrágicas, como dengue e febre amarela, são transmitidas pela picada de um inseto infectado.
Outros, como o Ebola, são espalhados para outras pessoas através do contato com o sangue ou outro fluido corporal de alguém com o vírus. A febre de Lassa é transmitida através da inalação ou do consumo das fezes secas ou da urina de um roedor com o vírus.
Tratamento
Não há tratamento específico para doenças virais hemorrágicas.
É importante manter-se hidratado se você tiver uma doença hemorrágica viral. Algumas pessoas podem precisar de fluidos intravenosos (IV) para manter o equilíbrio eletrolítico. Cuidados de suporte para manter a hidratação e equilíbrio eletrolítico são essenciais. Em alguns casos, o medicamento antiviral ribavirina pode ser administrado.
Prevenção
Os pesquisadores estão no processo de desenvolvimento de vacinas para vários vírus hemorrágicos. Atualmente, está disponível uma vacina contra a febre amarela para pessoas que viajam para áreas onde a febre amarela é comum.
Se você mora ou trabalha em uma área onde as doenças hemorrágicas virais são comuns, você pode fazer o seguinte para reduzir o risco:
- Use proteção adequada, como luvas, óculos ou protetor facial, ao trabalhar com pessoas com vírus.
- Evite ser mordido por insetos, especialmente mosquitos e carrapatos, vestindo roupas de proteção ou usando repelente de insetos.
- Proteja-se contra a infestação de roedores, mantendo os alimentos cobertos, removendo o lixo com frequência e certificando-se de que as janelas e as portas estejam bem protegidas.
Doenças virais neurológicas
Alguns vírus podem infectar o cérebro e os tecidos adjacentes, causando doenças virais neurológicas. Isso pode resultar em vários sintomas, incluindo:
- febre
- confusão
- sonolência
- convulsões
- problemas de coordenação
Exemplos
Exemplos de doenças virais neurológicas incluem:
Concluindo
Existem muitas doenças virais. Alguns, como o resfriado comum ou a gripe estomacal, são menores e desaparecem por conta própria em poucos dias. Outros, no entanto, são mais sérios.
Ao contrário das infecções bacterianas, as doenças virais não respondem aos antibióticos. Em vez disso, o tratamento geralmente se concentra no manejo dos sintomas e no apoio ao sistema imunológico, com bastante descanso e hidratação.