Ciclo menstrual, também comumente designado período, normalmente acontece todos meses, entre a puberdade e a menopausa da mulher, de modo que ela fica preparada para uma concepção (gravidez).
Durante cada ciclo menstrual, um óvulo se desenvolve e é liberado dos ovários. O revestimento do útero torna-se mais espesso e mais rico nos vasos sanguíneos.
Se a gravidez não ocorrer, o revestimento se derrama, acompanhado de sangramento. Então o ciclo começa novamente.
Fases de um ciclo menstrual
O ciclo menstrual de uma mulher é dividido em quatro fases, nomeadamente menstrual, fase folicular, formação de óvulos e lútea. A duração de cada fase pode diferir de mulher para mulher e pode mudar com o tempo.
Fase menstrual.
Esta fase começa quando um ovo do ciclo anterior não é fertilizado, porque a gravidez não ocorreu, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona caem.
O revestimento espesso do útero se espalha pela vagina. Por isso que, durante o período menstrual, a mulher libera uma combinação de sangue, muco e tecido do útero.
Os sintomas desta fase incluem cólicas, seios macios, mudanças de humor, dores de cabeça, cansaço, lombalgia.
Em média , as mulheres estão na fase menstrual de seu ciclo por 3 a 7 dias.
Fase folicular
Essa fase do ciclo menstrual ocorre aproximadamente no dia 1-14. Começa com a liberação o hormônio folículo-estimulante (FSH), que estimula os ovários a produzir folículos e que, por sua vez, contém óvulos imaturos.
Apenas o óvulo mais saudável acabará amadurecendo (em raras ocasiões, uma mulher pode ter dois óvulos maduros).
O folículo em maturação desencadeia uma onda de estrogênio que engrossa o revestimento do útero. Isso cria um ambiente rico em nutrientes para o crescimento de um embrião.
Fase de ovulação
A liberação do óvulo maduro ocorre no dia 14, como resultado de um surto de LH e FSH no dia anterior. A fase de ovulação é a única fase, durante o ciclo menstrua,l quando você pode engravidar
Após a liberação, o óvulo entra na tuba uterina, onde a fertilização pode ocorrer, se os espermatozoides estiverem presentes. Se o ovo não for fertilizado, ele se desintegra após cerca de 24 horas. Uma vez que o ovo é liberado, o folículo se fecha e isso é chamado de corpo lúteo.
Fase lútea do ciclo menstrual
Após a liberação do ovo, os níveis de FSH e LH diminuem. O corpo lúteo produz progesterona. A fase lútea dura 11 a 17 dias.
Se a fertilização ocorreu, o corpo lúteo continua a produzir progesterona, o que impede que o revestimento endometrial seja eliminado.
Porém, se a fertilização não ocorreu, o corpo lúteo se desintegra, o que faz com que os níveis de progesterona caiam e sinaliza que o revestimento endometrial começa a se desprender.
Durante esta fase, se você não engravidar, poderá sentir sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM), que incluem:
- inchaço da mama, dor ou sensibilidade
- mudança de humor
- dor de cabeça
- ganho de peso
- mudanças no desejo sexual
- ânsias de comida
- dificuldade para dormir
Acompanhamento e a regularidade do ciclo menstrual?
Comece acompanhando sua data de início do perído todos os meses durante vários meses seguidos para identificar a regularidade de seus períodos. Desta feita, anote também o seguinte a cada mês:
- Data final. Quanto tempo dura seu período? É mais longo ou mais curto que o habitual?
- Fluxo (sangramento). Registe o peso do seu fluxo. Parece mais leve ou mais pesado que o normal? Com que frequência você precisa mudar seu penso? Você passou algum coágulo no sangue?
- Sangramento anormal. Você está sangrando entre os períodos?
- Dor. Descreva qualquer dor associada ao seu período. A dor é muito anormal?
- Outras mudanças. Você já experimentou alguma mudança de humor ou comportamento? Alguma coisa nova aconteceu na época da mudança em seus períodos?
O ciclo menstrual, que é contado do primeiro dia de um período até o primeiro dia do próximo, não acontece de igual forma para todas as mulheres.
O fluxo menstrual pode ocorrer a cada 21 a 35 dias e durar de dois a sete dias. Nos primeiros anos após o início da menstruação, ciclos longos são comuns. No entanto, os ciclos menstruais tendem a encurtar e se tornar mais regulares com a idade.
O ciclo menstrual pode ser regular – aproximadamente o mesmo período todo mês – ou um tanto irregular, e seu período pode ser leve ou pesado, doloroso ou sem dor, longo ou curto, e ainda ser considerado normal, se acontecer da mesma forma todos os meses para você.
Causas da irregularidade menstrual
As irregularidades do ciclo menstrual podem ter muitas causas diferentes, incluindo:
- Gravidez ou amamentação.
- Transtornos alimentares, que leve a perda de peso extrema (caso da anorexia nervosa ou exercício excessivo).
- Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).
- Insuficiência ovariana prematura.
- Doença inflamatória pélvica (PID).
- Miomas uterinos.
Como evitar irregularidades menstruais?
Para algumas mulheres, o uso de pílulas anticoncepcionais pode ajudar a regular os ciclos menstruais.
O tratamento de qualquer problema subjacente, como um distúrbio alimentar, também pode ajudar.
No entanto, algumas irregularidades menstruais não podem ser evitadas.