Ícone do site Augusto Bene

Eritromicina, estearato: usos, efeitos secundários e interações

Formulario nacional de medicamentos de moçambique fnm

A eritromicina (estearato) é um antibiótico que pode estar em cápsula ou comprimido de 500 mg, bem como suspensão oral 50 mg/mL. Este medicamento é usado para tratar infecções bacterianas do trato respiratório, incluindo bronquite, pneumonia, doença do legionário e coqueluche (tratamento e profilaxia); difteria; doenças sexualmente transmissíveis (DST), incluindo sífilis; e infecções de ouvido, intestino, ginecológicas, do trato urinário e da pele. Também é usado para prevenir a febre reumática recorrente.

Geralmente a eritromicina costuma ser usada como alternativa para pacientes hipersensíveis à penicilina. Outras indicações da eritromicina incluem cancro mole, clamídia, conjuntivite neonatal por clamídia, uretrite não gonocócica, prostatite, linfogranuloma venéreo, enterite por Campylobacter, febre recorrente, infecções da pele, profilaxia de coqueluche e febre quartã em crianças.

Mecanismo de ação da eritromicina

A eritromicina é um antibiótico macrolídeo de amplo espectro com atividade antibacteriana. A eritromicina se liga de forma reversível à subunidade 50S do ribossomo bacteriano. Isso impede a síntese de proteínas bacterianas. A eritromicina pode ter ação bacteriostática ou bactericida, dependendo da concentração da droga no local da infecção e da suscetibilidade do organismo envolvido.

Estrutura química da eritromicina
Estrutura química da eritromicina. Fonte pubchem

Contraindicações

Usar com cuidado nos casos de:

Posologia

Geralmente, seu médico pode indicar ue você tome eritromicina a cada 6 horas (quatro vezes ao dia), a cada 8 horas (três vezes ao dia) ou a cada 12 horas (duas vezes ao dia). Siga cuidadosamente as instruções do seu médico ou farmacêutico. Procure tomar eritromicina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Crianças

Adultos

Aspectos farmacocinéticos clinicamente relevantes

Efeitos adversos da eritromicina

Interações de medicamentos

Uso não recomendado.

Precaução no uso.

Sair da versão mobile